Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos sobre Banif: A saída foi mesmo limpa e "este Governo é muito bem-vindo à realidade"

22 dez, 2015 - 11:05

"É absurdo dizer que não se resolveu o problema mais cedo porque queríamos saída limpa", diz Passos Coelho.

A+ / A-

Veja também:


O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou esta terça-feira que é "absurdo" afirmar que o Governo anterior "não resolveu este problema mais cedo" para não perturbar a saída do programa de ajustamento.

"Não há dúvidas nenhumas de que a saída foi limpa", disse, em Cascais, à margem do III Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Passos Coelho considera que a solução encontrada pelo Banco de Portugal e o Governo revela "inteligência". "A liquidação é sempre a pior solução", disse Passos.

"Com a experiência que tenho, calculo, até porque sei o que pensa a Direcção-Geral de Concorrência e sei o que tem sido a abordagem do Banco Central Europeu nestas matérias, admito que não teria uma solução muito diferente desta que foi adoptada, na medida em que não foi possível identificar ao longo destes anos um comprador para o Banif”, disse.

"Este Governo é muito bem-vindo à realidade", atirou Passos.

"Espero que não se faça demasiadas passa-culpas. Nós temos as nossas responsabilidades", disse, acrescentando que o Governo de António Costa também terá as suas, assim que avaliada a solução encontrada.

Passos garante que o PS conhecia o problema do banco. "O problema do Banif era um problema que era conhecido e que era conhecido do PS e de toda a sociedade portuguesa, não houve nenhum secretismo", disse.

O Governo e o Banco de Portugal optaram pela venda do Banif ao Banco Santander Totta, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

No domingo à noite, em comunicado, o supervisor bancário divulgou a operação, explicando que a mesma foi tomada face às "imposições das instituições europeias", bem como devido à "inviabilização da venda voluntária do Banif".

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros, que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões directamente do Estado", disse o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

Na sequência disto, o Governo aprovou na segunda-feira em Conselho de Ministros extraordinário e entregou o Orçamento Rectificativo na Assembleia da República.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Graça Mirand
    19 jan, 2017 Lisboa 18:05
    PASSOS, O PROFESSOR Arrogâncio da política. Cria problemas na vida dos portugueses.ainda bem que temos um professor GERINGONCIO PARA OS RESOLVER.
  • Este cinico
    26 dez, 2015 lis 17:07
    é um verdadeiro farsola! Andou 4 anos a enganar o pessoal e continua! É genético! Corre-lhe nas arterias o sangue venoso e nas veias o arterial! Que grande figurão!
  • O joao Lopes e o
    26 dez, 2015 lx 17:04
    Eborense fazem uma parelha de circo fantastica!...Há muito tempo que não assistia a "palhaçadas" destas! E sem comprar bilhete!...
  • Carlos Sousa
    25 dez, 2015 Espinho 11:32
    Preferia 1 saída SUJA, 1a CADEIA c mais 1s funcionários para as LIMPEZAS. Pois desta forma CONSIDERO q contribuições cobradas através dos IMPOSTOS e ..., foram MAL GERIDAS, aplicadas. Não é desta forma q se deve UTILIZAR mas salvar o dinheiro dos contribuintes pois está a tornar-se moda na BANCA. ALGUÉM já se deu ao trabalho de colocar o PROBLEMA nas MÃOs da JUSTIÇA EUROPEIA q se diz querer FOMENTAR o MOTOR do MERCADO. Copiem exemplos dos PAÍSes NÓRDICOs e vejam que a EXIGÊNCIA na UTILIZAÇÃO/Aplicação dos DINHEIROS PÚBLICOS impera que seja para o PÚBLICO o BENEFICIO e não p os AMIGOS dos AMIGOs. Será necessário a NET funcionar de 1 FORMA + Esclarecida. Já me esquecia promovam a TV a dar NOTICIAs BOAS primeiramente de PORTUGAL e depois da EUROPA e só depois do resto do MUNDO. Façam como na RÁDIO c a Prática das MÚSICAS. Quando SAIEM de PORTUGAL por QQuer MOTIVO, Observem, Perguntem, APRENDAM alguma coisa e se for BOA, APLIQUEM se esta vier Melhorar/Promover a nossa QUALIDADE/CONDIÇÃO de VIDA. Porque acham q quem Emigra/Imigra procura o quê, deixem de pastar e de dar milho a comer. COMAM ao NOSSO LADO, são os votos de um BOM ANO de 2016. SAÚDE, FELICIDADE e o RESTO vem por acréscimo, Trabalho procura-se, Emprego alguém o arranja a alguém, IMPOSTOS e Fiscalização deve andar de mãos dadas com o cruzamento de dados, mas para isso o ESTATO quando compra os PROGRAMAS deve USAR O CÉREBRO logo de MANHÃ. NÃO, isto não é para uma OVELHA IDIOTA mas p 1a Humanista e IDEALISTA. BOM ANO
  • silva
    23 dez, 2015 coimbra 18:18
    saídaa limpa era limpar os politicos da cena...
  • Calma!
    22 dez, 2015 Lisboa 23:33
    Eu bem disse a V. Exªas que nos deveríamos sentar tranquilamente a assistir ao desempenho.
  • Eborense
    22 dez, 2015 Évora 18:33
    Idiota é você. Tem a necessidade de estar sempre a apelidar o governo da xuxa-comunada de legítimo. Porque será? Provavelmente porque você apesar de idiota, saberá que este governo é tudo menos legítimo. É um governo de perdedores e o País irá perder certamente e muito.
  • João Lopes
    22 dez, 2015 Viseu 15:03
    O Governo social – comunista liderado pelo grande oportunista-malabarista, já está a passar ao estado da irresponsabilidade e do “passa-culpismo”.
  • Fersilva
    22 dez, 2015 Almada 14:01
    Estes ultraliberais que estiveram 4 anos e meio a destruir Portugal e a arruinar os Portugueses, como farsolas que são, não têm um pingo de vergonha na cara nem dignidade nenhuma. Este farsolas armadilhou o caminho do legítimo governo que lhe sucedeu, empurrou o problema do Banif, tanto quanto pôde, enganou os Portugueses, também sem surpresa, porque outra coisa não fizeram, ainda não tinham ganho as eleições e já mentiam. Ainda os verei, a todos, nas barras dos tribunais e seguidamente na cadeia. O que é que estes gajos fizeram de positivo ? Nada ! E ainda aparecem uns quantos, que com certeza perderam os tachos, a quererem culpar, o legítimo governo que agora temos, pelas asneiras feitas anteriormente ?!. É preciso ter lata ou serem, com certeza, néscios e idiotas.
  • Eugénio Rodrigues
    22 dez, 2015 Sardoal 13:51
    Isto não é um coelho é um verme.

Destaques V+