Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Assis e críticos de Costa querem "consertar o PS"

05 nov, 2015 - 17:46

Encontro da corrente alternativa não serve para "concertar posições", mas para "consertar o PS", diz Álvaro Beleza.

A+ / A-

Álvaro Beleza diz que o encontro da Mealhada, antecipado para sexta-feira por Francisco Assis, serve para consertar o PS.

“Não é concertar posições, é consertar o PS, que o partido se fortaleça”, afirma o dirigente socialista à Renascença.

Álvaro Beleza defende que o partido tem de “reflectir bem” antes de “virar o rumo que tem tido nos últimos 40 anos” e fazer uma aliança com o PCP e o Bloco de Esquerda.

“Ainda estamos à espera de saber o entendimento que haverá com os partidos à nossa esquerda, temos as maiores reservas sobre isso, achamos que o partido todo devia debater mais esta questão. Foi apenas debatida na comissão política nacional e agora, já em cima da hora, será na comissão nacional”, sublinha Álvaro Beleza.

O dirigente nacional socialista confirma, à Renascença, que o eurodeputado Francisco Assis vai à comissão política marcada para domingo e para a qual foi convidado pela direcção nacional, com Beleza concluir que mais vale "tarde do que nunca".

“O doutor Francisco Assis, obviamente, irá a essa comissão política. É bom, é uma tradição que infelizmente foi interrompida, os deputados nacionais e europeus costumavam ser convidados para as comissões políticas, é bom que tenham sido convidados. É melhor tarde do que nunca", diz.

"Quanto mais alargado o debate e com todos os actores intervenientes do PS e activos do PS [melhor]. Os eurodeputados são socialistas de grande relevância, como os deputados do Parlamento nacional. Quanto mais socialistas tiverem no debate melhor.”

O convite de António Costa ao eurodeputado, que não tem assento nos órgãos de direcção nacional do partido, foi feito esta quinta-feira à tarde, uma hora depois de Francisco Assis ter antecipado para sexta-feira o encontro na Mealhada, com militantes críticos da linha seguida por António Costa com vista a um eventual acordo do PS com os partidos mais à esquerda.

O almoço convocado por Francisco Assis estava, inicialmente, agendado para sábado, mas a direcção socialista convocou para a mesma altura uma reunião da comissão nacional, o que levou o eurodeputado, primeiro, a desconvocar o encontro e, depois, a reagendá-lo para sexta-feira à noite.

O gabinete de imprensa líder socialista disse à Renascença que foram convidados todos os eurodeputados para a reunião da comissão política, marcada para este domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    05 nov, 2015 Fnc 22:37
    A matriz do PS é a de um partido da esquerda moderada, não pactuando com o neoliberalismo de um partido que se diz social democrata como este PSD mas que nos dias de hoje está bem longe disso . Sendo assim, estes distintos cidadãos que dão mostras de grande incómodo com uma possível governação à esquerda, com certeza sentir-se-iam mais confortáveis por outras paragens sem constrangimentos, sem embaraços, quiçá mais à direita. Uma vez aí, quem sabe, não encontrariam o seu espaço político natural! Ah, tenham um belo repasto! O mesmo já não se poderá desejar infelizmente a muitos outros cidadãos, porque a austeridade roubou-lhes o direito à dignidade de uma refeição!
  • Vasco
    05 nov, 2015 Santarém 21:34
    Ao que estamos a perceber são todos farinha do mesmo saco, o PS irá acabar metade extremista nas mãos da Catarina e a outra mais coerente nas mãos do PSD isto se não se fragmentar em dois partidos e acabarem por ficar abaixo de PCP e BE em votação e bem merecem.
  • verdade
    05 nov, 2015 aveiro 21:34
    Como se quer calar os opositores
  • ps
    05 nov, 2015 portugal 21:34
    Se essa gente que quer estabilizar o partido e so pensa em coligar com a direita, então tem de se alistar no psd ou cds
  • Costa Curta
    05 nov, 2015 21:32
    Qual foi a % dele nas eleições nacionais? Foi uma vitória das grandes
  • são históricas
    05 nov, 2015 st 21:27
    As negociações em curso entre os partidos da esquerda, são históricas e os compromissos que daí sairem irão ser importantes para o futuro e refundação da politica em Portugal! Só esta "tendencia" de direita no PS, não consegue entender e tudo fazem para dar oportunidades aos partidos adversarios desta direita radical, que nos governou durante 4 anos! como é possivel que um Beleza e um Assis não consigam ter um inimo de descernimento para concluirem que estão a ser improdutivos e destrutivos, numa altura destas? Pensava que fossem mais inteligentes, apesar das tendencias em que se situam! O que deveriam fazer era concertar posições e não consertarem. O PS não precisa destes consertos!...
  • Costa Curta
    05 nov, 2015 21:27
    O Costa fez um golpe de estado no PS ppor causa das vitórias pequenas, e agora teve uma derrota, mas ele sonhou que têm que ser 1'o ministro nem que para isso tenha que sacrificar + o PS acabar o que o 44 começou
  • Paulo
    05 nov, 2015 vfxira 21:15
    Não serão vocês as peças defeituosas do PS?
  • pereira
    05 nov, 2015 Braga 21:14
    De socialistas esta gente não tem nada, taxistas SIM..., são a muleta da direita, este Assis e amigos vêm que não à lugar para eles no poleiro querem a toda a força destronar o Costa, mereciam o mesmo fim que o capucho teve no PSD.
  • Xuxialista
    05 nov, 2015 Rato 20:49
    O Assis vai dar a volta ao Costa, e juntamente com outros ressabiados do partido xuxa vão mudar-se para o PPD (onde já deviam estar, pelo menos o Assis)!

Destaques V+