Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP acusa Cavaco de "subverter a Constituição"

23 nov, 2015 - 15:02

Jerónimo de Sousa diz que exigências do Presidente a Costa são uma "derradeira tentativa de Cavaco Silva para salvar a maioria PSD/CDS".

A+ / A-
PCP acusa Cavaco de "subverter a Constituição"
PCP acusa Cavaco de "subverter a Constituição"

"Não há nenhuma razão" para que o Presidente da República exija "condições e garantias" que não pediu a Passos Coelho na hora em que o indigitou como primeiro-ministro. Quem o diz é o secretário-geral comunista, numa reacção às seis condições impostas esta segunda-feira pelo Presidente da República para a indigitação de um Governo do PS viabilizado à esquerda.

Numa declaração aos jornalistas na sede do PCP, em Lisboa, Jerónimo de Sousa afirmou que Cavaco Silva de "procurar subverter a Constituição" com um "novo pretexto na linha da obstaculização institucional da solução governativa existente" à esquerda.

"O PCP reafirma que esta nova tentativa de Cavaco Silva para procurar subverter a Constituição da República terá, da parte dos trabalhadores e do povo, a resposta democrática que lhe corresponda", afirmou o líder comunista, sublinhando que o chefe de Estado "assume assim todas as responsabilidades e consequências políticas e institucionais por decisões que contribuam para degradar a situação nacional e promover o afrontamento entre órgãos de soberania".

Jerónimo de Sousa referiu tratar-se de "uma nova e derradeira tentativa de Cavaco Silva para salvar a maioria PSD/CDS".

"Não há nenhuma razão para que o Presidente, perante a inequívoca e pública afirmação de quatro partidos que dispõem da maioria dos deputados na Assembleia, venha exigir condições e garantias que, manifestamente, não só não exigiu como sabia não existirem para impor a indigitação de Passos Coelho e a formação de um Governo PSD/CDS, cuja garantia de durabilidade ficou à vista com a sua previsível rejeição pela Assembleia, que se concretizou 11 dias após a sua nomeação", defendeu.

O secretário-geral do PS, António Costa, deverá responder por escrito esta segunda-feira à clarificação requerida pelo Presidente, revelou à Lusa o presidente do PS, Carlos César.

O Presidente da República elencou seis questões que lhe "suscitam dúvidas" nos acordos à esquerda com vista à formação de um governo PS e sobre as quais quer esclarecimentos adicionais do líder socialista, António Costa.

A aprovação do Orçamento do Estado de 2016, os compromissos no âmbito da NATO e a "estabilidade do sistema financeiro" estão entre as preocupações de Cavaco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 23 nov, 2015 22:38
    ainda não perceberam que em democracia o Presidente não é o "corta fitas". Isso era no tempo daquele senhor que tanto enoja os comunistas... Oliveira Salazar. O SR Presidente indigita quem quiser para 1º ministro. E como já o fez não me espantaria que não indigitasse mais ninguém. Se a AR não pode ser dissolvida... foram os deputados que fizeram essa lei, por isso eles que resolvam esse peoblema!
  • Petervlg
    23 nov, 2015 Valongo 16:55
    Tem calma "camarada" Jerónimo, tu vais governar com o PS e o BE. a burrada já começou para o Infelizmente, és mesmo infeliz, se é de um partido de esquerda lá sabe o que é a democracia, eles dizem e tu obedeces.
  • JOSE
    23 nov, 2015 PALMELA 16:08
    Se o PS aceitar as condições do PR vai ser uma derrota para o PCP
  • Infelizmente
    23 nov, 2015 lis 16:05
    Ainda há muitos portugueses que ou não sabem o que é a democracia a funcionar ou então não se conformam com a democracia! Penso que é mais por ignorancia!...Esta "ignorancia" até está presente na presidencia da republica!...
  • VICTOR MARQUES
    23 nov, 2015 Matosinhos 16:03
    Agora, começam os insultos ao Presidente da República! Eis alguns "democratas" no seu melhor!...
  • queima beatas
    23 nov, 2015 barreiro 15:47
    O PCP não é para aqui chamado. No caso de indigitação de Costa o governo é do PS, como aliás Jerónimo não se cansa de sublinhar.
  • José Maia
    23 nov, 2015 Charneca do Lumiar 15:46
    Este partido que tomou o poder em 1975 do qual foi apeado a 25 de Novembro e que têm sido rejeitados pelos PORTUGUESES em todas as eleições democráticas vem agora querer novamente tomar de assalto o poder. Não gosto de Cavaco Silva mas parece que todas as desconfianças devem ser consideradas,mas também me parece que tudo isto não vai ter um bom fim
  • sa dias
    23 nov, 2015 15:39
    o sECRETARIO gERAL DO pcp, PARE-SE QUE SE IRRITOU MUITO PELAS EXIGÊNCIAS DO sR pRESIDENTE DA rÉPUBLICA. eSTA IRRITAÇÃO DEMONSTAR COMO OS COMUNISTAS NÃO QUEREM ASSUMIR NADA QUE OS COMPROMETA. SR JERÓNIMO DE SOUSA TAMBÉM ESTÁ NA IDADE DE DAR O LUGAR A OUTRO, TENHA MUITA SAUDE PARA IR TOMAR CONTA DOS NETOS NO JARDIM QUE TANTO GOSTA
  • artur carvalho
    23 nov, 2015 Lisboa 15:18
    O camarada Jerónimo pensa que ainda estamos em 1917.Sim, o Cavaco impôs regras desde o inicio as 3 posições conjuntas não correspondem a nada nem a compromissos a não ser na cabeça deste sr. e da sua correlegionária politica Catarina. Acho bem que se comprometam e deviam estar comprometidos com apenas um acordo e não com 3 posições conjuntas sem nexo e com os mínimos possíveis... Essas 3 posições conjuntas, negociadas e assinadas em separado , nem para tomar de assalto o meu clube de bairro serviria... Tristeza de partido socialista para quem tudo serve para assaltar o poder.Onde anda a ética republicana de que tanto fala o PS? Estará metida na gaveta? Ou foi ao almoço do mitómano do Sócrates?

Destaques V+