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Parlamento rejeita fim das portagens nas ex-SCUT, mas aprova descontos

06 mai, 2016 - 13:05

A22, A23, A24 e A25 terão portagens mais baratas.

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O Parlamento aprovou esta sexta-feira o projecto de resolução apresentado pelo PS para a redução do valor das portagens nas antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador) A22, A23, A24 e A25.

O projecto relativo às quatro auto-estradas teve o voto favorável do PS, do PCP, do BE, do PEV e do PAN e a abstenção do PSD e do CDS.

Os cinco diplomas apresentados pelo PCP e os cinco do BE para a abolição das portagens naquelas vias foram rejeitados, bem como a proposta do CDS-PP para a redução em 50% das portagens na Via do Infante (A22) até estarem concluídas as obras na Estrada Nacional 125, a proposta do PEV para o fim das portagens na A4 e a do PSD para a revisão do sistema de cobrança de portagens nas ex-SCUT.

O debate ocorreu quatro anos depois de estas auto-estradas terem sido portajadas, com o deputado socialista João Paulo Correia a defender que a redução das portagens “é uma proposta responsável”, que “não põe em causa a consolidação orçamental” e “cumpre o compromisso eleitoral assumido pelo PS”.

O deputado do PCP Paulo Sá frisou que é “preciso tirar dos ombros das populações do interior e do Algarve o fardo insustentável das portagens”. Depois de saudar as comissões de utentes presentes na galeria, o comunista lembrou que aquelas populações já foram “particularmente castigadas” com a perda de freguesias, de urgências hospitalares e de escolas, entre outras.

Afirmando que a política de direita “foi empobrecendo as populações do interior do país”, Paulo Sá disse que a situação no interior foi agravada com a inexistência de alternativas às ex-SCUT.

Um colete reflector no hemiciclo

Pelo BE, o deputado João Vasconcelos protagonizou o momento mais caricato do debate ao vestir um colete reflector, com a inscrição “Proibido portagens na A22”.

O antigo presidente da Comissão de Utentes da Via do Infante pediu aos deputados para “terem respeito por quem os elegeu e para que cumpram as suas aspirações” e classificou as portagens nas ex-SCUT como uma “imoralidade e injustiça”, porque aquelas vias “serviriam para colmatar a falta de alternativas”.

Para exemplificar, adiantou que no Algarve ocorrem por ano cerca de 10 mil acidentes, mais de 30 mortos e mais de 150 feridos graves. Além disso, acrescentou, a Via do Infante dá um “prejuízo anual de 40 milhões de euros anuais” aos cofres do Estado.

SCUT, o "mais ruinoso" negócio

Do lado do CDS-PP, Hélder Amaral acusou o PS de ter criado as SCUT e de ser o responsável pela cobrança das portagens, afirmando que foi o “pior negócio e o mais ruinoso para o Estado em termos de portagens”.

O deputado desafiou ainda o PCP e o BE a tomarem uma posição firme na defesa da abolição das portagens e a fazerem depender o seu voto no próximo Orçamento do Estado da abolição da cobrança.

Pelo PEV, João Luís Ferreira respondeu a Hélder Amaral, afirmando que “quem pôs os pórticos a funcionar foi o Governo PSD/CDS-PP”: “Se era injusto, não os punham o funcionar. Era simples”.

Afirmando que os “indicadores de desenvolvimento socioeconómicos dos distritos abrangidos pelas A23, A24 e A25 são inferiores aos nacionais”, o deputado defendeu que as portagens “fragilizaram a qualidade de vida das populações” e causaram uma “forte quebra da competitividade dessas regiões”.

