Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caso das viagens

Luís Montenegro critica colegas de partido

10 ago, 2016 - 23:15 • Eunice Lourenço

O PSD e o CDS consideram que não é a melhor altura para o Parlamento debater o combate aos incêndios e preferiam discutir viagens pagas pela Galp.

A+ / A-

PSD e CDS preferiam que o Parlamento se reunisse para debater a polémica das viagens de secretários de Estado pagas pela Galp em vez da comissão informal que, esta quinta-feira, vai ouvir o Governo sobre incêndios. Mas o caso das viagens também já motiva farpas internas no PSD, com o líder parlamentar, Luís Montenegro, a criticar colegas de direcção e de partido.

O pedido para que fosse convocada uma comissão permanente da Assembleia da República para discutir esse assunto tinha sido feito pelo CDS, mas, esta quarta-feira, na conferência de líderes, a esquerda rejeitou esse pedido e, em vez de uma reunião da comissão permanente da Assembleia da República, marcou para amanhã uma comissão informal para deputados de todos os partidos ouvirem explicações do Governo.

O presidente do grupo parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, não desiste. “O caso não está encerrado, não está esclarecido e da parte do CDS não estará concluído”, afirmou aos jornalistas, à saída da conferência de líderes.

Magalhães, que foi secretário de Estado da Administração Interna, considera que não é tempo para balanços, mas “tempo para combate, apoio e solidariedade”.

Ainda quanto à polémica das viagens, o CDS deve levá-la à comissão permanente que já estava marcada para 8 de Setembro. Todavia, antes, vai questionar o primeiro-ministro se, até Setembro, está em condições de garantir aos portugueses que nenhuma decisão será influenciada pelo caso das viagens pagas pela Galp para três secretários de Estado irem ver jogos do Euro 2016.

Farpas sociais-democratas

Também o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, promete voltar a este assunto e garante que não se sente condicionado pela polémica levantada quanto às suas próprias viagens, justificadas como trabalho político. Montenegro acusa mesmo colegas de partido de tentarem usar o caso para atacar as suas ambições políticas.

“Por estes dias, assisti, conformado, a um aproveitamento dessa situação, que também foi aproveitada, até, por companheiros meus de partido para criar algumas dificuldades, porque, infelizmente, também tenho a noção de que há no meu partido pessoas que se preocupam mais com o meu futuro do que eu próprio”, afirmou Montenegro, a quem têm sido atribuídas regularmente ambições de chegar à liderança do PSD.

Se Montenegro justificou as faltas ao plenário para "ir à bola" com trabalho político, outro deputado do PSD, Hugo Soares, vice-presidente da bancada, justificou as faltas para ir ver o futebol com motivo de força maior. Luís Montenegro, como presidente da bancada, validou a justificação, mas agora critica.

