Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cavaco promulga adopção gay e alterações à lei do aborto

19 fev, 2016 - 16:31

Presidente da República dá luz verde a diplomas que tinha vetado numa primeira instância.

A+ / A-

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou a adopção de crianças por casais do mesmo sexo e as alterações à lei do aborto, disse à agência Lusa fonte parlamentar.

Cavaco Silva tinha vetado os dois diplomas a 25 de Janeiro. Na mensagem que enviou na altura ao Parlamento, devolvendo os decretos, argumentou que a adopção por casais homossexuais não foi antecedida de um debate público suficientemente amplo e considerou estar ainda "por demonstrar" que sejam mudanças legais que "promovam o bem-estar da criança".

No caso do aborto, Cavaco Silva justificou que ficaram diminuídos os direitos à informação da mulher que decide abortar.

Posteriormente, a 10 de Fevereiro, a Assembleia da República confirmou por maioria absoluta as leis vetadas, obrigando, assim, Cavaco Silva a promulgá-las no prazo de oito dias, o que acabou por acontecer esta sexta-feira.

No final da votação, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, indicou que as alterações à lei do aborto passaram com 119 votos a favor e 97 votos contra, ao passo que a lei da adopção por casais do mesmo sexo foi confirmada com 137 votos a favor, 73 votos contra e oito abstenções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Braga
    20 fev, 2016 Lisboa 15:32
    Se fosse Presidente preferia demitir-me a aprovar leis aberrantes. As pessoas com tendência homosexual têm direito a ser respeitadas, mas como com outras más tendências (para roubar, para mentir, para agredir, para matar) devem ser controladas e nao praticadas. E o direito à vida é inviolável - inquestionavelmente, abortar é matar una vida humana na sua fase mais frágil.. Tanto na homosexualidade como na gravidez há que apoiar as pessoas para que nao caiam em erros que ofendem a natureza humana
  • VICTOR MARQUES
    20 fev, 2016 Matosinhos 12:19
    Este planeta vai a caminho da perversão total! Será que um dia o homem viúvo casará com a filha adulta e a mulher viúva com o filho adulto?!!! Deus mos livre de semelhante aberração!...
  • maria
    19 fev, 2016 lisboa 21:49
    um dia triste para a Humanidade
  • Manel Ferreira
    19 fev, 2016 Porto 21:44
    Teria muito gosto em comentar as Leis que acabam de ser publicadas, a contragosto de Cavaco Silva que, por acaso, não é Presidente de todos os Portugueses. E o meu comentário iria no sentido de que a Democracia funcionou. E só vive mal em Democracia quem não é Democrata. Vamos ver se a "Renascença NO AR, publica estas linhas. Se isso não acontecer devo estar na lista negra eventualmente existente na R.R. Cumprimentos
  • Ramalho
    19 fev, 2016 Minde 20:25
    Bom agora sim as ESGANIÇADAS no seu melhor, com tanta matéria mais importante para tratar neste País alguem obcecado por estas ideias levou a melhor. Enfim... estamos em Portugal
  • Comedragonas
    19 fev, 2016 19:56
    Uma vergonha. O Sr tem direito à sua opinião e manifestou-a independentemente da maralha da AR achar que nem voto tem na matéria uma vez que nem uma vírgula alteraram. Assim para quê perder tempo? Então o Sr não vê que se chumbar a maralha volta a aprovar pois são os donos da verdade absoluta? Acho mesmo piada a tudo isto. Quem não pensar como eles está errado. Não há qualquer tolerância. E as taxas isso nem se fala. Tudo de borla. Então eu pago a taxa moderadora para uma consulta de Ginecologia por exemplo e se quiser fazer aborto já é de borla? E ainda tenho direito a 14 dias de baixa no mínimo??? Que rica vida!
  • Eborense
    19 fev, 2016 Évora 18:49
    O Prof. Cavaco para conseguir engolir o sapo teve que dilui-lo em água, como mostra a foto. Não me admiro, porque eu faria o mesmo.
  • Carlos Silva
    19 fev, 2016 Amora - Seixal 18:13
    O estertor de um aziado pidesco!
  • CC Costa
    19 fev, 2016 Ponta Delgada 17:50
    Uma vergonha! Eu tenho de pagar todas as taxas se tiver problemas de saúde e quem quer fazer aborto não paga!!! Isto sim, é justiça social no seu melhor! A sociedade caminha para o seu auge, como se pode depreender pelo que se vê à nossa volta, estamos cada vez melhores e a qualidade de vida abunda!!! Viva os abortos, viva os gays, viva as crianças sem uma estrutura familiar basilar, viva a decadência moral e social duma sociedade sem princípios nem leis!! É a libertinagem pura e bruta de uma raça humana que emana inteligência racional aos potes!!!!
  • Maria Mercês
    19 fev, 2016 Santarém 17:43
    O Sr. Presidente , foi forçado a promologar as leis quetinha vetado. Fez o que devia fazer, porque quando as vetou mostrou o que achava relativamente ás mesmas. Qualquer cidadão tem o direito de ter uma opinião muito própria. E o Presidente pode e deve fazê-lo. Não agiu mal, embora algumas "pessoas" não o respeitem, porque a educação lhes falta. Deviam respeitar mesmo que não concordem com os outros. O respeito nunca se deve perder. Também não gosto ou não concordo com muitos políticos e tenho que os respeitar, porque assim me ensinaram.

Destaques V+