06 dez, 2015 - 18:42
A porta-voz do Bloco de Esquerda diz que a posição de princípio do partido é a extinção da sobretaxa de IRS já em 2016, mas adiantou que a prioridade passa pela protecção dos mais baixos rendimentos.
Esta posição foi transmitida aos jornalistas por Catarina Martins, em conferência de imprensa, a meio da reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, depois que questionada sobre a possibilidade de admitir que contribuintes com mais altos rendimentos continuem a pagar parte da sobretaxa de IRS em 2016, tal como parece ser a vontade do Governo socialista.
"O Bloco de Esquerda entende que a sobretaxa de IRS deve ser extinta em 2016. Estamos a negociar [com o PS e com o Governo] e a nossa prioridade é proteger quem tem mais baixos rendimentos", declarou.
O Bloco definiu ainda como prioridade a rápida concretização do acordo político na base do Governo PS e excluiu em absoluto a desistência da sua candidata presidencial, Marisa Matias, antes da primeira volta das eleições.
Questionada se a candidata presidencial do Bloco de Esquerda admite desistir a favor da candidatura de Sampaio da Nóvoa, tendo em vista concentrar votos à esquerda, Catarina Martins respondeu: "Marisa Matias vai a votos" e "tem como objectivo passar à segunda volta".