“Creio que essa justificação não foi a mais correcta”, disse o dirigente social-democrata que diz ter por hábito não justificar o “motivo de força maior” e não se ter dado conta que a falta coincidia com um dia de jogo. Agora, Montenegro espera que Hugo Soares corrija essa justificação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Ribas
    17 ago, 2016 Tavira 10:50
    PPD o cancro de Portugal!
  • Mais um trapaceiro
    12 ago, 2016 Pt 15:36
    Como muitos outros que hoje lideram o PSD!...Irresponsabilidade total tivemos em quem esteve no poder durante os ultimos 4 anos e varreu para debaixo do tapete tudo aquilo que foi incapaz de resolver e fazendo pagar milhares de milhões aos contribuintes portugueses! E ainda se armam em vitimas e transferem responsabilidades para os que hoje pretendem resolver! Sacanagem!
  • Maria Celeste
    11 ago, 2016 Povoa do Varzim 16:57
    Cuidado! Não andem a darem tiros nos pés.Neste momento dificil para muitos Portugueses os incêndios são uma prioridade.E mais,se for bem orientada poderá ser mais incómoda para o governo que o caso das viagens.Vejam a irresponsabilidade do governo nesta clamidade´principalmente o 1º ministro que não largou as férias quando o País estava a arder e sem resposta .1º ministro substituto e ministra da administração interna.Então ninguém desta gente estava disponivel? Isto tem que ter responsáveis.
  • Jorge Saraiva
    11 ago, 2016 Portimão 16:20
    Estes pseudo políticos não valem o ar que respiram e muito menos se interessam pelos incêndios e pelo POVO, que infelizmente continua a eleger gente desta laia. Está na hora de abrir os olhos e banir estes montenegros e companhia.
  • Paulo Campos
    11 ago, 2016 Porto 16:07
    Este sujeito não tem um pingo de decência, mas anda de nariz empinado a proclamar democracia, coisa que nas atitudes e vocabulário dele não existe. Ele apenas quer o lugar do Passos Coelho, só procura PODER.
  • Rui
    11 ago, 2016 Lisboa 11:59
    O CDS espera se qualquer coisa pois é um partido de boleia o PSD que é suposto ser um partido com mais responsabilidade e contenção está transformado numa balbúrdia sem igual fora do poder e que eles estão bem porque não tem sensibilidade para os problemas que afectam o dia a dia dos portugueses mas este tipo de oposição e nociva para o país nem interessa a esquerda por mais que a direita se enterre todos os dias.
  • Mais um
    11 ago, 2016 Lx 10:06
    Xico esperto que está a ver a oportunidade de saltar para a espinha do Coelho! Farsola por farsola qual dos dois o mais mentiroso? A jotaria não há duvida que durante anos formou grandes oportunistas nas universidades de verão dos PSDs. Tudo "licenciado" em 3 dias de formação com quase licenciados tipo Relvas como "professores"
  • Vergonhoso!
    11 ago, 2016 Port 09:57
    Este Montenegro! Ele e muitos PSDs seus correligionarios que lideram actualmente um partido que de social democrata só tem o nome! Continuem a acreditar nestes impostores e a darem-lhes credibilidade!...
  • Luis
    11 ago, 2016 Lisboa 09:57
    MANUEL JOSÉ. É bom não esquecer que muitos dos que já tiveram o rabinho assentado na AR e muitos daqueles que ainda hoje os assentam vieram directamente da santa terrinha para a AR. Alguns foram criados a brôa e sopa, mas logo se esqueceram disso assim que que começaram a ser tratados por "Sr.Deputado". Como se esqueceram daqueles que os elegeram e que ainda foram criados em piores condições que eles e que não viram a sua vida melhorada. Ficaram logo todos deslumbrados como uma criança, que nunca comeu bolos, e pela primeira vez olha para uma montra de uma pastelaria. A maior parte deles são autênticos idiotas incultos sem qualquer tipo de moral e ética que só os fatos que trazem vestidos é que fazem deles senhores (tristes). Eles na sua maioria são assim, depois as madrassas dos partidos fizeram o resto. Já muita gente se referiu ao facto de nos partidos, para eleições internas , os votos serem comprados e negociados a exemplo do que se passa no Vaticano para a eleição do Papa. Esta gentinha é alguma vez digna de credito? Que podemos esperar desta gentinha?. Nem para limpar as matas teriam utilidade. Os partidos em muitas situações funcionam como autênticas máfias. Não há democracia sem partidos mas democracia só com máfias é tudo menos uma democracia. As noticias relativas a patifarias são quase diarias.As patifarias da nossa classe politica já estão mais que banalizadas.Para elas nunca existe legislação que as condene e o custo é sempre politico, Pudera, quem faz as leis.
  • O Montenegro
    11 ago, 2016 Lis 09:53
    Quer é intriga e discussão telenovelesca! Então os incendios não são mais importantes para este xico-esperto! Claro não é ele que está a ser prejudicado! Muito baixo nivel!

Destaques V+