Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa acusa Passos de ter enganado Bruxelas

29 jan, 2016 - 10:25 • Cristina Nascimento

"Alguém" disse à Comissão Europeia "que medidas que nacionalmente foram apresentadas como temporárias eram", afinal, "definitivas". Lapso do dia: por duas vezes, Costa chama "senhor primeiro-ministro" a Passos.

A+ / A-
Costa acusa Passos de ter enganado Bruxelas
Costa acusa Passos de ter enganado Bruxelas

O primeiro-ministro, António Costa, garante que o esboço de Orçamento do Estado entregue à Comissão Europeia só pode gozar de credibilidade, estando de acordo com os compromissos com o eleitorado. António Costa acusou o anterior Governo de ter enganado Bruxelas.

"Alguém", disse Costa, no debate quinzenal que decorre, na manhã desta sexta-feira, na Assembleia da República, convenceu a Comissão Europeia "que medidas que nacionalmente foram apresentadas como temporárias eram definitivas".

O primeiro-ministro respondia à intervenção do líder do PSD, que se manifestou "nada tranquilo" com as expectativas criadas pelo Governo no esboço do Orçamento do Estado para 2016 apresentado em Bruxelas.

Sobre o documento apresentado em Bruxelas, Costa insistiu na urgência da recuperação dos rendimentos dos portugueses, na correcção da asfixia fiscal e na redução das desigualdades para possibilitar "uma navegação tranquila" e "com rumo certo".

António Costa abriu o debate quinzenal na Assembleia da República citando o músico Sérgio Godinho, que cantou que "a sede de uma espera só se estanca na torrente".

"Este Governo e esta maioria parlamentar foram os primeiros a reconhecer a urgência que o país e os portugueses sentiam relativamente à recuperação dos seus rendimentos, à correcção da asfixia fiscal, à redução das desigualdades. Depois destes brutais anos de austeridade, temos de gerir com inteligência a torrente, transformando a sua força em energia e progressivamente ir alargando as margens, aplacando a velocidade a que corre o caudal, permitindo navegação tranquila e com rumo certo", declarou o líder do executivo.

Confusão identitária

Costa chama "primeiro-ministro" a Passos e convida-o a libertar-se do passado
Costa chama "primeiro-ministro" a Passos e convida-o a libertar-se do passado

Um facto lateral marcou o início do debate: por duas vezes, António Costa dirigiu-se a Passos Coelho como "senhor primeiro-ministro".

O lapso surgiu quando o chefe de Governo recusava falar sobre os "últimos quatro anos", acusando Passos de ter dificuldade em "libertar-se do seu passado".

"Senhor deputado Pedro Passos Coelho, com toda a cordialidade, convido-o a vir para o presente, porque no presente é muito bem recebido", disse António Costa, acrescentando: "No presente, encontrará um largo futuro."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • T/razãoAntóniotorrad
    01 fev, 2016 tuguinhasdatreta 13:23
    Eh pá deixem-se destas tretas, porque o António Costa agora vai por pior... Vai dar sacas de dinheiro para as famílias agora viverem à grande, ou porque o coelho é que era melhor e reduzia as despesas e agora pelos vistos também está o país o melhor... António Torrado é que tem razão. Gentinha da treta que se acomoda com as migalhas sem olhar a mais nada, ou então porque andaram a mamar durante estes últimos 4 anos. Vocês rastejam-se à europa, por isso nunca vão além de tuguinhas diminutos, sempre abaixo dos outros....
  • antonio torrado
    30 jan, 2016 marinha grande 14:11
    Povo de gentinha que se deixa roubar por estes partidos(máfia)e ainda se metem a defender o psd -cds,tb mamam voces,ou são dos que andam debaixo da mesa a apanhar as migalhas,acredito mais que seja o 2'caso_não estou a dizer que ps é melhor,estou a dizer que enquanto não parteciparmos todos na vida politica e social do pais ,isto é o pais das mentiras,na comunicação social até doi,na justiça nem é bom falar,por uma democracia partecipativa e abram os olhos pois quem vai pagar tudo isto são os vossos filhos e netos,cultivem-se e começem a olhar a sociedade como um todo,gentinha.
  • Luis
    29 jan, 2016 Lisboa 22:24
    Passos enganou bruxelas mas foi sem querer as contas é que não correram como eles estavam à espera é o que dá governar para o exterior bruxelas agencias de rating etc etc mudem pro escudo ou para o dólar sai mais barato e tem menos ameaças a europa está a demorar tempo de mais a resolver o problema da crise dos gananciosos que veio logo a seguir à crise económica.
  • EU
    29 jan, 2016 ?» 21:05
    Se o Kosta já está assim tão tostado, e ainda estamos em Janeiro, como estará ele em Agosto altura em que ainda nem as 35 horas estarão repostas. É só conversinha e sorrisinhos! O KOsta sabe que está onde não deveria, o KOSta é um alssaltante do poder e por isso não passa de um ditador! Mas o Marcelo vai lá estar para te dar tantas nessa cabeça!
  • Mário M
    29 jan, 2016 lx 18:27
    É impossível agradar ao mesmo tempo a Bruxelas e a partidos antieuropeus. Os malabarismos de Costa não podem durar sempre. As campainhas já estão todas a tocar: as agências de rating avisam, os juros sobem, os fundos recusam-se a financiar os bancos portugueses. O Partido Socialista não aprendeu nada com a Grécia. Muito mais depressa do que se pensa, a bomba vai rebentar
  • Eborense
    29 jan, 2016 Évora 18:17
    Como é possível um 1º Ministro chamar duas vezes 1º Ministro a um deputado? Só o faz, porque ele próprio não se sente 1º Ministro. Relativamente á sua legitimidade como 1º Ministro acho que sim e até a falência do País vai ser legítima.
  • João Lopes
    29 jan, 2016 Viseu 18:17
    Se alguém enganou os portugueses foi Costa, o grande malabarista, chefe do Governo social-comunista!
  • Alexandrina Leal
    29 jan, 2016 Miraflores 17:44
    O novato Passos Coelho tem muito a aprender com António Costa!
  • Domingos
    29 jan, 2016 Ancora 17:42
    Inacreditável este Costa! Temos um usurpador do poder ao serviço das corporações! Pobres povo! E ainda o defendem por aqui!!!!
  • Observador
    29 jan, 2016 Fnc 14:32
    Não terá recebido luz verde do TC precisamente porque o anterior governo de coligação PSD/CDS as inscreveu como medidas temporárias, apenas nesta condição? Então sempre se confirma que para Bruxelas terá seguido algo diferente daquilo que era dado a conhecer cá em Portugal! A ser assim, em termos de credibilidade este PSD e este CDS caem a pique! Quanto ao facto de António Costa ser primeiro ministro, é-o legitimamente, na observância dos termos constitucionais, já os que tal questionam, tudo não passa de manifestações de mau perder, de revanchismo de alguns ressabiados!

Destaques V+