Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Melo e Cristas gratos a Portas, em silêncio sobre candidatura ao CDS

09 jan, 2016 - 00:31

O eurodeputado e a antiga ministra são apontados como possíveis candidatos à sucessão de Paulo Portas.

A+ / A-

Os vice-presidentes do CDS-PP Nuno Melo e Assunção Cristas afirmaram que este é o tempo de agradecer ao líder, Paulo Portas, a sua dedicação ao partido, remetendo para mais tarde o esclarecimento sobre eventuais candidaturas à sucessão.

"Aquilo que se justifica depois de 16 anos de uma liderança extraordinária, que deu ao CDS muitas vitórias, é uma homenagem justa", afirmou esta sexta-feira Nuno Melo aos jornalistas à chegada à sede nacional do partido, em Lisboa, onde decorre o Conselho Nacional centrista.

Nuno Melo, acompanhado por Pedro Mota Soares e Álvaro Castelo Branco, vincou que não falará da sua eventual candidatura à liderança: "Eu, de CDS hoje, só o doutor Paulo Portas", disse.

Minutos antes, Assunção Cristas chegava à sede centrista com o mesmo alinhamento de discurso, recusando ser o tempo de esclarecer se avança com uma candidatura.

"Com certeza que não é este o tempo, há muito tempo para tudo o resto, hoje é o tempo do doutor Paulo Portas. Hoje é o tempo para lhes estarmos gratos, por essa dedicação extraordinária, em tempo e em qualidade, que ele dedicou ao CDS", afirmou.

A direcção do CDS propôs ao Conselho Nacional a marcação do 26.º Congresso para os dias 12 e 13 de Março. A reunião magna dos centristas será electiva da liderança, à qual Paulo Portas não se candidata.

A eleição dos 1.200 delgados decorre no dia 20 de Fevereiro e o prazo para a entrega de moções termina às 00h00 de 26 de Fevereiro.

O também vice-presidente do partido João Almeida, que já se auto-excluiu da corrida à liderança, afirmou aos jornalistas que "está em aberto" uma disputa entre vários candidatos ou uma candidatura única.

"Uma candidatura se for única e agregadora poderá ter essa vantagem, de conseguir juntar todo o partido, se houver mais do que uma e permitir um diálogo que seja inclusivo, também será positivo", disse.

João Almeida salientou "a serenidade com que o partido está a preparar a sucessão de um líder que liderou o partido durante 16 dos últimos 18 anos", existindo actualmente uma nova "geração de quadros".

"Há hoje muita gente para pensar o partido do que propriamente uma sucessão. Não há uma discussão sobre nomes, não há gente a querer pôr-se à frente de outros, há muita gente a discutir o partido, com serenidade surgirão as soluções", disse.

Sem nunca querer pronunciar os nomes de Nuno Melo e Assunção Cristas, João Almeida afirmou: "Estamos todos a falar das mesmas hipóteses. A naturalidade com que surgem as hipóteses, o facto de não haver contestações, o facto de não haver disputas entre de quem aparece como hipótese, é o melhor sinal de que este pode ser um grande Congresso".

Paulo Portas. As várias vidas de um político irrevogável
Paulo Portas. As várias vidas de um político irrevogável
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De um ao outro
    09 jan, 2016 Lisboa 10:47
    De um ao outro...Venha o diabo e escolha!
  • Paulo
    09 jan, 2016 vfxira 10:30
    Se fôr a Cristas,o cds/pp dura um pouco mais,mas se fôr o nuno melo,então este partido passa á história muito depressa,oxalá que ganhe o nuno,pois este partido não deixa saudades neste país.
  • Um partido arrogante
    09 jan, 2016 Lis 10:26
    ...sem visão, consistência ou qualquer noção da realidade do dia a dia do português comum ... Meninos ricos a defenderem a alta sociedade da qual provêm....Muitos lobbies e muita patetice...Será que algum dia alguém vai saber a verdade sobre os submarinos??? Na Alemanha foram presas pessoas....mas em Portugal parece que é TABU falar-se do assunto. Porque será??
  • Portas
    09 jan, 2016 Caldas 10:02
    O CDS vai passar a ser o partido da "bike" (só 2 ou 3 deputados)!
  • Belarmino Pereira Vi
    09 jan, 2016 Coimbra 07:55
    A cobertura mediática que estes gajos tanto gostam. Até parece que são alguém na politica!.
  • rosinda
    09 jan, 2016 palmela 01:29
    claro que depois desta conversa eu nao lhe ia perguntar se ela gostava mais de assunçao cristas ou de nuno melo.
  • rosinda
    09 jan, 2016 palmela 01:26
    senhor bastos a minha vizinha disse que paulo portas fugiu do cds por causa do caso banif!Eu respondi nao e isso que o jornal o diabo aponta ela ficou a olhar para mim e disse:o jornal o diabo e um jornal mentiroso como o correio da manha.

Destaques V+