Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD quer respostas sobre caso Galp. Costa “não pode continuar em férias”

05 ago, 2016 - 17:03

Sociais-democratas exigem explicações do primeiro-ministro e vêem três governantes "inibidos".

A+ / A-

O deputado do PSD Fernando Negrão apelou hoje ao primeiro-ministro para esclarecer a polémica de três secretários de Estado terem aceitado convites da Galp para o Europeu de futebol França2016, considerando-os "inibidos" de qualquer relação com a empresa.

"Queria acrescentar o silêncio do primeiro-ministro. Não pode continuar em férias dizendo que nada dirá. Tem responsabilidades muito especiais nesta área, estamos a falar de ética na governação", afirmou o também presidente da Comissão Parlamentar Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício e Funções Públicas, na sede do PSD, em Lisboa.

O parlamentar social-democrata fez mesmo um apelo ao primeiro-ministro "para que dê uma explicação aos portugueses" e mostrou disponibilidade do seu partido em acolher o pedido do CDS-PP de que o Governo seja ouvido rapidamente em sede da comissão permanente da Assembleia da República sobre esta questão, algo em que, "se vier a ocorrer", o PSD estará "presente" para "a discussão".

Fernando Negrão admitiu ainda que vários deputados sociais-democratas tenham também beneficiado das mesmas viagens, mas diferenciou a sua situação da dos governantes, os quais "têm uma exigência particular" em virtude das suas "competências executivas".

Sobre os parlamentares do PSD, Negrão referiu que haverá "o mesmo grau de exigência do que com os membros do Governo", embora nenhum partido seja "polícia dos deputados e cada um tem a sua legitimidade e assumirá as suas responsabilidades junto dos eleitores".

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que lidera o elenco socialista nas férias do primeiro-ministro, considerou quinta-feira que o caso "fica encerrado" com o reembolso das despesas efectuadas àquele patrocinador oficial da seleção portuguesa de futebol e prometeu um código de conduta para membros do Governo e altos dirigentes sob tutela.

Os secretários de Estado em causa são o dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, o da Indústria, João Vasconcelos, e o da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, que assistiram a jogos da "equipa das quinas" no Europeu França2016 a convite da empresa energética portuguesa.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    08 ago, 2016 Almada 18:20
    Claro que meu comentário incomodou a RR !! Talvez " alguém " na mesma Radio, com cor laranja se incomode !!
  • Carlos Gonçalves
    06 ago, 2016 Almada 18:33
    O meu comentário irrita a RR ? Será ?
  • Qual corrupção?
    06 ago, 2016 Lx 17:52
    O caso da Galp não está em tribunal? Não são os tribunais que terão de decidir o que a Galp derá pagar ao fisco? Ponham-se calmos o que os PSDs pretendem é inquinar a opinião publica quando eles proprios têm grandes telhados de vidro e estão metidos em tudo o que é fraude de milhares de milhões no sistema financeiro!,,,Só fazem ruido para branquearem o passado!
  • O PSD
    06 ago, 2016 Lis 17:45
    Que olhe para os telhados de vidro que têm na propria casa e para os deputados que hipocritamente reclamam mas foram à custa de privados assistir aos jogos do Europeu! Tenham juizo e não sejam incendiarios!
  • Jorge
    06 ago, 2016 Lisboa 13:33
    Um depotadozeco a exigir que o 1 ministro abandone as férias por causa de uma boleia de avião que polémica ridícula por acaso foi perdoada a dívida a galp ou algo parecido vão mas é trabalhar malandros.
  • jose
    06 ago, 2016 Setubal 13:00
    É muito triste ver pessoas a defender a corrupção. A corrupção não tem cor nem símbolos.
  • Eugénio Rodrigues
    06 ago, 2016 Angra do Heroísmo 12:47
    Como não mais nada para reclamar aproveitam tudo para croquetes...bom sinal para a Geringonca que ia levar Portugal ao caos. Sinal que faz bom trabalho.
  • Pinto
    05 ago, 2016 Custoias 23:37
    Também foram pessoas do PSD.....a empresa não pode oferecer um bónus para alguém ir ao Brasil ver Portugal jogar? O grande problema é que a GALP que já foi pública, hoje é privada e deve 100 milhões de euros ao estado, o resto é conversa de xaxa.
  • isidoro foito
    05 ago, 2016 elvas 20:03
    porque será que este senhor foi corrido da PJ? e nem voltou aos tribunais ficou-se por deputado a ganhar menos , é um bocado estranho mas por aqui me fico mas e os deputados do psd que também foram a borla não deveriam também ser expulsos da assembleia da republica
  • Pedro Rodrigues
    05 ago, 2016 Beja 19:34
    Lindo de ver, o PSD a reboque do CDS...

Destaques V+