Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP vota contra Orçamento Rectificativo, Bloco impõe condições

22 dez, 2015 - 12:17

O PCP está contra a solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif. O Bloco também, mas admite aprovar OE Rectificativo.

A+ / A-

Veja também:


O PCP vota contra a proposta do Governo de Orçamento Rectificativo para 2015 por discordar da solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif.

A informação foi avançada pela agência Lusa, que cita fonte da bancada comunista. Em conferência de imprensa, pelas 13h30, o líder parlamentar do PCP divulgará oficialmente a posição da sua bancada no que respeita ao Orçamento Rectificativo e à solução encontrada para a venda do Banif.

A posição dos comunistas foi conhecida praticamente ao mesmo tempo de uma conferência de imprensa de Catarina Martins na qual a porta-voz do Bloco de Esquerda impôs condições para que o partido aprove o Rectificativo.

A nova lei de resolução bancária proposta "deve retirar poderes ao Banco de Portugal, separando poderes de supervisão e de intervenção”, anunciou Catarina Martins, em conferência de imprensa, na sede do partido.

A proposta de Orçamento Rectificativo foi aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros e é discutida e votada na quarta-feira, em plenário, na Assembleia da República.

O Governo e o Banco de Portugal optaram pela venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros, que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões directamente do Estado", disse o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • inocente pagador
    23 dez, 2015 Santarém 23:09
    Pois o PCP e BE poderão estar certos no voto contra o novo orçamento rectificativo só que será mais um sapo a engolir pois o casamento não está a dar certo e muitos sapos vão ter que ser engolidos porque o país não está em condições de aguentar as promessas feitas correndo o risco de nova troika a visitar-nos e ainda quanto ao caso dos bancos, já lá vão 4 desde o governo de Sócrates até agora e nem PS nem PSD/CDS tiveram a coragem para estancar e condenar a incompetência dos banqueiros responsáveis, vamos lá a ver se o mal terminará por aqui.
  • ao eborense
    23 dez, 2015 algures 09:33
    O ps não precisa do psd,o psd é que se vai ajudar a passar o orçamento,pois assim ajuda-se a si próprio por todas as mentiras e trapalhadas que fez.Leia e informe-se 1º e depois não seja faccioso e tão agarrado ao partido,e olhe o meu partido continua a ser o Benfica.
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 02:39
    faz muito bem senhor jeronimo abane a geringonça eles merecem ser abanados!
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 02:33
    manuel alegre deve estar a beira de um ataque de caspa!
  • rosinda
    22 dez, 2015 palmela 23:40
    parabens senhor jeronimo o senhor e o primeiro a fazer abanar a geringonça!
  • Joel
    22 dez, 2015 Lisboa 17:15
    Basta que se abstenham eborense, não vale apena estar com lamechices.
  • Miguel
    22 dez, 2015 Lisboa 16:54
    Olha Olha... já começa... ahahahaha
  • Eborense
    22 dez, 2015 Évora 13:48
    Não me digam que o PS vai precisar dos votos do PSD para aprovar o orçamento retificativo. Se isso acontecer, então estou cada vez mais convencido que o Dr. Costa só se ligou aos comunas e bloquistas, para salvar a sua própria pele. Não restam dúvidas. Mesmo assim, já deve estar arrependido!

Destaques V+