Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo convida António Guterres e Lobo Xavier para o Conselho de Estado

10 fev, 2016 - 16:44

Antigo primeiro-ministro socialista e antigo dirigente centrista juntam-se ao ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes, a antiga ministra Leonor Beleza e ao ensaísta Eduardo Lourenço.

A+ / A-

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres e o antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier para integrarem o Conselho de Estado, refere um comunicado enviado à agência Lusa.

O antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, foram também convidados para integrar o órgão consultivo do Presidente da República, assim como o ensaísta Eduardo Lourenço.

António Guterres deixou no final do ano passado as funções de Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e é candidato ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, com o apoio do Governo português. .

A social-democrata e antiga ministra da Saúde Leonor Beleza já integra o Conselho de Estado, por escolha do actual Presidente da República. Os outros quatro actuais conselheiros de Estado indicados por Aníbal Cavaco Silva são João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, António Bagão Félix e Vítor Bento.

Por sua vez, Luís Marques Mendes foi anteriormente conselheiro de Estado, incluindo na última legislatura, mas eleito pela Assembleia da República, por indicação do PSD.

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido por este e composto pelo presidente da Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e os antigos presidentes da República.

Para além destes membros, integra cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.

A 18 de Dezembro, a Assembleia da República elegeu Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP) para o Conselho de Estado, em resultado da votação de duas listas separadas, uma das bancadas da esquerda e outra da direita.

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kaganiço
    10 fev, 2016 montreal.canada 18:52
    Há um Provérbio alemão que diz: Um corvo não tira o olho a outro corvo.
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmels 17:10
    Lobo xavier ! Nao me deu tantas arrelias outro e um fingido ja o conheco desde o tempo que ele usava bigode.
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 17:04
    Pois e sao todos amigos uns dos outros mas na altura das eleicoes metem o povo todo garreia! Sera que professor marcelo nao podia substituir um ou dois fiquei tao farta de aturar antonio guterres!

Destaques V+