Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Assis rejeita boicote à disciplina de voto

05 nov, 2015 - 23:16

Eurodeputado reafirma que acordo à esquerda é “caminho errado”.

A+ / A-

O eurodeputado socialista Francisco Assis reiterou a convicção de que o acordo de Governo do PS com o BE e o PCP é um "caminho errado", advertindo que "nenhum político pode ter medo de estar em minoria".

Em entrevista na TVI, Assis prometeu contestar, na comissão nacional do PS, o "acordo à esquerda", mas rejeitou a possibilidade de os deputados socialistas descontentes "boicotarem" a disciplina de voto, não votando a rejeição do programa do Governo no Parlamento.

"O princípio da disciplina de voto tem de se verificar. Ele é fundamental para garantir a governabilidade do país", sustentou.

Assis recordou que os deputados foram eleitos em listas do partido e, nesse sentido, "todos eles, sem qualquer excepção, estão vinculados" à estratégia da direcção nas matérias fundamentais.

Quanto ao "acordo à esquerda", o ex-líder parlamentar socialista considerou-o "errado mas não perigoso".

"Não alinho neste discurso de que vem aí uma ameaça autoritária. O Bloco de Esquerda e o PCP são partidos perfeitamente integrados na nossa vida democrática", sublinhou.

Francisco Assis considerou, contudo, que o acordo à esquerda "não tem a devida coerência e consistência para garantir as reformas fundamentais na sociedade portuguesa", apontando os casos das divergências em matéria de política económica e de visão europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vel
    06 nov, 2015 PORTO 16:48
    Só pergunto uma coisa por que razão assis não figura no PSD/CDS, aí sim, é o lugar dele. Anda a viver à pala dos votantes socialistas e agora, quer traí-los. Tenha vergonha. Lembre-se que recuámos a 1973 com a coligação.
  • Memórias
    06 nov, 2015 st 12:47
    1. «Há dez por cento da esquerda que tem representação ao nível parlamentar mas não têm representação a nível da governabilidade. Isso introduz assimetrias no sistema político e prejudica a esquerda. E basta haver uma aliança à direita para percebermos exactamente as consequências negativas para uma política que se situe à esquerda...» Francisco Assis (na entrevista concedida a Ana Sá Lopes e São José Almeida, a 25 de Março de 2001). 2. Da tradição no Serviço Nacional de Saúde “Visto não haver, considera-se aprovado, Srs deputados vai agora proceder-se à votação final global do projecto de lei nº. 157/I, sobre as Bases Gerais do Serviço Nacional de Saúde. Submetido à votação foi aprovado com votos a favor do PS, do PCP, da UDP e dos Deputados Independentes sociais-democratas. Anunciado o resultado da votação, este foi aplaudido pelo PS, pelo PCP, pela UDP e pelo deputado independente Brás Pinto.”
  • Rui Tavares
    06 nov, 2015 Porto 02:38
    O PS q está com Costa tem memória curta. E César é um deles. Já se esqueceu de quando, em 2006, havia uma diferença de 4% e de 3 deputados a favor do PSD +CDS na Assembleia Legislativa dos Açores e Sampaio o chamou, e bem, para formar governo. Como tb já se esqueceu de qdo o governo minoritário de Sócrates e 3 OE do dito passaram na AR (2009, 2010 e 2011) pq o PSD e o CDS deixaram, já que os amigos de hoje, PCP e BE os chumbaram e até propuseram moções de rejeição. É o que se diz do cão que morde a mão de quem lhe deu a comida, mas enfim, são as figuras tristes de alguns políticos. E é o chico espertismo de Costa que não foi eleito por ninguém (teve duas derrotas vergonhosas qdo se submeteu a eleiçoes de voto popular) e dos senhores que â volta dele tb não têm pra onde ir e se agarram à ideia com unhas e dentes, pq ninguém quer gente deste calibre em parte nenhuma. Veja-se esta de marcar reunião da CP para a mesma altura do almoço, para impedir que se juntasse o grupo que discorda da sua opinião. Nem Salazar faria melhor! Que vergonha! Haja alguém que lhes mostre a falta de vergonha que é querer ir para o governo sem ganhar uma única eleiçao sufragada pelo povo.
  • tex
    05 nov, 2015 altura 23:35
    assis fala muito bem nao devem se unir aos communistas da muito mau nome au ps e vai ser pior para o futuro

Destaques V+