Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Líder do BE “certa” de que haverá acordo à esquerda

04 nov, 2015 - 22:53

Catarina Martins reafirma: "Sou pouco dada a questões de fé. Sou mais fã de garantias e compromisso político".

A+ / A-

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, mostra-se "certa" de que haverá um acordo à esquerda para a formação de um Governo da iniciativa do PS.

"Estou certa que sim", disse na noite desta quarta-feira, em entrevista à SIC, quando questionada sobre se haverá um entendimento à esquerda, formando uma alternativa ao chumbo no parlamento do programa do actual Executivo PSD/CDS.

Depois de lhe ter sido perguntado se tal afirmação era uma efectiva confiança política ou uma manifestação de fé, a dirigente do BE respondeu: "Sou pouco dada a questões de fé. Sou mais fã de garantias e compromisso político".

O acordo, reconheceu a bloquista, é "muito complexo" e visa "travar da queda de rendimentos do trabalho". PS, BE e PCP são "forças políticas de leituras diversas", mas que "convergiram no essencial: travar o ciclo de empobrecimento do país", vincou Catarina Martins à SIC.

"Não estamos a negociar uma solução para meses. Estamos a negociar uma solução para o país", precisou.

Apesar do acordo próximo, Catarina Martins assume divergências claras com o PS, em várias matérias, e é clara quando diz que os socialistas deveriam ir muito mais longe. Questões como o tratado orçamental e a reestruturação da divida, defendida pelo Bloco, ditam o principal afastamento entre os dois partidos, mas as cedências mútuas, garante, irão permitir um acordo.

Sem querer desvendar muito sobre os detalhes do acordo, a líder do Bloco de Esquerda admite que existem matérias comuns aos dois partidos que não precisam de grande discussão. Mais difícil é o entendimento em assuntos como a descida do IVA, da electricidade e do gás ou a devolução da sobretaxa.

Há ainda "arestas a limar" na questão das pensões e salários, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó Zé Ribeiro
    05 nov, 2015 port 13:07
    começa primeiro por ti!...
  • Zé Ribeiro
    05 nov, 2015 Freixelas 11:03
    Vamos ser sérios: Catarina "A Pequena" não é líder do BE, é só porta-voz! Lideres do BE são uns 7 ou 8.. ou 12... ou 25...
  • Ó sofia
    05 nov, 2015 Pt 10:06
    A revista "cor de rosa" espera por ti....
  • Pois é!
    05 nov, 2015 St 10:04
    O segredo é a alma do negócio"! Isto é que incomoda os media e a direita que queriam intriga e conspiração! Aguentem que na devida oportunidade serão informados. Antonio Costa está a mostrar que é um bom estratega e os partidos à esquerda que sabem manter a gestão e o secretismo nas negociações. Temos politica a serio!...e com seriedade!
  • Sofia
    05 nov, 2015 Lisboa 09:07
    Um acordo obscuro e secreto! mas pelo que dele se sabe, a montanha pariu um rato.
  • Antonio Antonino
    05 nov, 2015 Vila Verde 07:55
    Claro " noblesse oblige" . Na qualidade de ministra até já aparece toda maquilhada. Na minha opinião , até demais .
  • rosinda
    05 nov, 2015 palmela 02:49
    "caminhos para Deus "e o nome do livro! nao passo cartao a telemoveis!

Destaques V+