Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reconhecimento do Secretário-geral da ONU será "empurrão" para candidatura de Guterres

11 mai, 2016 - 20:12

Marcelo Rebelo de Sousa acredita na influência que a opinião de Ban Ki-moon possa ter no processo de candidatura de António Guterres a Secretário-geral das Nações Unidas.

A+ / A-

O reconhecimento do trabalho de António Guterres pelo Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pode ser um "empurrão" decisivo para a candidatura do antigo primeiro-ministro às Nações Unidas, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República acredita na influência que a opinião de Ban Ki-moon pode ter no processo de candidatura de António Guterres.

"É muito importante que o actual Secretário-geral das Nações Unidas reconheça aquilo que pôde ver na actividade notável do senhor engenheiro António Guterres. Foi notável [enquanto Alto Comissário para os Refugiados]. Estou à espera do reconhecimento que vale como um empurrão para o engenheiro António Guterres."

Ban Ki-moon vai estar entre quinta e sexta-feira em Lisboa, a convite do chefe de Estado português.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, o Secretário-geral da ONU tem encontros marcados com o primeiro-ministro, António Costa, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e com o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Na agenda está ainda previsto um encontro informal com estudantes sírios.

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 12 mai, 2016 LISBOA 08:34
    FOI UM DOS MAIS PRIVATISOU, ABANDONOU O PAÍS, CLARO QUE ESTES TACHOS SÃO MELHORES!!!! TUDO BOA RAPAZIADA!!!!
  • Eugénio Franco Pinto
    11 mai, 2016 Peniche 22:21
    Sem dúvida que o Senhor Engenheiro António Guterres tem todas as condições para ser Secretário Geral das Nações Unidas. MERECE-O pelas suas qualidades humanas, como Homem de Estado que foi enquanto Primeiro Ministro e pelo desempenho como Alto Comissário para os Refugiados. Para Portugal e para nós será uma HONRA a sua escolha. Desabafo... como seria bom se os políticos fossem todos assim.
  • José lisboa
    11 mai, 2016 lisboa 21:57
    Muito gostaria de ver Guterres na ONU mas não podemos esquecer que somos pequenos demais e não sermos reconhecidos pelos tubarões
  • Pedro
    11 mai, 2016 Porto 21:32
    Eu também sempre fui (e sou) um grande admirador desta pessoa, em especial dos seus cálculos aritméticos...
  • NL
    11 mai, 2016 Ermesinde 21:30
    Estou com António Guterres para dele fazer o próximo Secretário Geral das Nações Unidas. Para bem do Mundo, para bem da dignidade do homem..
  • JOAQUIM
    11 mai, 2016 S,CORREIA PORTUGAL 21:11
    SEMPRE FUI UM GRANDE ADMIRADOR DO ENGº ANTONIO GUTERRES. ESPERO COM GRANDE FÉ QUE VENHA SER O FUTURO SECRETARIO GERAL DA ONU

Destaques V+