Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa para Cavaco: Bruxelas está à espera

18 nov, 2015 - 09:02

Líder do PS sublinha que actuais condições não são as de 1987, quando Cavaco Silva esteve em gestão, e defende não haver razões para adiar a posse a um Governo socialista.

A+ / A-

O secretário-geral do PS, António Costa, respondeu, em Setúbal, na noite de terça para quarta-feira, às declarações do Presidente da República, que, de visita à Madeira, lembrou que esteve à frente de um Governo de gestão durante cinco meses em 1987.

Num encontro com militantes, António Costa sublinhou que as actuais condições são diferentes das que se viviam na altura e que não há razões para adiar a decisão de dar posse a um Governo socialista, alertando para os perigos da instabilidade, que podem ter um custo pesado para o país.

“Ainda hoje veio a Comissão Europeia, que anda há varias semanas a insistir sobre a urgência de Portugal ter um Orçamento para 2016, dizer que o país não poderá sair do procedimento por défice excessivo, mesmo que tenha um défice abaixo dos 3%, se não tiver um orçamento aprovado para o ano de 2016”, sublinhou António Costa.

O Presidente da República tem sete audiências marcadas e recebe, esta quarta-feira, os presidentes dos principais bancos a operar em Portugal. Cavaco Silva reúne-se ainda com o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB). As audiências em Belém começam às 9h00, com o presidente executivo do Millennium BCP.

O chefe de Estado iniciou contactos na semana passada quando se encontrou com patrões e sindicatos na sequência da rejeição do programa de Governo PSD/CDS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Quem avisa ...
    18 nov, 2015 Lisboa 22:43
    Seria bom que alguém oferecesse um exemplar do Código Penal ao sr. deputado que chamou "gangster" ao Sr. Presidente da República. Talvez se tenha esquecido que ofender o Presidente da República é crime previsto e punível pela lei penal. E olhe que a Justiça não se demite da sua função. Talvez seja conveniente perceber que ainda vivemos num Estado de Direito Democrático. E as "conversas" da Justiça com aqueles que "pisam o risco" estão para "lavar e durar". Com todos e de todos os quadrantes. NÃO SE ESQUEÇAM!
  • ao ADISAN
    18 nov, 2015 lis 18:51
    Que grande imaginação! Só que se esquece, ou deturpa, que Santana Lopes caiu de páraquedas para substituir à pressa o fugitivo Durão e não tinha ido a votos, nem era presidente do PSD! O caso Santana era quase como uma sucessão dinastica, em monarquia! Quando se compara alhos com bugalhios geralmente saiem couves repolhudas...Continuem a inventar que lá imaginação não falta!
  • aaaa
    18 nov, 2015 Coimbra 16:19
    António Costa desiste porque ele já deu provas suficientes que vai manter o governo actual em gestão.
  • ADISAN
    18 nov, 2015 Mealhada 14:45
    Claro que a situação agora é diferente! Está invertida, pois agora, ao contrário de então, o presidente não é socialista. Mas, se o Costa for empossado como 1º. Ministro, então temos uma situação em tudo idêntica àquela em que Sampaio dissolveu o parlamento e pôs o Santana Lopes na rua, apesar deste ter o apoio da maioria parlamentar, alegadamente por não ter sido ele o eleito nas eleições. E assim Sampaio abriu portas e janelas para o PS levar o país para o abismo a que chegámos em 2011. Agora, que também não foi Costa o eleito nas eleições, há todos os motivos (e mais alguns) para Costa não ser empossado.
  • Ó leão de amesterdam
    18 nov, 2015 Lx 13:44
    Isso por aí está uma confusão do caraças! O que é que anda a tomar? Cuidado com os medicamentos falsificados!...
  • Este PR
    18 nov, 2015 Lis 13:41
    É uma vergonha para o país e para a democracia! Esta espera em dar posse a um governo com maioria parlamentar, depois do seu governo partidario, ter sido derrubado no Parlamento, só pode lembrar a quem não cumpre nem defende a Constituição da Republica. Aliás, como foi seu apanágio ao longo da sua magistratura. Quando não lhe convinha, nem enviava para fiscalização preventiva, ao Tribunal Constitucional, orçamentos e legislação, que vieram mais tarde a serem considerados inconstitucionais e vexa nem se pronunciava. Isto, justificado por vexa, personagem facciosa, que o País precisava de ter um orçamento a funcionar a 1 de Janeiro e não se podia perder tempo. Pura habilidade de um mentiroso compulsivo. E tanto assim é que agora o tempo já não é fundamental. Tudo isto leva a concluir que este PR é uma vergonha para o país. Não se rege por fazer cumprir a Constituição nem a cumpre como jurou fazê-lo perante a Assembleia da Republica. Bem podem os direitolas seus apaniguados, vociferarem por novas eleições à sua medida e arranjarem truques para manipulação da opinião publica mais ignorante ou clubistica, que tudo isso será apenas golpadas palacianas dessa direita radical que como se vê tem como chefe supremo o vexa Cavaco Silva. Este vexa é efectivamente uma nódoa no Portugal de hoje.
  • Niko Marko
    18 nov, 2015 Picões 13:37
    Bruxelas está a espera!?...Oh Sr. Kosta, toda a gente sabe quem está a espera. Quando o Sr. se colocar na cadeira do "pote" já poderá encarar o Dr. Seguro. Por enquanto continue a espera...sentadinho e de cabeça baixa com o chapéu no chão a espera das "ajudas" da Srª. Catarina e do Sr. Jerónimo.
  • Petervlg
    18 nov, 2015 Valongo 12:21
    Costa, espera, pois não mereces governar, não ganhaste as eleições. Se fosses uma pessoas reta, sabes que devias ir a eleições
  • Leão de Amsterdam
    18 nov, 2015 Amsterdam 10:53
    Sr.Costa espere sentado para não ficar cansado pela resposta do Cavaco e seu PSD é sagrado que se lixem os portugueses desfavorecidos,o Barroso está do mesmo lado,agora são os Banqueiros donos de Portugal que fazem os desvios de massa e paga o Zé Povinho,vão dar o parecer desfavorável a governo de esquerda depois ainda virá outra desculpa,eleições para quê? a ditadura está implantada pelos saudosistas de SALAZA,bom depois vem o programa antecipado das eleições para meado de Janeiro e até lá não vai dar posse a ninguem de esquerda como prometeu na sua palestra e é só esperar pelo Futuro PR apoiado pelo PSD pode é sair o tiro pela colatra depois de tanto truque. Cavaco um andante sem carater nem vergonha
  • Americo
    18 nov, 2015 Ansiao 09:46
    Cada dia que passa, o nível de alguma gente do PS que rodeia Costa vai-se "agravando". Agora até chamam "gangster" ao Presidente. Cada dia vão dando mais argumentos aos que se opõem à nomeação de Costa. É esta gente que nos vai (des)governar ?

Destaques V+