Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo de esquerda não será “obrigatoriamente” anti-iniciativa privada, diz Balsemão

06 nov, 2015 - 16:55

Fundador do PSD espera para ver programa, mas acredita que o PS vai manter "toda a sua tradição, em relação à economia, à democracia e à Europa".

A+ / A-

O fundador do PSD e empresário Francisco Pinto Balsemão espera para ver o programa da esquerda, mas não teme que possa vir a contemplar uma deriva contra a iniciativa privada.

Questionado pela Renascença se uma possível aliança de esquerda o deixa preocupado, Pinto Balsemão respondeu que “a democracia permite essa solução” e, agora, é esperar para “ver qual é o programa desse Governo”.

“Direi se estou preocupado ou não conforme o programa” desse eventual Governo socialista apoiado por comunistas e bloquistas, disse o histórico social-democrata, à margem de um encontro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Na opinião do patrão do grupo Impresa, um Governo de esquerda não será “obrigatoriamente” contra a iniciativa privada, “até porque temos obrigações ao nível europeu que impedem ou inibem bastante esse tipo de tentativas”.

“Não vejo o Partido Socialista, com toda a sua tradição, em relação à economia, à democracia e à Europa, a poder desviar-se muito dos grandes princípios que têm orientando a política portuguesa nos últimos anos”, sublinhou.

Nestas declarações à Renascença, Pinto Balsemão considerou disse, ainda, que não é viável nesta altura um Governo de iniciativa presidencial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    06 nov, 2015 palmela 22:06
    senhor balsemao por via de nao me cruzar com o costa desliguei a televisao!
  • Graça Montês
    06 nov, 2015 Coimbra 17:48
    Já se está a acomodar sr. dr? Olhe que os seus empregados dizem o contrário. Quem será que lhes encomeda o sermão?
  • JP
    06 nov, 2015 Lisboa 17:41
    Sr P. Balsemão torne os órgãos de comunicação que o sr detém mais democráticos na última semana a forma como o PCP e BE foram tratados. Uma miséria.
  • Bolsa na Mão
    06 nov, 2015 Impresa 17:40
    Os ricos que quiserem zarpar que zarpem o quanto antes, porque chegou a hora de pagarem a sua parte de leão na crise! Até agora estiveram isentos, foi tudo lucro!
  • Bolas!
    06 nov, 2015 lis 17:29
    Haja alguém com decencia e inteligencia! A democracia é isto!...
  • Alberto Martins
    06 nov, 2015 Lisboa 17:27
    Estou de acordo até porque o sector privado tem que ser apoiado para gerar riqueza e empregos, mas não com exploração e capitalismo selvagem que é o que este governo passos/portas tem permitido. "Governo de esquerda não será “obrigatoriamente” anti-iniciativa privada, diz Balsemão". Eu espero é que não seja anti-pessoas e principalmente anti quem trabalha e quem tem menores recursos como o governo de passos/portas tem feito ao longo destes anos.

Destaques V+