Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD e CDS avançam com moção de rejeição ao Governo

01 dez, 2015 - 13:56 • Eunice Lourenço

A Renascença confirmou que Passos e Portas vão aproveitar o debate do programa do Governo para marcar posição.

A+ / A-

O PSD e o CDS-PP vão avançar com uma moção de rejeição ao programa do Governo de António Costa, apurou a Renascença junto de fontes das direcções dos dois partidos.

Passos Coelho e Paulo Portas acertaram posições e levaram a questão às respectivas direcções partidárias. O líder do CDS já tinha a concordância do seu núcleo duro e agora a decisão foi também tomada pelo PSD na reunião da comissão permanente social-democrata.

Os dois líderes partidários, que se consideram vencedores das eleições de 4 de Outubro, mas acabaram por sair na votação do seu programa de Governo, querem, assim, marcar a sua oposição ao executivo de António Costa, que é sustentado por acordos com os partidos à sua esquerda.

Na moção – que será conjunta, assinada pelos dois partidos – a coligação PSD-CDS irá, por um lado, insistir na tese da ilegitimidade deste Governo e, por outro, alertar para os riscos do programa socialista e das suas negociações com PCP, Bloco e PEV.

Ao avançarem com uma moção de rejeição, PSD e CDS vão acabar por proporcionar a António Costa a votação do programa de governo. Segundo a Constituição, o programa de governo só tem de ser discutido, não tem de ser votado. Só é votado se forem apresentadas moções de apoio ou de rejeição.

O Governo não pretende apresentar uma moção de apoio para não obrigar os seus parceiros da esquerda a tomar uma posição sobre assuntos que estão no programa, mas que não fazem parte dos acordos assinados à esquerda. É o caso da sobretaxa do IRS, em que não há acordo com ninguém, ou da reposição dos salários da função pública, em que o PS só tem acordo com o Bloco.

Com a apresentação da moção de rejeição, a direita força assim essa votação que já sabe, á partida, que irá perder, mas com a qual quer marcar a posição política. Para passar, a moção de rejeição o programa teria de ser aprovada por 116 deputados. Os dois partidos ainda ponderaram a decisão, mas consideraram que, politicamente, seria mais difícil perceber que não apresentasse,

O programa de Governo começa a ser discutido na quarta-feira às 15h00 e continuará durante o dia de quinta-feira. A moção pode ser entregue durante o debate e será votada na quinta-feira depois dos discursos de encerramento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 dez, 2015 08:33
    O antigo governo está a portar-se muito mal.Tomar atitudes mesmo de quem ficou com uma grande dor de corno. Agora com esta tejeição o que pretendem?Só pretendem não deixar governaro PS. Irão ter o tiro pela culatra e muitos partidos europeus contra.Veremos......
  • Não têm mais nada
    01 dez, 2015 Lx 20:40
    ...Não têm mais nada que fazer....e essa é mesmo a verdade...é que não têm nada para fazer. Trabalhar trabalhar, não trabalham....Portas e Passos só têm mesmo a assembleia da Republica, não trabalham em nenhuma outra empresa, como tantos outros políticos...isto que eu saiba.... O trabalho deles é ser político. Agora que já se aperceberam que são de facto a minoria, e ficaram a ver navios....então têm que se entreter com alguma coisinha... e é cá uma azia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Paulo
    01 dez, 2015 vfxira 18:32
    tanto o que se lixem as eleições como o irrevogável,mostram tanta dor de cotovelo,tanta raiva e não se capacitam que foram obrigados a largar o poder.Cresçam e sejam democratas,o que deve ser difícil!........
  • Jorge Pereira
    01 dez, 2015 Lisboa 17:43
    "Faz-me favas com chouriço O meu prato favorito Quando chego para jantar Quase nem acredito!" José Cid
  • Alentejano
    01 dez, 2015 Évora 17:42
    Que chatice! Lá vai o governo cair! Sim, porque se achavam que deveriam e poderiam governar é porque têm poder para derrubar o governo! penso eu de que!
  • justiceiro
    01 dez, 2015 Luanda 15:43
    Sede de poder, ou medo da justiça?
  • Fanã
    01 dez, 2015 aveiro 15:22
    Bem podem "chocalhar" mas já não fazem parte do património Popular!
  • Luis Ribeiro
    01 dez, 2015 Faro 14:51
    Devia ser possivel votar uma moçao de rejeição à oposição! Tenho cá para mim que teria mais sucesso que a moçao de rejeição ao Governo!
  • Isto é,
    01 dez, 2015 pt 14:29
    a forma de irem acalmando as hostes e a tropa de choque, mantendo-as assim, sob expectativas, para que não se revoltem mais cedo. É o jogo da sobrevivencia dos lideres, para não serem contestados e corridos, dos lugares!...Prova de força de quem está ressabiado!
  • Os piegas
    01 dez, 2015 lx 14:20
    rapazolas, são assim! Foram para o castigo e não aguentam a azia...Vá lá que ainda têm sorte de não os terem mandado emigrar!

Destaques V+