Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos sobre Portas. "Líder partidário carismático" a quem "o país fica a dever"

29 dez, 2015 - 16:56

Antigo primeiro-ministro não se pronuncia sobre eventuais sucessores, mas confia na capacidade de renovação do CDS.

A+ / A-
Paulo Portas. As várias vidas de um político irrevogável
Paulo Portas. As várias vidas de um político irrevogável

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, elogiou esta terça-feira o "líder partidário carismático" Paulo Portas, que anunciou o abandono da chefia do CDS-PP, e disse ter a certeza de que os centristas encontrarão "um novo caminho de liderança".

O anterior primeiro-ministro falou à agência Lusa a propósito da não recandidatura de Paulo Portas do cargo de presidente do CDS-PP para enaltecer "o papel muito destacado" que o ex-vice-primeiro-ministro teve no exercício de funções governativas e partidárias.

"Acho que o país lhe fica a dever uma intervenção muito destacada e competente", considerou. Sobre a escolha do sucessor de Paulo Portas, Pedro Passos Coelho não quis pronunciar-se, mas declarou: "O CDS-PP encontrará, tenho a certeza, um novo caminho de liderança".

Paulo Portas comunicou na segunda-feira à noite perante a Comissão Política Nacional do CDS-PP que não se recandidatará ao cargo de presidente deste partido em 2016, pondo fim a quase 16 anos de liderança iniciados em 1998, com dois de interregno, entre 2005 e 2007.

À Lusa, Pedro Passos Coelho referiu-se ao CDS-PP como "um partido fundamental à democracia portuguesa" e "um parceiro privilegiado do PSD", e a Paulo Portas como "líder partidário carismático e alguém que prestou muitos serviços ao país".

O anterior primeiro-ministro quis salientar, neste momento, a forma como o seu ex-parceiro de coligação exerceu funções enquanto líder do CDS-PP e governante, realçando "o papel relevante" que desempenhou na governação conjunta dos últimos quatro anos.

O presidente do PSD apontou Paulo Portas como "um dos principais responsáveis por Portugal e os portugueses terem conseguido recuperar a credibilidade e a confiança".

Questionado sobre o futuro de Paulo Portas, Passos Coelho escusou-se a abordar o assunto nesta ocasião.

Portas despede-se da liderança do CDS. "Não tenham medo"
Portas despede-se da liderança do CDS. "Não tenham medo"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    31 dez, 2015 vfxira 08:30
    Mais um "politico" que não deixa saudades nesta républica das bananas.
  • Luis
    30 dez, 2015 Lisboa 12:31
    Nunca este País foi governado por gente tão medÍocre (um grande esforço para ser delicado). Destruiram o País e uma grande parte do Povo vive na miséria (eles e os outros). Estamos todos fartos desta gentinha. Eles, como não poderia deixar de ser dizem muito maravilhas uns dos outros. Quando um homem não tem vergonha todo o mundo é seu.
  • de Magalhães
    29 dez, 2015 Porto 20:05
    fica a dever o quê. Mil Milhões que desbaratinou em submarinos mais 2.5 Mil Milhoes que deu de prejuízo ao País com a atitude irrevogável. Francamente, que gentinha esta
  • Alberto Martins
    29 dez, 2015 Liaboa 19:21
    De facto opais fica dever a paulo portas serviços relevantes...submarinos...pandur...a ravula do ireevogavel e fazer parte de um governo que deu cabo decum pais...
  • Anónimo
    29 dez, 2015 Sintra 19:04
    Especialmente no que diz respeito à reforma do Estado a dívida é enorme! Um ano de trabalho e quatro longas páginas formato A4 não estava ao alcance de muita gente...e, os resultados estão aí para quem os quer ver: uma reorganização total, uma estrutura aligeirada, um enorme aumento de eficácia, com benefícios que até doem!
  • rodrigues
    29 dez, 2015 Viana do Castelo 18:57
    Fomos espoliados para cobrir as falcatruas dos bancos e ainda lhe ficamos a dever muito...É preciso ter lata.
  • Jorge Silva
    29 dez, 2015 Coimbra 18:53
    Depois de ele nos ter roubado 30 milhões, ainda lhe ficamos a dever! Ora façam-me um favor......
  • CAMINHANTE
    29 dez, 2015 LISBOA 18:39
    Ah,ah,ah...
  • José
    29 dez, 2015 Portimão 18:35
    Senhor Passos Coelho, por favor, deixe de brincar com a honestidade dos Portugueses. O seu Governo acabou. Pronto acabou, agora não venha dizer, que Governou bem. Please, go out.
  • Luis Marques
    29 dez, 2015 Agueda 18:29
    "fica a dever...." uma parte do défice para completar aquilo que os portugueses sabem e mais uma vez o 1º ministro omitiu.

Destaques V+