Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD vota contra "mau" Orçamento e não fará propostas de alteração na especialidade

22 fev, 2016 - 12:39

"Fica claro que o Governo governará com o seu orçamento", diz Passos Coelho.

A+ / A-
2016. Um orçamento, cinco perguntas, seis visões
2016. Um orçamento, cinco perguntas, seis visões

O PSD vai votar contra o Orçamento do Estado deste ano (OE2016), anunciou esta segunda-feira o presidente do partido, Pedro Passos Coelho, numa declaração aos jornalistas. Os sociais-democratas vão abster-se na discussão na especialidade, sem apresentar quaisquer alterações.

"A proposta de lei de Orçamento do Estado para 2016 merecerá o voto contra do PSD. Votaremos contra este orçamento porque, no essencial, ele é um mau orçamento para os portugueses", disse Passos Coelho, após reuniões da comissão permanente do partido e do seu grupo parlamentar.

O OE2016 começa a ser discutido na generalidade, no Parlamento, esta segunda-feira. Passos Coelho diz que o PSD não vai propor alterações na especialidade ao documento. Segundo o presidente social-democrata, os socialistas ficarão assim com a prerrogativa de chumbar normas por parte de outros partidos com as quais discordem, dada a abstenção e ausência de iniciativas do PSD.

"Fica claro que o Governo governará com o seu orçamento, e não o da oposição", disse. "Assumirão todos junto dos portugueses as responsabilidades por essas escolhas, como é próprio de uma democracia representativa."

Esquerda comporta-se como "pirómano"

Passos Coelho deu o exemplo do que diz ser a irresponsabilidade da actual maioria parlamentar formada à esquerda. "Aproveitam a discussão orçamental para ressuscitar a polémica em torno da discussão sobre a reestruturação da dívida, fragilizando ainda mais a situação do país no contexto de agravamento dos riscos externos. É caso para dizer que a maioria que apoia o Governo não só parece apenas guiar-se pelo eleitoralismo como ainda se comporta irresponsavelmente como um pirómano, deitando gasolina para a fogueira em vez de proteger os portugueses", afirmou.

O CDS-PP já tinha declarado o seu voto contrário à proposta de OE2016 enquanto BE, PCP e PEV afirmaram apoiar o documento do executivo liderado por António Costa, embora com sugestões de alteração.

O início da discussão do OE2016 está marcado para esta segunda-feira, na Assembleia da República, a partir das 15h00, prolongando-se até terça-feira, data da votação na generalidade, pela tarde.

O OE2016 será depois analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de Março e a sua votação final global em 16 de Março.

O que já se disse sobre o Orçamento? "Tudo e o seu contrário"
O que já se disse sobre o Orçamento? "Tudo e o seu contrário"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Costa
    24 fev, 2016 Lisboa 11:27
    Sendo este orçamento socialmente bem mais justo como é possível estes partidos serem contra e não aprovarem. Simplesmente vergonhoso estas atitudes por parte destes políticos frios, insípidos e tão ocos de humildade, tão prepotentes, sarcásticos e ávidos de conquista e poder a ferro e fogo, sem alguma ética ou respeito por quem pretende ir para além destes maus exemplos dentro da politica portuguesa , com uma visão clara de mudanca para um Portugal mais justo e mais equilibrado. Certamente que hoje muitas familias comecam a ter mais esperança e poderem voltar a sorrir de novo pois há um país cujos governantes q se preocupam e que os defende.
  • Pedro
    22 fev, 2016 Beja 20:11
    Este tipo não ganha vergonha na cara? Quando será que o PPD corre com ele?
  • alien
    22 fev, 2016 lisboa 17:46
    A epoca neoliberal terminou. A social democracia a pouco e pouco vai-se restabelecendo. Os Pafianos morrem de medo, os portugueses estão a tomar conta da casa. Os acólitos de Passos, traidores da Pátria, tudo tem feito em desfavor nacional, deveriam ser julgados e punidos de ''traição à Pátria''. Sff pafianos de uma figa, voltem para as colónias, os africanos estão à vossa espera. Por cá só julgamento e punição.
  • Pinto
    22 fev, 2016 Custoias 16:47
    Já votei em vocês, enganaram-me, prejudicaram-me e vi a destruição que fizeram a este país. Mal por mal prefiro este PS com muitos defeitos.
  • J.Sampaio
    22 fev, 2016 Carrazeda de Ansiães 16:11
    O orçamento já foi aprovado por Bruxelas, embora com algumas correcções. Ora se o PSD considera o orçamento mau e vai votar contra, quer dizer que está contra a UE. Não será melhor avisar Cavaco Silva ?
  • Joel
    22 fev, 2016 Lisboa 15:37
    Realmente vendo o video que o jorgeV anunciou mais abaixo deixa qualquer um a bater mal à conta das intervenções deste passos coelho, para mim psd ou cds nunca mais.
  • Maria Mercês
    22 fev, 2016 Santarém 15:32
    O Betinho..... foi um Homem com H grande, pois não teve que aceitar e estar sujeito ás exigências de parceiros, que só querem ter regalias e direitos e não sacrifícios e deveres. Daqui a uns 6 mesitos ....... ( nem tanto ) . cá estaremos a comentar. Por agora não se dá mais conversa... é deixar ver até onde conseguem "agradar a gregos e troianos " ... Boa sorte meu POvo
  • acacio santos cruz
    22 fev, 2016 chaves 15:26
    Cada partida assume a sua dama , casar com ela só quem quer ! Viva a democracia democraticamente eleita !.. pelo povo português . Hoje tudo esta bem ! .. o mal do Pais , num piscar de olhos ficou rico !.. já não é preciso manifestações nem protestos para que ! Filosofias , lacaios , caciquismos , paradoxos , utopias não !
  • Maria Mercês
    22 fev, 2016 Santarém 15:25
    Orçamento de Estado (sem estado ) .... neste orçamento podemos ver quantos "sapos" engolem os de esquerda..... Mas , mais vão engolir ainda, quando os credores exigirem respeito, e tiverem que fazer o que é correcto. Respeitar os compromissos... coisa que vai ser difícil para a esquerda. Agora um orçamento de austeridade não existe.... mas agora chama-se orçamento restritivo !!!!! Que boa maneira que tentar enganar o Povo menos informado.
  • rosinda
    22 fev, 2016 palmela 15:00
    entao se o senhor jeronimo nao tem pena de quem anda de motinha velha que luta diariamente e recusa receber rendimento inserçao social! Passos coelho que lute por por essa gente. haja alguem que tenha pena deles!

Destaques V+