28 jul, 2016 - 14:42 • Paulo Ribeiro Pinto
O PSD vota contra o relatório final da comissão de inquérito à gestão do Banif, da autoria do socialista Eurico Brilhante Dias. A bancada social-democrata anuncia a intenção de voto criticando os partidos de esquerda que impediram alterações.
O social-democrata Carlos Abreu Amorim fala de um rolo compressor da maioria de esquerda que impediu a descoberta da verdade e varreu as responsabilidades do actual Governo na solução para o Banif.
A bancada social-democrata apresenta um relatório alternativo a contestar o oficial, com as cinco propostas que foram rejeitadas pelo relator. A falta de consenso que não aconteceu com o BES, quando PSD e CDS tinham a maioria.
Mesmo assim, o PSD acredita que valeu a pena esta comissão parlamentar apesar das falhas, com os sociais-democratas a falarem, por exemplo, de documentos do Ministério das Finanças que nunca chegaram à comissão.
Carlos Abreu Amorim, que coordenou os trabalhos do PSD na comissão, aponta falhas graves ao relatório do deputado socialista Eurico Brilhante Dias. O relatório final é votado esta quinta-feira.