Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa em Cabo Verde para visita "simbólica"

19 jan, 2016 - 11:08 • Eunice Lourenço, na cidade da Praia

Primeiro-ministro inicia esta terça-feira a sua primeira visita oficial.

A+ / A-

O primeiro-ministro António Costa escolheu Cabo Verde, onde aterrou na madrugada de terça-feira, para uma visita oficial carregada de simbolismo. Apesar de a chegada ter ficado marcada pela notícia e pelas reacções à morte de Almeida Santos, os dois primeiros-ministros fizeram questão de salientar a importância desta viagem.

"É uma visita importantíssima para Cabo Verde", afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano depois de receber António Costa no aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia. A visita "demonstra a excelência das relações entre os dois países", continuou José Maria das Neves, que quer aproveitar estes dois dias para alargar a cooperação entre os dois países em áreas como as energias renováveis, o ensino superior e a economia azul.

António Costa, por seu lado, anunciou que nesta visita será aberto o processo de elaboração de um novo plano de cooperação entre os dois países e acrescentou que fez questão que fosse aberto com José Maria das Neves, no cargo que exerce há três mandatos.

O primeiro-ministro português justificou a escolha de Cabo Verde para a sua primeira visita com a "excelência das relações entre os dois países" e como um sinal da "grande prioridade que a Lusofonia tem na nossa política externa". António Costa acrescentou ainda que quer homenagear a comunidade cabo-verdiana que vive em Portugal.

Esta visita inclui, além dia vários encontros institucionais, uma homenagem aos presos políticos que foram enviados para o Tarrafal e a inauguração de um museu naquele que foi o mais temido campo de prisioneiros do Estado Novo, conhecido como o "campo da morte lenta".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eu
    19 jan, 2016 Eu 14:37
    Até agora tudo normal, diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és!
  • Petervlg
    19 jan, 2016 Trofa 13:32
    a ensinar como: sem ganhar eleições esta a governar

Destaques V+