Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

CDS vota contra Rectificativo. Solução do Banif "está mal explicada"

23 dez, 2015 - 10:51

O deputado João Almeida considerou que bastaria deixar correr mais uns dias para que fosse o sistema financeiro a arcar com a fatia mais gorda da factura do Banif.

A+ / A-

O CDS vai votar contra o Orçamento Rectificativo. O anúncio foi feito pela voz do deputado do partido João Almeida já durante o debate. A decisão está agora nas mãos do PSD, que ainda não revelou como vai votar a sua bancada.

João Almeida criticou a solução encontrada pelo Governo para o Banif. "Está mal explicada", atirou, depois de ter lembrado o historial do PS na hora de salvar bancos.

"Quer no BPN, quer agora com o Banif, o PS chamou em primeiro lugar os contribuintes. Com o BES, o governo PSD/CDS chamou em primeiro lugar o sistema financeiro", comparou.

O deputado centrista considerou ainda que bastaria deixar correr mais uns dias para que fosse o sistema financeiro a arcar com a fatia mais gorda da factura do Banif, referindo-se às novas regras europeias que entram em vigor a 1 de Janeiro e que chama os accionistas e os depositantes acima dos 100 mil euros a responder em situações como esta.

João Almeida defendeu também que a decisão do Governo e do Banco de Portugal de vender o Banif ao Santander Totta resultou de uma fuga de informação, numa referência a uma notícia avançada pela TVI há duas semanas.

"Esta decisão não tinha de ser tomada agora, não tendo existido a fuga de informação que existiu", afirmou o deputado centrista.

A discussão e votação do rectificativo foi agendada para esta quarta-feira depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação, numa operação que envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JoseGomesL
    23 dez, 2015 Lisboa 23:30
    Não coloquem aqui comentários contra o costa, levam uma eternidade a passar. Se passarem.
  • JoseGomesL
    23 dez, 2015 Lisboa 23:02
    Não há hipóteses!!!!!!!!!!!!! o comportamento do ps é absolutamente incompreensível, o ps está outra vez a tentar levar Portugal à bancarrota. Tanto mais que o costa é muito mais comunista do que socialista.
  • fanã
    23 dez, 2015 aveiro 19:09
    Em quatro anos, não assumiram a decisão, esta é a verdade!!!
  • A Saida Limpa
    23 dez, 2015 lis 18:24
    Mas que limpeza!...Com detergente "PáF" a nódoa alastra!...Será que é desta que os que se andaram a esconder na capa de serios vão ser penalizados?
  • Adeus "PaF"...
    23 dez, 2015 lx 13:52
    Tão amigos que nós eramos!...E os portugueses ainda vão dar credito a esta gente? Até quando?...Desta direita nojenta só vem disto! mas eles safam-se e enchem os bolsos juntos com os seus amigalhaços!
  • A saida limpa
    23 dez, 2015 lis 13:47
    do PSD/CDS, são mais 3 mil milhões dos bolsos dos contribuintes!...Durante 4 anos andaram a enganar os papalvos! O que mais virá aí?...
  • Afinal
    23 dez, 2015 pt 13:44
    A dita geringonça é o CDS!...Como se vê bem ao espelho o irrevogavel Portas!
  • CDS
    23 dez, 2015 lx 13:42
    O partido da velhacaria! São o espelho do seu lider Portas! O maior dos velhacos que anda à solta, de luvas nos bolsos!...
  • Mario
    23 dez, 2015 Lisboa 12:31
    O CDS-PP perdeu toda a vergonha e sentido de responsabilidade e é a verdadeira geringonça nacional.
  • joao
    23 dez, 2015 porto 12:02
    Como sempre estes reles não assumem os seus erros. Deputados do CDS e PSD deviam ir presos

Destaques V+