Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“Consumada a derrota do PSD e CDS”. PCP preparado para assumir compromissos

24 nov, 2015 - 13:01

João Oliveira, líder da bancada parlamentar do PCP, falou aos jornalistas após a indigitação de António Costa como primeiro-ministro. “Penso que o quadro está relativamente claro no que toca ao que é preciso fazer nos próximos tempos”, disse.

A+ / A-

Veja também:


O Partido Comunista mostra-se preparado para começar a governar de acordo com os compromissos assumidos com o PS, agora que o líder socialista foi indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República.

“Depois de ter criado uma crise política com a nomeação de um Governo do PSD e do CDS que não tinha sequer condições para entrar em funções, o Presidente da República acaba por confirmar que ponderou mesmo desrespeitar a vontade do povo português expressa nas últimas eleições, procurando convocar novas eleições até que elas dessem o resultado pretendido”, afirmou João Oliveira.

O líder parlamentar do PCP considerou também que a nota da Presidência da República que anuncia a indicação – e vez de indigitação – de António Costa como primeiro-ministro demonstra que Cavaco Silva “tentou até ao último momento manter o PSD e o CDS-PP no poder”.

Mas agora “fica consumada a derrota do PSD e do CDS”, adiantou.

O PCP não espera, contudo, que Cavaco Silva crie constrangimentos nos próximos meses (mais concretamente até Março, altura em que deverá tomar posse um novo chefe de Estado).

“Não esperamos dificuldades, esperamos que faça cumprir a Constituição e que, do ponto de vista institucional, esta lógica de confronto e conflito seja abandonada”, de modo a que “a Assembleia da República possa exercer as suas competências”, afirmou ainda João Oliveira.

Quanto aos acordos estabelecidos com o PS com vista ao Governo de esquerda, o comunista considera que “está relativamente claro no que toca ao que é preciso fazer nos próximos tempos”, nomeadamente para que seja aprovado o Orçamento do Estado para 2016.

“É tudo claro, é uma questão de ver em concreto como se dá expressão aos compromissos assumidos”, garantiu por fim.

António Costa foi esta terça-feira indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República. Cavaco Silva optou por dar posse a um Governo à esquerda em vez de ter um governo de gestão.

O próximo Governo resulta de acordos entre o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda, que optou por não ter participação no executivo ministerial por discordar do PS na questão da reestruturação da dívida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    24 nov, 2015 palmela 22:47
    na semana anterior eu disse ao meu filho se a coligaçao nao vai governar eu nunca mais vou votar!Ele respondeu fazes mal mae devemos votar sempre!Mas hoje senti o meu filho destroçado !
  • rosinda
    24 nov, 2015 palmela 22:32
    o meu filho vinha de carro escutou o nome de joao soares para ministro da cultura ficou arrazado!Disse que nunca esperou uma atitude destas da parte do pcp!
  • rosinda
    24 nov, 2015 palmela 22:15
    isto e fascismo!Quem ganhou foi a coligaçao e ficou na em quarta posiçao!!
  • Miguel
    24 nov, 2015 Lisboa 15:49
    Que comentários mais desagradaveis, não sejam piegas.
  • Eborense
    24 nov, 2015 Évora 14:16
    Quando alguém diz que o PCP está preparado para assumir compromissos, está tudo dito! Nem precisa de dizer mais nada! Mas ó João! Eu conheço-te pessoalmente, embora nunca tivesse tido nenhuma simpatia por ti, mas eu informo-te, que desta vez vou querer uma herdade. Depois falamos!
  • VICTOR MARQUES
    24 nov, 2015 Matosinhos 14:04
    Fica consumada a derrota do PSD/CDS???!!! Nas urnas?! Não agridam a inteligência dos outros...

Destaques V+