Comentários
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  • 06 mai, 2016 LISBOA 17:40
    ACHO BEM NÃO HAVER FIM DAS PORTAGENS!!! COM O PREÇO DA GASOLINA AO PREÇO DO OURO, MAIS AS PORTAAGENS, HÁ UMA ENORME POSSIBILIDADE DE TORNAR O INTERIOR SELVAGEM E SERÁ BOM PARA A VIDA SELVAGEM E PARA A CAÇA!!! PESSOAS?? CASAS??? SÓ FAZEM POLUIÇÃO!!!
  • Pinto
    06 mai, 2016 Custoias 16:28
    O parlamento ao não aceitar o fim das portagens das ex SCUTS diz tudo aos portugueses. Pessoas de bem neste país, se é que ainda existam, ponderem bem no acto das eleições o que vão fazer.
  • Pinto
    06 mai, 2016 Custoias 15:49
    As ex SCUTS foram feitas para substituir estradas nacionais e camarárias, além disso foram feitas com dinheiro de Bruxelas, desta forma penso que é crime cobrarem dinheiro por quem as usam. Os cidadãos já não pagam contribuições de tudo? Não pagam imposto de selo do carro? Isto que fazem é um roubo descarado, ainda por cima entregaram a privados as explorações das ex SCUTS cujo contrato diz que se houver uma percentagem baixa de utilizadores, o Estado que somos todos nós teremos de reembolsar com uns bons milhares de euros essas empresas. Não é preciso ir à China para aprender a fazer negócios da China.
  • José Saraiva
    06 mai, 2016 Viseu 15:38
    muda o cheiro e a cor ...mas a trampa é a mesma..
  • Sandra Ventura
    06 mai, 2016 Proença-a-Nova 15:33
    Claro não são eles que têm que as pagar, mesmo quando andam pelo país, somos todos nós que as pagamos. Andam sempre à borlix.
  • TUGA
    06 mai, 2016 LISBOA 15:27
    NESTA NEGOCIATA PREJUDICIAL PARA O PAÍS E PARA OS CONTRIBUITES, MUITOS MAMARAM E MAMAM!!! JULGAMENTO POPULAR DOS INTERVENIENTES NA NEGOCIATA, NÃO JULGAR COM ESTA JUSTIÇA QUE SOLTA CRIMINOSOS, MAS JULGAMENTO POPULAR EM PRAÇA PUBLICA!!!
  • CAMINHANTE
    06 mai, 2016 LISBOA 15:19
    O Mundo seria uma maravilha se tudo fosse grátis... ( ou talvez não, mas isto já são análises de outro âmbito). Todavia a realidade deste Planeta é que as "coisas" custam dinheiro, porque há matéria prima e trabalho Humano envolvidos ( esquecendo o lucro de quem investe). Depois ainda há a manutenção dessa "coisas" ( quase todas exigem manutenção). As Auto - Estradas não são excepção. Num País onde não se produz o suficiente na área da economia geradora de valor acrescentado, onde portanto os recursos são bem limitados, não se vê forma de garantir a gratuitidade da circulação nas Auto - Estradas. O princípio do utilizador / pagador tem de estar implementado, emboar o estado deva regular as tarifas a serem cobradas, dentro de determinada razoabilidade. Pretender a Livre Economia e depois exigir que o estado sustente o que convém a cada um, não só não faz sentido como não tem, no nosso País, qualquer hipótese de sustentabilidade. Todos os argumentos em contrário são pura utopia irrealista.
  • Alberto Sousa
    06 mai, 2016 Portugal 15:13
    Clara injustiça mais esta descriminação. Para estes "descontos" todos pagamos e por tal a haver diminuição de valor de portagens seria para todas as ex scut`s, já para não dizer em todas as autoestradas.
  • IFernando
    06 mai, 2016 maisum@sapo.pt 15:06
    qual a dificuldade em dizerem onde ficam a A22, a A23 , a A24, a A25 ? Principalmente quando colocam uma foto da A29 que também merece um desconto....
  • Luis Marques
    06 mai, 2016 Agueda 14:58
    Apenas limitando o meu comentário à A25, pediria aos que defendem a continuidade das portagens que tentassem fazer o percurso Vilar Formoso - Aveiro pela "alternativa" existente e que, só depois, formulassem a sua opinião.

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