Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sampaio, Barroso, Portas e Martins da Cruz vão ser ouvidos no Parlamento sobre guerra do Iraque

12 jul, 2016 - 17:29

Audições foram aprovadas com os votos favoráveis do PS, PCP e Bloco. PSD e CDS-PP votaram contra.

A+ / A-

O Parlamento aprovou esta terça-feira a audição do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, do ex-primeiro-ministro Durão Barroso e dos antigos ministros da Defesa Paulo Portas e dos Negócios Estrangeiros Martins da Cruz sobre a guerra do Iraque.

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas discutiu um requerimento do PCP, que propunha a audição de Durão Barroso e Paulo Portas sobre as conclusões do relatório Chilcot, relativo ao envolvimento do Reino Unido na guerra do Iraque.

Estas audições foram aprovadas com os votos favoráveis do PS, PCP e Bloco de Esquerda, enquanto PSD e CDS-PP votaram contra.

Os deputados alargaram também as audições ao então chefe da diplomacia portuguesa Martins da Cruz e também ao ex-Presidente Jorge Sampaio.

O relatório Chilcot confirma que as informações que indiciavam a existência de armas de destruição maciça no Iraque eram falsas, acusa o Governo de ter optado pela solução militar antes de esgotar todas as outras vias de resolução do conflito, diz que Saddam Hussein não apresentava qualquer ameaça à paz naquela altura e confirma que todos os avisos que foram dados sobre a instabilidade que se poderia seguir a uma invasão sem qualquer plano de saída foram ignorados.

Segundo o relatório, Blair tinha já dado o seu aval à invasão oito meses antes de esta acontecer, prometendo a Bush que estaria com ele, independentemente do que se viesse a passar.

A invasão do Iraque contou, em 2003, com o apoio político dos governos de Portugal, liderado por Durão Barroso, e de Espanha, chefiado por José Maria Aznar.

Santana Lopes e o Iraque em 2005: “Resultados na altura eram animadores”
Santana Lopes e o Iraque em 2005: “Resultados na altura eram animadores”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    13 jul, 2016 Trofa 11:42
    Estes partidos de esquerda estão cada vez são mais burros Coisas passadas em 2003 e estão a falar agora, é preciso não ter mesmo nada que fazer. Só para se se saber o que se passa na CGD e estes partidos não querem saber
  • António Valente
    12 jul, 2016 Sintra 23:44
    Este Barroso como LAMBE-BOTAS como é conhecido mundialmente, tinha que inevitavelmentel, fazer parte desta quadrilha mais o BUSH BLAIR e AZNAR
  • alvaro quintana
    12 jul, 2016 Aveiro 23:27
    Levem-se os responsáveis pela guerra ao Tribunal de Haia. É o mínimo que pode acontecer!
  • antonio
    12 jul, 2016 Portugal 22:09
    O País a fundar-se e para entreter os Portugueses, toca a recuperar o passado. Foi há quantos anos? A dívida pública a crescer e o parlamento vai tratar e nos entreter com uns folhetins. Já se sabe que fica tudo na mesma, pois isto é só para entreter.
  • Luis
    12 jul, 2016 Lisboa 20:17
    O Burroso vai dizer que na altura estava com uma enorme conjutivite pelo que lhe pareceu que as provas eram crediveis e que como mordomo não as podia pôr em causa. O coiso vai dizer que assim que ouviu falar em guerra e em muitos soldados ficou desvairado. O Sampaio vai dizer que foi bem enganado pelo mordomo e pelo coiso. E prontos, como diz o outro.
  • Assim se vêem
    12 jul, 2016 pt 20:09
    os democratas do PSD e CDS!...Fogem com o rabinho à seringa quando estão em causa apurar as responsabilidades que têm nos acontecimentos, tentando salvar os respectivos correligionarios do confronto!

Destaques V+