Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

BE quer reunião urgente sobre fogos no parlamento

10 ago, 2016 - 09:55

Chamas na Madeira fizeram três mortos, 327 feridos e cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas.

A+ / A-

Os responsáveis do Bloco de Esquerda vão propor a marcação urgente de uma reunião da comissão permanente da Assembleia da República sobre o problema dos incêndios em todo o país, na conferência de líderes.

“Levaremos à conferência de líderes, que reúne esta tarde, a proposta de marcação urgente de uma reunião da comissão permanente para que possa ser discutido, juntamente com o Governo, o combate aos incêndios e o accionamento de planos de reconstrução para as áreas ardidas e de programas de apoio a todas as populações afectadas, especialmente as que perderam as suas habitações”, lê-se no comunicado.

Para o BE, “é particularmente preocupante a situação que se vive na Madeira e no Funchal, onde o fogo atingiu áreas urbanas, incluindo o centro histórico” e o partido “apoia a mobilização de todos os meios necessários, nacionais e internacionais, para combater o incêndio”.

Três pessoas morreram terça-feira, na Madeira, na sequência dos incêndios que deflagraram no concelho na segunda-feira.

As chamas provocaram ainda dois feridos graves, um desaparecido, cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas, muitas casas e um hotel [Choupana Hills] foram consumidos pelas chamas, tendo o fogo descido à cidade na noite de terça-feira e afectado o centro histórico de São Pedro. Os prejuízos materiais são avultados.

O PCP anunciara na véspera ir dar prioridade à questão dos incêndios na conferência de líderes desta quarta-feira, pelas 18h00, em detrimento do pedido do CDS-PP para ouvir o Governo sobre viagens de secretários de Estado oferecidas pela Galp.

O grupo parlamentar do CDS-PP tinha requerido uma reunião extraordinária para formalizar uma audição ao executivo socialista sobre as deslocações de três secretários de Estado para ver jogos de futebol do Europeu França2016 à custa da empresa energética portuguesa Galp.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Pimentel
    11 ago, 2016 Lisboa 17:05
    só agora! Afinal ter hábitos burgueses é bom.As férias na praia sabem bem. Por isso arder mais casa menos casa,mais fábrica,menos fábrica(até dá jeito para falar de desemprego)morrer mais um ou muitos Portugueses não interessa.Assim é que são responsáveis,Assim é que se vê quem gosta do Povo. DEUS ABENÇOE TODOS OS BOMBEIROS E OS PROTEJA DE TUDO DE MAU.
  • graciano
    10 ago, 2016 alemanha 14:06
    e la vai o pais assistir a mais uma cena de teatro na assembleia da republica com os deputados a acusarem se uns aos outros e a ver qual deles e o melhor actor
  • Jose Costa
    10 ago, 2016 ol. azemeis 12:31
    sempre a mesma conversa! daqui a uns dias tudo passa! so se lembram quando já ardeu e morreu gente!
  • Miguel
    10 ago, 2016 Faro 12:08
    Agora, depois de estar tudo a arder!?!?! Todos os anos é a mesma coisa, todos os anos são apanhados incendiarios e nem sequer são punidos, todos os anos se culpa as alterações climatericas, todos os anos se diz que a culpa é do anterior governo... enfim.. nunca se faz nada de concreto e agora que está tudo a arder vem estas abeculas pedir reunião urgente... Já agora, seria de bom tom colocar as forças armadas ao serviço da população
  • KradFire
    10 ago, 2016 Funchal 11:59
    Qual é a proposta do BE? Diminuir as penas ainda mais como têm feito. Desta vez, para além, de saírem em liberdade, os incendiários, também terão direito a um isqueiro ou uma caixa de fosforos para pouparem em material? 95% destes incêndios são fogos postos e só existem porque não à mão pesada para essa gente e penso que toda a gente sabe de quem é a culpa. Ainda ontem um individuo que foi a apanhado já tinha sido apanhado por fogo posto, mas como não há justiça em Portugal foi libertado, tal como será agora para o ano que vêm tar em forma para voltar ao ativo.
  • Antonio
    10 ago, 2016 Lisboa 11:37
    Quando o Governo e os Partidos que o apoiam deveriam ter estado desde 6ªF ou Sábado ocupados pedindo meios aéreos e ajuda internacional para os fogos que se já começavam, em vez disso mantiveram-se TODOS de férias!!! Passado uns dias o 1º Ministro bocejou, disse que queria saber qualquer coisa directamente, e virou-se para o lado. Foram necessários os escândalos dos fogos por todo o Continente e o infeliz fogo no Funchal para provocar uma reacção no Oportunista da História de Portugal e nas frustradas esquerdistas do seu respectivo Bloco.
  • Luis Martins
    10 ago, 2016 Braga 11:27
    Este é o título desta noticia! - "BE quer reunião urgente sobre fogos no parlamento" Quem foi o jornalista que o escreveu? Ha fogos no parlamento? não ha noticias desses incidentes, já agora há mortos e feridos nesses fogos? o "Passos" morreu? as "Portas" de emergência fechara-se? Já cheira a esturro e pele de porco queimada! Aprendam a escrever em condições....
  • Fernando Magalhães
    10 ago, 2016 Massamá 11:07
    Para quê? Só se for para "ficar bem na fotografia", para discutir mais uma vez a origem dos fogos, para arranjar maneira de o António Costa lançar as culpas para o anterior Governo e para não se fazer nada, como de costume...

Destaques V+