Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“Não há forma enviesada” de impedir reposição das 35 horas, diz Jerónimo

22 mai, 2016 - 14:31

O “dia 1 de Julho é dia de redução da jornada de trabalho para as 35 horas, tal como existia antes dos governos dos PEC e das ‘troikas’”, insiste Jerónimo de Sousa.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu este domingo que “não há argumento” ou “forma enviesada” que possa impedir a reposição, a 1 de Julho, do horário de trabalho das 35 horas semanais na função pública.

“Não se trata de conquistar qualquer direito novo. O que estamos a propor é que, com a mais elementar justiça, se reponha aquilo que foi roubado, aquilo que foi tirado aos trabalhadores da administração pública”, disse, durante um comício em Baleizão, no concelho alentejano de Beja.

Por isso, continuou, “não há argumento, não há forma enviesada que não seja a de concretizar, no próximo dia 1 de Julho, essa redução do horário de trabalho”.

A edição de domingo do jornal “Público” titula que “Marcelo ameaça vetar as 35 horas na função pública”, noticiando que o Presidente da República “tem dúvidas sobre a oportunidade” do regresso a este horário de trabalho das 35 horas, que tinha sido alargado para as 40 horas pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

Sem se referir directamente ao Presidente da República, o secretário-geral do PCP aproveitou para abordar este tema no comício de domingo, de homenagem à trabalhadora rural Catarina Eufémia, assassinada há 61 anos, em Baleizão, pelas forças do regime ditatorial do Estado Novo.

O “dia 1 de Julho é dia de redução da jornada de trabalho para as 35 horas, tal como existia antes dos governos dos PEC e das ‘troikas’”, insistiu Jerónimo de Sousa, considerando “importante” que, nesse dia, “entre em vigor” este modelo de jornada de trabalho.

Admitindo que possa haver “dificuldades” em “tal e tal sector”, para implementar as 35 horas semanais, o líder comunista ressalvou, contudo, que aquelas “são perfeitamente ultrapassáveis, se houver vontade política para concretizar” a implementação da medida.

Na sua intervenção, perante os militantes e simpatizantes do PCP, Jerónimo de Sousa, além de evocar Catarina Eufémia, fez o balanço dos primeiros meses da nova solução governativa e afirmou que a mesma já trouxe “vantagens” ao país, apesar de os resultados ainda estarem “aquém do necessário”.

“As opções do Governo do PS não integram a solução de fundo que o país precisa para enfrentar os graves problemas com que está confrontado, nomeadamente para responder às necessidades de crescimento económico e do emprego, mas não subestimamos, nem desprezamos os avanços já conseguidos”, afiançou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    23 mai, 2016 palmela 02:26
    tinha um tio por afinidade que tambem nasceu em baleizao ele dizia que catarina eufemia era trabalhadora rural! Os trabalhadores rurais e uma classe que ninguem defende!
  • rosinda
    23 mai, 2016 palmela 02:09
    porte-se bem senhor jeronimo! defenda os tambem os trabalhadores dos privados porque eles tambem sao de carne e osso!
  • CGS
    22 mai, 2016 Amora - Seixal 14:39
    Este artista apenas defende ro endividamento do país e um horário irrealista para os seus queridos funcionários públicos. Porém, os funcionários do seu partido fazem horário digno de trabalho escravo e sem remuneração extra, em regime igual ou pior ao que vigorou em Portugal antes de 25 de Abril de 1974. E ainda teve o descaramento de sacar 1,2 milhões de euros aos militantes de base, para comprar mais uma quinta para fazerem a Festa do Avante!

Destaques V+