Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD vai pedir comissão de inquérito à Caixa

15 jun, 2016 - 15:40

"Mais vale tarde do que nunca", responde Costa, que admite auditoria forense ao banco público.

A+ / A-

O líder da bancada social-democrata, Luís Montenegro, anunciou, esta quarta-feira, que o PSD vai impor a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar para "apurar responsabilidades de governos e de administrações" em relação à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O anúncio de Montenegro foi feito durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, no Parlamento.

"O país está interessado em saber a verdade", argumentou o líder parlamentar do PSD.

Na reacção ao anúncio da bancada social-democrata, o primeiro-ministro limitou-se, praticamente, à ironia "mais vale tarde do que nunca".

"Olhe, mais vale tarde do que nunca. Se durante os quatro anos em que estiveram no Governo não conseguiram apurar o que se passava na Caixa, mais vale que tentem agora com a comissão de inquérito", reagiu António Costa.

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, incentivou o Governo a promover uma auditoria forense aos créditos de alto risco da Caixa.

"O Governo deve promover uma auditoria forense aos créditos de alto risco da CGD e partilhar os resultados com o parlamento e o Ministério Público", vincou esta tarde Catarina Martins, que se dirigia ao chefe do executivo, António Costa, num debate quinzenal na Assembleia da República marcado pelo tema CGD.

Na resposta, o primeiro-ministro foi sintético: "Iremos ponderar a sua sugestão."

Quanto dinheiro?

Antes, ainda, de conhecida a tomada de decisão do PSD, Costa tinha declarado que "muito brevemente" se terá uma noção clara sobre os recursos necessários para a recapitalização da CGD, recusando contribuir para alimentar especulações sobre os fundos necessários.

"Teremos muito brevemente uma noção clara e precisa de quais são os recursos necessários para a Caixa [Geral de Depósitos] e não contribuiremos, como não temos contribuído para alimentar especulações sobre fundos que são necessários", afirmou o primeiro-ministro, durante o debate quinzenal no parlamento, em resposta às questões colocadas pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sobre a recapitalização do banco público.

Sem revelar qualquer número, António Costa assinalou que os comunistas e o Governo coincidem "integralmente" com a necessidade da CGD ser um banco público e o principal pilar da estabilidade do sistema financeiro, embora Jerónimo de Sousa tenha voltado a classificar como "inaceitável" o nível de salários dos seus administradores e reiterado as "maiores reservas" à composição da nova administração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOAQUIM SILVA
    16 jun, 2016 4900 297 12:06
    ESTE PSD QUER ENCOBRIR TANTA LEVIANDADE DO ANTERIOR GOVERNO ? r: SÃO OS MESMOS E MESMO ASSIM SÃO TEIMOSOS !
  • Pois é!
    15 jun, 2016 pt 19:55
    "Marcelo pede consenso para processo de recapitalização da Caixa"...Com este PSD metendo gasolina na fogueira, bem pode esperar sentado!
  • Esta comissão
    15 jun, 2016 lis 19:52
    é mais uma manobra do PSD para ir empurrando para a frente a resolução do problema! Durante 4 anos, deixaram andar a aboborar, a recapitalização da Caixa, sempre na mira de a poderem vir a privatizar! Agora vem fazer ruido e atirar uma cortina de fumo para que tudo fique na mesma! Manhosos, estes PSDs!
  • Os xico-espertos
    15 jun, 2016 lis 19:45
    dos PSDs e do seu folclore de ruido perante o país, o que pretendem é dificultar o plano de recapitalização da Caixa, pois ao contrario do que, com aquela candura que lhes é peculiar, afirmam, continuam a querer a privatização da Caixa! Isto é uma maneira airosa de enganar os papalvos, de acordo com a FARSOLICE QUE OS INSTIGA E CUJO FARSOLA DO SEU LIDER, PASSOS, É UM GRANDE ADEPTO!!
  • manuel antonio
    15 jun, 2016 lisboa 17:41
    Tem que ser averiguado quem é que levou a Caixa à situação em que agora se encontra . Custe o que custar e seja por que meio for. Porque é que um banco em tempos sólido chegou ao estado em que está ?
  • dr xico
    15 jun, 2016 lisboa 17:16
    E O PCP???? não diz nada? hipocrisia tem limites, quer dizer que roubarem 4MM€ aos contribuintes para taparem as vigarices dos gestores da CGD é um dinheiro bem empregue? só pk as empresas do PCP= CP, METRO, STCP, e outras tem lá imprestimos de milhões para pagarem os prejuisos das greves da CGTP... SÃO TODOS IGUAIS
  • figueiredo
    15 jun, 2016 Cacia 17:12
    Vamos investigar tudo e castigue-se quem tiver que ser castigado.
  • Melo
    15 jun, 2016 16:59
    esta gentinha está obcecada com o anterior governo,nao oiço estes senhores falarem dos emprestimos sem garantias do sr, Vara e outros como se vê. na comunicaçao social todos os dias,que orçam em dois mil milhoes de euros, pergunto era o psd/cds que estava no goverrno qundo isso aconteceu?o psd tirou o pais da banca rota que o governo com o sr, bosta como nº 2 deixou,esperem pela pancada
  • Carlos Reis
    15 jun, 2016 Coimbra 16:57
    Estiveram lá 4 anos e não sabem de nada, querem ver que foi este governo que em 6 meses levou a CGD à bancarrota. Isto é só para atirar areia para os olhos dos portugueses. Bando de malfeitores, governaram-se e governaram os amigos todos e agora vêm armados em virgens ofendidas.
  • fernando silva
    15 jun, 2016 coimbra 16:54
    Todos se amanham e ninguém foi ...creio que há-de chegar uma altura em que os portugueses terão de pedir responsabilidades, isto não pode continuar assim!!!!! O país é de todos nós, não há só alguns são portugueses e nós, os que calamos, consentimos!

Destaques V+