Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PS diz que PSD é "irresponsável" ao impor comissão de inquérito à Caixa

15 jun, 2016 - 17:34

Carlos César lamenta que esta "delícia voyeurista" aconteça em pleno processo de reestruturação e recapitalização do banco.

A+ / A-

O líder parlamentar do PS considera "grave" que a comissão de inquérito parlamentar proposta potestativamente pelo PSD à Caixa Geral de Depósitos (CGD) possa ocorrer em pleno processo de reestruturação e recapitalização do banco público.

Esta posição foi transmitida por Carlos César numa nota enviada à agência Lusa, depois de o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, ter anunciado no debate quinzenal no Parlamento que os sociais-democratas vão impor a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar sobre a CGD.

"Tenho as maiores reservas que um banco com a dimensão e responsabilidades no mercado da CGD, que actua em concorrência, possa ou deva ser sujeito a uma devassa pública em comissão parlamentar de inquérito", começou por apontar o presidente do PS.

"Mais grave ainda", segundo Carlos César, "é que isso suceda em pleno processo de reestruturação e recapitalização e que, dia-a-dia, para delícia ‘voyeurista' dos outros bancos nacionais e estrangeiros, o PSD faça o que já só sabe fazer: Destruir e desprestigiar tudo quanto encontra pela frente".

"Vejo, por isso, com muito desagrado e muita perplexidade essa irresponsabilidade", acrescentou Carlos César.

PSD disponível “para dialogar com outros partidos”

O PSD mostra-se disponível para dialogar com os restantes partidos sobre o objecto da comissão de inquérito à Caixa.

"Há disponibilidade do PSD para dialogar com outros partidos sobre o objeto da comissão", disse fonte social-democrata à agência Lusa.

Em causa estavam declarações da porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, que vincou que a comissão de inquérito não tinha de ser potestativa e limitada no seu objecto.

"Se querem uma comissão parlamentar de inquérito para investigar tudo, não tem de ser potestativa. O BE não se oporá a ela com certeza", declarou a bloquista, temendo que a imposição social-democrata da comissão canalize o objecto dos trabalhos da mesma apenas num sentido.

"Isto de o PSD querer uma comissão de inquérito só sua, sabemos bem o que pode querer dizer", prosseguiu, no debate quinzenal da Assembleia da República.

Antes, o chefe parlamentar do PSD, Luís Montenegro, havia anunciado que o partido vai impor a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar para "apurar responsabilidades de governos e de administrações" em relação à CGD.

O primeiro-ministro comentou a decisão afirmando, em tom irónico, que "mais vale tarde do que nunca" a procura dos sociais-democratas de respostas para problemas no banco público.

De acordo com o regime jurídico dos inquéritos parlamentares, estas comissões podem ser constituídas de duas formas: ou por deliberação do plenário, ou seja, aprovadas pela maioria dos deputados; ou "a requerimento de um quinto dos deputados em efectividade de funções até ao limite de um por deputado e por sessão legislativa".

Neste segundo caso, é necessária a assinatura de 46 parlamentares, sendo que o grupo parlamentar do PSD é constituído por 89 deputados.

Ainda segundo e lei, as comissões de inquérito deste segundo tipo são "obrigatoriamente constituídas" e o requerimento de constituição da comissão, dirigido ao Presidente da Assembleia da República, "deve indicar o seu objecto e fundamentos".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    16 jun, 2016 Carregado 19:31
    O PSD é igual ao PS. Se estivesse no Governo não queria nenhuma comissão de inquérito. O PS não quer nenhuma comissão de inquérito porque pretende o menor ruído possível neste assunto. O estado, para saldar os desmandos de algumas clientelas PS/PSD/CDS, que ganhavam altíssimos salários, sem que ninguémm lhes exigisse correspondentes responsabiliaddes, e numa tentativa de limpar o malparado com que meia dúzia de tipos influentes e bem relacionados beneficiou, atira para a CGD um largos milhões pagos à custa do impostos de todos. E se é assim, que se constitua mais uma comissão para que, pelo menos o cidadão comum, tenha uma noção mais aproximada da podridão que também assolou o banco público. Já agora, que a geringonça defende o estado social e os mais pobres, o governo poderia ser imaginativo e injectar mais um milhões para resolver o malparado do cidadão comum que ficou a dever à CGD, por não ter possibilidade de pagar, nomeadamente casas de habitação.
  • José Oliveira
    16 jun, 2016 Gondomar 14:27
    Sejam honestos senhores políticos, principalmente os do PS/PSD, cujas responsabilidades, em situações do género, são imensas. Neste caso é o PS que está a defender as suas damas, mas, deixem-se disso e sejam honestos, coisa que talvez vos custe !!! MAS QUE O INTERESSE NACIONAL ESTEJA ACIMA DE TUDO !!! SABERÃO O QUE ISSO É ???!!!
  • aa
    16 jun, 2016 bb 09:43
    Transparência não é "devassa publica"
  • Fausto
    15 jun, 2016 Lisboa 23:46
    Porque é que o psd aka caranguejolada na altura que andava a pregar, em plena campanha eleitoral, que a CDG era de más contas devia e não pagava não propôs a tal comissão de inquérito.
  • José Gomes L
    15 jun, 2016 Lisboa 23:11
    Porque é que há por aqui "gentinha" comentadores, com certeza que bebem todas as mentiras que os seus amados políticos debitam todos os dias, e que por isso não querem saber porque é que a CGD tem todos os anos milhões de € de prejuízo. Que portugueses mais estúpidos. Com certeza que só podem ser subsídio-dependentes ou xuxalistas cegos, no mínimo gostam de bancarrotas.
  • Pedro Ribas
    15 jun, 2016 Nazaré 22:57
    O PPD esteve a dormir desde 2011 até 2015? Quando foram governo não tiveram tempo de olhar para a Caixa Geral de Depósitos? Foi só sacar-nos dinheiro? Isto não é um partido, é uma nódoa!
  • humberto
    15 jun, 2016 US A 22:51
    CHEIRA A RATAZANA. O INQUERITO DEVE SER FEITO PELO POVO A TODOS OS POLITICOS!
  • agostinho v couto
    15 jun, 2016 usa 21:35
    Quem nao deve tao teme qual o medo destes ,,pseudo'democratas que se saiba a verdade se e que se vai saber sera que teem o ,rabo trilhado na porta ,a ver vamos e que doa a quem doer
  • fields
    15 jun, 2016 lx 21:20
    Irresponsáveis ... ora aí esta o adjetivo que melhor descreve os políticos... todos.
  • estes rapazolas
    15 jun, 2016 pt 20:05
    do PSD são um verdadeiro cancro do País!...Será que esta tribo só tem esperteza para destruir?...Traidores e subservientes! O que os move e os interessa é a sua propria salvação, custe o que custar, nem que tenham de vender a alma ao diabo!

Destaques V+