Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD abstém-se, OE Rectificativo aprovado

23 dez, 2015 - 11:42 • Paula Caeiro Varela , Eunice Lourenço

PSD critica "triste espectáculo de passa-culpas", mas deixa passar o rectificativo. Já o Bloco vota contra, lembrando que antes da resolução "já todos brincavam que uma acção do Banif não pagava uma bica".

A+ / A-
Esquerda diz não ao rectificativo de Costa mas responsabiliza o Governo de Passos
Esquerda diz não ao rectificativo de Costa mas responsabiliza o Governo de Passos

Veja também:


Os deputados do PSD abstiveram-se na votação do Orçamento Rectificativo, viabilizando, desta forma, a sua aprovação. A excepção foi para os deputados sociais-democratas da Madeira, Sara Madruga, Rubina Berardo e Paulo Neves, que votaram contra depois da apresentação de uma declaração de voto.

O Bloco de Esquerda, que tinha imposto condições para viabilizar o rectificativo, votou contra o documento, tal como PCP, Os Verdes, CDS-PP e PAN.

Esta é uma votação de maioria simples e, por isso, a abstenção do PSD é suficiente para o documento, feito para acomodar a intervenção do Estado no Banif, ser aprovado.

Depois da votação, o deputado Luís Montenegro defendeu no Parlamento que, "por alguma razão", foi assinada com a troika a provisão de 12 mil milhões para a capitalização do sistema financeiro. “Os governos podem queixar-se de ter problemas, mas a sua função é resolver problemas”, atirou o presidente da bancada parlamentar social-democrata.

O deputado do PSD voltou a criticar o "triste espectáculo de passa-culpas" entre o actual e o anterior Governo e apontou a "má-fé, impreparação e falta de sentido de Estado" da nova maioria parlamentar, que "dispara para todos os lados e não tem coragem para assumir responsabilidades".

Já a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua aproveitou para criticar o voto contra do CDS-PP, descrevendo a "meia pirueta e saída airosa" dos centristas como o "ritual fúnebre da coligação de direita". A bloquista teceu duras acusações aos processos de resolução do BES e do Banif, criticando a falta de mudanças nos sistemas de supervisão bancária.

"Não me parece que tenham moral para criticar três mil milhões imputados aos contribuintes", apontou, dirigindo-se à bancada da direita. "Já antes da notícia da TVI, já todos brincavam que uma acção do Banif não pagava uma bica", atirou ainda Mariana Mortágua.

A discussão e votação do rectificativo foi agendada para esta quarta-feira depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

A operação envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    24 dez, 2015 Trofa 09:35
    o BANIF é uma empresa deviam votar CONTRA. É melhor o banco falir que todos os contribuintes serem roubados. Para quem diz que o PS apanhou isto assim, devem ser uns autênticos calhaus é que toda a gente que esteja informada, sabe desta situação, é que a seguir é o Montepio, ou estou a dar uma novidade!
  • Ó Vitor
    23 dez, 2015 port 18:18
    Se lá estivesse o Passos e sua comitiva podes ter a certeza que a Maria Luis já se estaria a preparar para, pelo menos, tirar metade do subsidio de ferias!...
  • o ar deles!
    23 dez, 2015 pt 17:56
    Esse Montenegro Mozart é mesmo arrogante e trauliteiro! O farsola do Passos Coelho, continua o mesmo mentiroso compulsivo!
  • PSD e CDS
    23 dez, 2015 pt 17:40
    Évora espera por vocês!...Mais tarde ou mais cedo irão pagar o que fizeram! Andaram 4 anos a enganar-nos, armados em serios e não passam de uns "mafiosos", à portuguesa! Essa ex ministra das finanças, também saiu cá uma finória!...Engana bem qualquer incauto! Gosta é de se pavonear pelos corredores!...
  • Ao AS
    23 dez, 2015 pt 17:33
    Vê-se mesmo que és laranja podre e caida no chão! Cambada de ladrões e vigaristas! Ainda têm a lata de se vitimizarem! São mesmo uma cambada de esterco!
  • António Oliveira
    23 dez, 2015 Moita Redonda 16:50
    Ainda hoje em conversa com um colega de marcha diária mostrei a minha irritação por este País. Então há desvios.. há conivências... corrupção.... e ninguém é culpado ? Quando há lucros os acionistas e os depositantes beneficiam e muito bem! quando há prejuízos porque razão há-de ser todo o POVO a pagar? O administrador do banco de Portugal já tem no seu mandato três bancos em falência.. e continua firme.... Passos e Portas passam ao lado.......e continuam firmes..... - Questiono. Neste País de corruptos e incompetentes nunca há culpados? Quando é que isto acaba!? Quando é que os inocentes, qual peixe miúdo, deixam de pagar pelos tubarões !?
  • Jorge Teixeira
    23 dez, 2015 Porto 16:31
    Os Traidores do BE só votaram contra porque o PCP também votou e o PSD viabilizou o orçamento, caso contrário, como está do lado do poder, abstinhas-se também. É tudo uma corja de aldrabões ... infiéis aos seus principios, mentirosos e enganadores ... nunca mais voto BE (porque tinha fé que fariam algo diferente), nem nunca mais voto em algum partido.
  • vitor
    23 dez, 2015 lisboa 15:52
    Ainda tenho o subsídio de férias. Não se esqueçam de mo tirar para dar aos banqueiros. Isto só mostra que a democracia é uma treta. Quando os bancos dão lucro dividem entre os accionistas. Quando dá prejuízo tiram ao Zé povinho. Só mostra que os democratas são dominados pela grande finança.
  • antonio leonel costa
    23 dez, 2015 Belas 15:30
    Esta Direita mafiosa e salazarista mesmo em fuga ainda ousa palrar. O CDS completamente em fuga gritando que isto não é nada com ele depois de ter vigarizado e roubado os Portugueses até dizer Não. O PSD esse ainda está com um pé num lado e outro a iniciar a fuga também dizendo que isto não é nada com ele. Então com quem é? Com um Governo de três semanas ou com um Governo que esteve lá 4 anos e fez de tudo e de todas as vigarices? Claro que o Povo sabe que são estes os vigaristas. Fora com estes ladrões e toca de os levar às barras dos Tribunais Criminais pois não podem nem devem fugir. Canalha vigarista e mafia nojenta
  • José Gonçalves
    23 dez, 2015 Alfragide 15:26
    Mais uma mostra de falta de palavra ou não, será que reconhecem a desgovernação que fizeram durante 4 anos?

Destaques V+