Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banif. Parlamento aprova comissão de inquérito e chumba auditoria externa

22 jan, 2016 - 12:34

Proposta da esquerda aprovada por unanimidade. PSD e PP queriam uma comissão sobre o caso Banif, mas a esquerda rejeitou.

A+ / A-

O Parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar ao processo que conduziu à venda do Banif, proposta pelo PS, BE, PCP e PEV.

PSD e CDS-PP votaram favoravelmente a iniciativa conjunta do PS, BE, PCP e PEV para criar uma comissão de inquérito, a única iniciativa viabilizada.

Os requerimentos apresentados pelo PSD e pelo CDS-PP que visavam também a constituição de uma comissão de inquérito ao caso Banif foram rejeitados com os votos contra do PS, BE, PCP, PEV.

O projecto de resolução do PSD para a realização de uma auditoria externa e independente à gestão do Banif, à "evolução do valor do banco e às medidas de recapitalização pelo Estado", de resolução do banco e à venda ao Santander Tota foi rejeitado pela esquerda parlamentar.

O PAN votou favoravelmente todas as iniciativas para a criação da comissão de inquérito e para a auditoria externa.

A rejeição, pela esquerda, das iniciativas do PSD e do CDS-PP para a constituição da comissão de inquérito e do projecto de resolução do PSD para uma auditoria externa foi recebida com protestos nas bancadas dos sociais-democratas e dos democratas-cristãos.

Numa declaração de voto, apresentada oralmente logo a seguir à votação, António Leitão Amaro, do PSD, acusou a esquerda de começar com "um exercício de manipulação em que as respostas são dadas antes de as perguntas serem feitas".

"Isto é sectarismo porque só votam as propostas que são suas ou então é ainda um exercício ainda mais perigoso. Vimos agora que os partidos da esquerda não querem que a Assembleia faça uma auditoria externa independente que comece já", criticou.

Também numa declaração de voto, o deputado do PCP Miguel Tiago recusou a crítica e acusou o PSD de querer "condicionar" os temas da comissão de inquérito, enquanto Mariana Mortágua, do BE, recusou "falsos consensos" que serviriam para "branquear a responsabilidade do anterior Governo".

"A proposta do PS, PCP, BE e PEV tem um âmbito mais abrangente do que a do PSD e do CDS", disse.

João Galamba, do PS, justificou a rejeição da auditoria externa afirmando que não quer substituir a comissão de inquérito por uma "outra avaliação externa" e frisou que os deputados que conduzirem o inquérito parlamentar poderão tomar a iniciativa de pedir "intervenções externas" no âmbito dos seus trabalhos.

Pelo CDS-PP, João Almeida, frisou que a sua bancada votou a favor de todas as iniciativas apesar de considerar que a iniciativa aprovada ter sido "algo desrespeitador" do governo anterior argumentando que o mais importante era saber se havia disponibilidade para "ir ao fundo dos problemas" e apurar "todas as responsabilidades".

"Hoje aqui há uma facção que apenas está disponível para discutir as perguntas que faz porque provavelmente sabe as respostas que lhes vai dar", criticou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    22 jan, 2016 Lisboa 19:15
    Auditoria externa sim mas dentro da comissão de inquérito não antes para desviar as atenções do que realmente importa.
  • RRS
    22 jan, 2016 Lisboa 13:28
    Pelos vistos a verdade do Banif ja não interessa para os "donos" da democracia. É muito mais importante fazer uma novela no parlamento do que apurar o que se andou a passar durante anos a fio e que teve de acabar abruptamente. Só espero que não venham com a desculpa dos custos... Por falar nisso, gostava de saber porque não houve até agora nenhum jornalista que com curiosidade para saber porque se gastaram dezenas de milhares de Euros em talheres, e perceber o que foi feito aos existentes.
  • Americo
    22 jan, 2016 Ansiao 13:25
    Auditoria externa não, PORQUÊ ? Os paladinos da transparência votaram contra porquê? A quem interessa que a verdade não seja esclarecida? Comissão de inquérito ? Não brinquem mais com a nossa "inteligência".
  • Burbidge
    22 jan, 2016 lisboa 13:18
    Aqui so comenta quem a renacenca quer... nao valem a pena nem pra leitura
  • Jorge
    22 jan, 2016 Coimbra 13:15
    Afinal do que é que a esquerda tem medo? Que algum podre venha a descoberto? Querem manipular os factos a seu belo prazer, por isso rejeitam uma comissão de inquérito externa e independente!
  • Madala
    22 jan, 2016 évora 12:56
    Pois ... inquérito feito com o apoio da maiorua parlamentar, porque não querem a externa? Quem tem cu tem medo!

Destaques V+