Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos e Maria Luís pedem a Bruxelas que não aplique sanções a Portugal

13 mai, 2016 - 13:12 • Paula Caeiro Varela

Passos falou com o presidente da Comissão Europeia, Maria Luís escreveu uma carta ao "vice" de Juncker.

A+ / A-

A ex-ministra das Finanças e o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pediram compreensão a altos responsáveis de Bruxelas, pedindo à Comissão Europeia (CE) que não aplique sanções a Portugal.

Pedro Passos Coelho falou com o presidente da CE, Jean-Claude Juncker, segundo fontes do PSD, e Maria Luís Albuquerque escreveu uma carta ao vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, responsável pela área do euro por causa do procedimento por défice excessivo, defendendo que Portugal não deve ser alvo de sanções.

Na carta, a que a Renascença teve acesso, Maria Luís Albuquerque diz que, enquanto ex-ministra das Finanças, se sente no "dever" de recordar o esforço de ajustamento estrutural feito por Portugal desde 2010.

"Seria injusto e prejudicial para o esforço de ajustamento - que claramente continua a ser necessário - que fosse impostas sanções a Portugal devido ao desempenho de 2015", diz a carta assinada pela ex-ministra das Finanças.

A ex-ministra reconhece que não foi possível cumprir o défice de 3% do PIB em 2015, mas sublinha que tal ficou a dever-se a "desenvolvimentos inesperados" no sector financeiro, nomeadamente a resolução no Banif, e que, sem esses factores, o défice português ficaria dentro dos limites, permitindo o fim do procedimento por défice excessivo, sem sanções.

Maria Luís Albuquerque argumenta ainda que as alterações no cálculo dos indicadores económicos – como, por exemplo, o produto potencial – dificultam a avaliação real do esforço feito pelo país.

A deputada do PSD considera que Portugal deve poder beneficiar de flexibilidade das regras dos tratados europeus e faz notar que impor sanções, possibilidade que tem sido avançada pela comunicação social nos últimos dias, teria impactos negativos pesados e difíceis de compreender depois do esforço feito pelos portugueses nos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 13 mai, 2016 castanheira 19:25
    Assumem as culpas depois de terem mentido,e em bruxelas.....desculpem lá o nosso engano e em nome da nossa amizade,não sansionem Portugal,nós errámos ....mas....vá lá...é a nossa maneira de ser!....
  • Jakaré
    13 mai, 2016 Massamá 18:53
    Cá me queria parecer que isto por cá estava, está, e vai continuar a estar, dependente da vontade do Aldrábias de Massa Má e da Maria Swapeira, porque são ambos ricos e do partido que continua a mandar nesta UE (uma espécie de PPD)! Quem nos acode? É só rir, rir, rir!
  • barsanulfo
    13 mai, 2016 alcains 18:20
    Que queriduxos!| Os criminosos, Incendiaram a mata, esconderam e não combateram o incêndio, não convinha saber-se, estavam perto de eleições.Agora com a mata destruída, o prejuízo é imenso, pedem ao juiz que seja brando com os bombeiros que apagaram o incêndio mas não terminaram ainda o rescaldo.Uns amores, adoráveis, eles não querem que se saiba tudo.O messias pafalhoso anda cabisbaixo, a perder o pêlo, parece um cachorrinho com sarna! Uma corja!
  • Carlos Gonçalves
    13 mai, 2016 Almada 18:16
    Luis Santos de Almada; Peso na consciência ? Foste mais um a mamar na teta dos amigos do PSD/CDS !! Boa reforma deves ter. Almoçaradas e jantaradas do partido não devem faltar aí para esse lado. 2º casa no Algarve está no top. Sabia bem o governo fantoche PSD/CDS servir algumas elites por aí existentes e que serviu quatro anos . Almada, está CHEIA deles/as .
  • Eborense
    13 mai, 2016 Évora 17:42
    A 1ª bancarrota foi consequência do PREC e o grande culpado, embora não único, foi o PCP. A 2ª bancarrota foi consequência da governação desastrosa da AD liderada pelo Dr. Balsemão, mas que o PSD não quer ver, nem falar. A 3ª bancarrota foi consequência da governação do PS liderada pelo maior corrupto político de todos os tempos, ou seja, o Sr. Engº de obras feitas, José Pinto de Sousa. Em resumo, os políticos são todos uma cambada de incompetentes e corruptos que têm levado o país à situação em que se encontra. A culpa é daqueles que votam neles.
  • Alentejano
    13 mai, 2016 Évora 17:34
    Tão queridos! Obrigado...obrigado...obrigado
  • Tão cinicos...
    13 mai, 2016 pt 16:57
    que nós somos! O discente e a sua professora no seu melhor jogo da farsa!
  • Ao João
    13 mai, 2016 Lisboa 16:54
    ....Lêem-se aqui comentários sobre as bancarrotas do PS....O senhor, sabe do que está a falar??? Sabe em que estado estavam "os cofres" já nessa altura, quando o PS chegou ao governo?? E sabe quem anteriormente tinha governado Portugal ?? Pois é... claramente que não sabe o que está a dizer! A bancarrota foi fomentada por más políticas de largos anos anteriores á mesma. Se o PS fez tudo maravilhosamente bem? Claro que não fez. Também cometeu erros e muitos...e Sócrates foi um deles... Mas os maiores culpados das bancarrotas têm sido os governantes de direita e as suas políticas fartas, sempre em prol do grande capital...que, como tanto os jornais noticiam, não faltam exemplos no mesmo de intensa corrupção, profunda incompetência e incumprimentos vários....aliás, ultimamente, quando se liga a televisão, é só perguntar quem do jet set foi "apanhado" hoje...há sempre alguém... O melhor é começarem a pensar construir anexos em Évora...
  • Caras de pau!
    13 mai, 2016 Lx 16:41
    Primeiro fazem porcaria....comprometem-se a atingir algo e não conseguem (como já era esperado)...depois vêm armar-se em Madre Teresa de Calcutá para que não prejudiquem Portugal. ...Que grande lata!!!!!! Além de uns incompetentes ao mais alto nível, são uns Cínicos do pior!...Mas, qual a admiração??? É mais uma pérola destes senhores, a juntar a muitas outras.... Indecentes!
  • IMPERADOR
    13 mai, 2016 16:25
    Que queridos!!!!

Destaques V+