Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Passos não vê conflito de interesses na ida de Durão para Goldman Sachs

09 jul, 2016 - 22:23

Líder do PSD considera que "não há nenhum favorecimento que possa ter praticado".

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje em Ansião, Leiria, que não vê qualquer conflito de interesses na ida do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para o Goldman Sachs, elogiando o antigo líder social-democrata.

"Eu não vejo nenhuma questão que possa deixar um conflito de interesses ou qualquer outra matéria que constituísse um impedimento dessa natureza", sublinhou, referindo que os ex-comissários têm já "um período de nojo" e "estão impedidos de trabalhar em áreas em que tutelaram".

Segundo Passos Coelho, este "não é o caso", sublinhando que "não há nenhum favorecimento que possa ter praticado, quando foi presidente da Comissão Europeia, a esta empresa em particular".

Além disso, "não há nada do ponto de vista político que [Durão Barroso] faça hoje para beneficiar uma empresa, porque agora está fora da actividade política e não está em lugares de representação política".

Para o líder do PSD, o ex-presidente da Comissão Europeia está "preparadíssimo" para o banco de investimento Goldman Sachs, não tendo ficado surpreendido com a ida deste para um lugar só acessível a pessoas "com uma grande craveira".

Passos Coelho mostrou-se "muito satisfeito" pela função que Durão Barroso vai desempenhar no banco de investimento, com sede em Nova Iorque, acreditando que o ex-presidente da Comissão Europeia vai "acrescentar valor" ao Goldman Sachs, como o poderia fazer "em qualquer outro banco importante no mundo".

"Foi um grande presidente da Comissão Europeia, que liderou a Comissão com muita inteligência e com coragem, num dos períodos mais complexos e difíceis da vida da União Europeia", salientou o líder social-democrata, referindo que Durão revelou "capacidade de liderança e sentido estratégico".

Quanto às críticas, o presidente do PSD tem "alguma dificuldade em compreendê-las", classificando de mesquinhos alguns dos comentários feitos em torno da ida de Durão Barroso para aquele banco, onde vai assumir funções de presidente não executivo.

"Muitos dos comentários que são feitos, são feitos duma forma personalizada, pessoalizada, mostrando aquilo que a política tem de pior", enfatizou Passos Coelho.

Durão Barroso, com quem Passos Coelho nem sempre esteve de acordo, é "uma pessoa muito bem preparada e, de certeza, deixará um bom exercício na função que vai agora desempenhar".

Pedro Passos Coelho falava aos jornalistas antes do começo do jantar concelhio do PSD/Ansião, no distrito de Leiria, onde são homenageados os primeiros eleitos nas listas do PSD nas eleições de 1976.

Vários líderes políticos franceses criticaram hoje a nomeação do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para presidente não executivo do banco Goldman Sachs, considerando que há "conflito de interesses" e que é uma "indecência".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Edgar
    13 jul, 2016 Silves 21:49
    SePassos até vendeu parte dos CTT à Goldman Sachs ia dizer o quê?...Mais um que está à espera da paga. Mas vai ser mais pequenina que a do Cherne. É que ajudar a meter o Médio Oriente a ferro e fogo e criar quase sozinho uma Crise épica na Europa não é para qualquer jotinha.
  • Rui Cunha
    13 jul, 2016 Queluz 18:31
    Se nem viu que tinha que pagar segurança social...
  • tugatento
    11 jul, 2016 amarante 21:48
    Nao ves e nada, és um ceguinho, so viste a maneira de andar uns anos sem pagar as contribuições a Segurança Social. Tem vergonha.
  • pobre PSD
    10 jul, 2016 pt 18:55
    Com um lider deste calibre!...Tudo faz para continuar agarrado à liderança da tribo de malfeitores que construiu metendo na gaveta os valores e principios da social democracia, valores esses que os fundadores muito estimavam! O actual PSD só tem o nome, de resto passou a ser um antro de oportunistas onde vale tudo para alcançarem o poder, mesmo que até tenham de se auto destruirem! Que seita vergonhos, com um abencerragem ao comando, que nem para chefe de aldeamento servia!...
  • pobre PSD
    10 jul, 2016 pt 18:45
    Com um lider deste calibre!...Tudo faz para continuar agarrado à liderança da tribo de malfeitores que construiu metendo na gaveta os valores e principios da social democracia, valores esses que os fundadores muito estimavam! O actual PSD só tem o nome, de resto passou a ser um antro de oportunistas onde vale tudo para alcançarem o poder, mesmo que até tenham de se auto destruirem! Que seita vergonhos, com um abencerragem ao comando, que nem para chefe de aldeamento servia!...
  • Dois meliantes
    10 jul, 2016 lis 18:38
    Estão bem um para o outro! Cada um à sua maneira que nos espoliaram, confiscaram e empobreceram, destruindo familias e a classe media em Portugal! Dois do mesmo partido PSD, que passou a ser o cancro deste país, com metasteses espalhadas por todo o país! Traidores de Portugal, como já não se via desde 1640! Metem nojo! São Nojentos!
  • fanã
    10 jul, 2016 aveiro 16:36
    METE NOJO ................... Este laranjal ultra podre !
  • José
    10 jul, 2016 Oeiras 15:18
    Entre trafulhas só há conflito de interesses quando se roubam entre eles .
  • Joaquim da boina
    10 jul, 2016 Viseu 13:12
    Nao ve conflitos de intereses agora, nao viu com maria luis albuquerque, nao viu quando, como administrador de empresas nao sabia q tinha de pagar impostos, isso ser compativel com a funcao de primeiro ministro, nao viu, nao ve, nao ve........afinal o cego nao e ele mas quem vota nele...
  • paulo
    10 jul, 2016 vfxira 12:20
    O Barroso bem podia arranjar um tacho ao Coelho e ambos não precisariam de voltar para Portugal,que ficassem lá para sempre.

Destaques V+