10 nov, 2015 - 10:37
O Bloco de Esquerda olha para o resultado das eleições legislativas e conclui: "O arco da governação foi suplantado pelo arco da Constituição”. A tese é do líder da bancada bloquista, Pedro Filipe Soares, e foi avançada na abertura do segundo dia de debate do programa de Governo apresentado pelo PSD/CDS.
Na sua intervenção, Pedro Filipe Soares disse ainda que a austeridade defendida pela direita "foi derrotada nas eleições", dando caminho ao “surgimento de uma alternativa”.
"O tal arco que tanto embandeiram, o arco da governação, foi suplantado pelo arco da Constituição", atirou.
O bloquista centrou o seu discurso na primazia da Constituição, garantindo que o acordo entre os partidos à esquerda foi feito em torno da lei fundamental.
“A Europa não pode ser uma camisa de forças para a Constituição”, disse. "A Constituição alemã não é mais importante que a Constituição portuguesa.”
O deputado do PSD Leitão Amaro reagiu ao discurso fazendo uma antecipação sobre o que seria um Governo do BE, com Catarina Martins a “aterrar em Lisboa num voo da Aeroflot [companhia aérea russa]”, para decretar impostos sobre o ar, aumentando as taxas para os mais ricos e congelando as rendas.