Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jerónimo defende “medidas positivas” do Orçamento

06 mar, 2016 - 18:50

Líder comunista reconhece, no entanto, que documento ainda tem “contradições e limitações".

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende as "medidas positivas" do Orçamento do Estado, apesar das suas "contradições e limitações", insistindo, por outro lado, na renegociação da dívida e nacionalização do Novo Banco.

Num comício de comemoração do 95.º aniversário do PCP, na Aula Magna, em Lisboa, Jerónimo de Sousa fez a defesa de uma política "que inscreva a inadiável renegociação da dívida como condição de desenvolvimento, que recupere a soberania económica, orçamental e monetária".

"É possível e é viável encetar outro caminho mobilizando recursos que a renegociação da dívida permite libertar, com uma política fiscal que propomos, por via da devida tributação sobre os dividendos, a especulação financeira, o património mobiliário, com a recuperação, pelo controlo público, de sectores essenciais ao desenvolvimento do país, como é caso da banca", afirmou o líder comunista.

Jerónimo de Sousa referiu-se às propostas comunistas "para resolver o problema da dívida", que apresentarão em breve no parlamento, "mas também para atacar a gangrena que se alarga no sistema financeiro, que tem arruinado as finanças públicas e sem resolver nenhum dos seus problemas, nem do desenvolvimento do país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Ribas
    06 mar, 2016 Guarda 22:57
    Viva a geringonca, abaixo a PAFia!
  • Rui
    06 mar, 2016 Sacavém 20:35
    Claro, não seria de esperar outra coisa de tão brilhante personagem - à semelhança de outras que por aí andam ! Não retiram um cêntimo aos privilégios e mordomias dos políticos e clientela e amigalhaços e familiares, que está cá o contribuinte para pagar!!! Era melhor estarem calados!

Destaques V+