Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo acredita que greve dos estivadores será resolvida "em tempo razoável"

25 mai, 2016 - 14:35

Presidente da República lembrou que já chegam "ecos das consequências para a economia nacional, mas também de algumas consequências sociais".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esperar esta quarta-feira que a situação da greve dos estivadores do Porto de Lisboa seja resolvida "num tempo razoável", sem que provoque "consequências preocupantes" para o país.

"Espero que seja possível, num tempo razoável, ver resolvida a situação que existe no porto de Lisboa, porque chegam ecos das consequências para a economia nacional, mas também de algumas consequências sociais", afirmou.

No final de um encontro/debate com jovens na Universidade de Évora, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, fez questão de se pronunciar sobre a situação do Porto de Lisboa e a greve dos estivadores.

"Ainda ontem [na terça-feira] ouvi, da parte do presidente do Governo Regional da Madeira preocupações relativamente, não só a fornecimentos de natureza económica importantes para a região autónoma, mas também até de fornecimentos que são importantes para a saúde da região", disse.

Por isso, embora respeitando "aquilo que é próprio de uma democracia, que é pluralidade de pontos de vista em matéria laboral", na qual "o Presidente da República não deve envolver-se", Marcelo Rebelo de Sousa frisou esperar que a situação não signifique "uma situação duradouramente negativa para um porto importante como é o Porto de Lisboa".

E, em segundo lugar, acrescentou, que o diferendo não signifique "consequências preocupantes para a economia portuguesa e até para aquilo que é a situação social de muitos portugueses".

O Presidente da República participou, na academia alentejana, no 2.º Encontro/Debate com Jovens no âmbito das comemorações dos 40 anos das primeiras eleições presidenciais em democracia.

Na sessão, moderada pelo jornalista Joaquim Letria, participou o ex-Presidente da República general António Ramalho Eanes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    27 mai, 2016 palmela 03:05
    1ano pode ser tempo razoavel para o professor marcelo!
  • Zequinha
    26 mai, 2016 Alfornelos 22:29
    Se o comuna chefe meter mãos á coisa a greve acaba depressa .
  • Carlos Dias
    26 mai, 2016 Feijó 19:38
    Agora vejo e noto que vossemecê é muito lerdo nesta matéria. Tem que acordar, acordar ...
  • Maria
    25 mai, 2016 Porto 16:45
    Mais um bocadinho e acreditamos todos nas vacas voadoras... o pior é quando virmos que já nem euros há para voarem!
  • juca
    25 mai, 2016 porto 16:34
    ESte Marcelo é um invertebrado político. Nunca resolve nada, sobrevive e sobreviveu a todas as mudanças, porque nunca corta o bolo por lado nenhum: lambe-o todo e corta a parte de baixo. É o DR. NIM...
  • Alexandre Marques
    25 mai, 2016 Malveira 16:22
    Sr.Presidente, o que intende com "em tempo razoável" ? É que esta greve já tem mais de 1 mês ...
  • Alberto Teixeira
    25 mai, 2016 Aljubarrota 16:16
    Até que enfim que esses senhores "Estivadores" começam a perder o controlo. Chega de tomar conta de um setor importante para a economia em Portugal. A democracia também aí tem que chegar. ( penso que me entendem...) adeus
  • Alberto
    25 mai, 2016 Funchal 16:14
    Têm medo de decretar Requisição Civil? Desfazia a Geringonça...não é verdade? Isso, não é Governar o País. É permitir que algumas dezenas ponham o País de rastos só para continuar PM! O PR foi ao Preço Certo da RTP e ainda não analisou? Olhe que o Marcelo "comentador catavento" no próximo comentário vai "descascar"!!
  • Jose Mendes
    25 mai, 2016 Lisboa 15:50
    Marcelo acha que 4 anos não deu para resolver e agora vai ser rápido a "ministra" também há 2/3 meses atrás disse a mesma "coisa" a única maneira é o despedimento colectivo efectivar-se e as empresas fecharem aí sim, acaba a mama ao sindicato e volta a haver bom ar nos portos nacionais, senão não há volta a dar e espalha-se!
  • luis
    25 mai, 2016 Lisboa 15:50
    O problema são os operadores. Ou o governo toma uma posição e os convence a serem razoáveis ou o melhor é arranjar outros.

Destaques V+