Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo defende Passos e Costa contra "sanções injustas" de Bruxelas

02 jul, 2016 - 14:17

O Presidente da República criticou este sábado na Madeira a possibilidade da Comissão Europeia aplicar sanções a Portugal devido ao incumprimento do défice de 2015.

A+ / A-

Em vésperas de uma decisão de Bruxelas sobre as sanções por incumprimento de défice excessivo, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu os governos de Passos Coelho e de António Costa. O Presidente da República disse que eventuais sanções de Bruxelas são “injustas”.

“O Orçamento, largamente executado pelo governo Passos Coelho, ultrapassou em 0,2% os 3%. Qualquer pessoa de bom senso perceberá que se há governo que teve a preocupação de acompanhar o que a Europa queria foi o de Passos Coelho. Por isso, é uma injustiça estar a punir por causa de um cálculo discutível um país que tudo fez para sair da crise”, conclui Marcelo.

Marcelo estendeu a análise a António Costa defendendo que o primeiro-ministro merece o benefício da dúvida e alerta para os perigos que um hipotética decisão de aplicação de sanções a Portugal tem para a construção europeia.

“Na pior das hipóteses ainda não merece, e na melhor das hipóteses nunca merecerá. O estar a aplicar uma sanção misturando os dois [Passos e Costa] em pacote para dar um sinal a países mais ricos não me parece uma maneira inteligente de construir a Europa para mim que sou europeísta”, concluiu

Para o Presidente da República estar a pensar num “plano a, b ou c” para a eventualidade de aplicação de sanções é estar a especular e a provocar os mercados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pois! pois!
    04 jul, 2016 lx 16:47
    Marcelo há-de arrepender-se de defender Passos Coelho! Este abencerragem é um perigo iminente!

Destaques V+