Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marques Mendes propõe melhores salários para os governantes

01 set, 2016 - 07:39

A proposta foi apresentada aos alunos da Universidade de Verão do PSD, que decorre até domingo em Castelo de Vide. Antigo líder social-democrata deixou ainda avisos: ter mais votos já não chega.

A+ / A-

Das cinco propostas que o social-democrata Marques Mendes levou à Universidade de Verão do PSD, na quarta-feira à noite, destaca-se a que propõe melhores salários para os políticos.

O conselheiro de Estado vai mais longe e coloca a hipótese de os governantes ganharem mais do que os deputados ao Parlamento – nada de vencimentos milionários, mas salários equilibrados.

“Três razões: exercem a função em regime de exclusividade, ao contrário dos deputados; o regime de responsabilidade é muitíssimo maior e o escrutínio é muitíssimo mais exigente”, justificou.

Marques Mendes propôs ainda, de novo, a mudança do sistema eleitoral com a criação de círculos uninominais e a criação de uma comissão parlamentar de ética que regule códigos de conduta e potenciais conflitos de interesse.

Uma terceira proposta é a existência de consensos políticos sobre questões de Estado, sustentabilidade financeira e áreas como a educação e, por fim, distinguir cargos de confiança política de cargos de confiança técnica.

Sem maioria absoluta, PSD não volta a governar

Em Castelo de Vide, Marques Mendes avisou o PSD não voltará a governar sem maioria absoluta. Em seu entender, as últimas legislativas foram uma lição.

“O PSD não volta mais ao poder se não tiver maioria absoluta. Ganhar as eleições, como aconteceu com 38, 39 ou 40% não vai chegar. Ganha as eleições, mas corre o risco de continuar na oposição. Temos de fazer um pouco mais, porque não chega repetir o resultado ou subir mais um ponto ou dois. É preciso ter maioria absoluta. Não é preciso ser sozinho, pode ser acompanhado numa coligação com o CDS”, defendeu.

“Antigamente, podia-se ter governos minoritários. Eu acho que isso no futuro – pelo menos, num futuro imediato – acabou”, acrescentou.

O social-democrata alertou ainda para a necessidade de fazer melhor na oposição, pois “isto caminha cada vez mais para que, à esquerda do PSD – Partido Socialista e Bloco de Esquerda – formem um bloco governativo”.

“Ou seja, o Bloco de Esquerda tenderá a ser, no futuro, um CDS do PS. Ou, se quiserem, um CDS da esquerda. Eles não gostam desta linguagem, mas é para todos percebermos. E as sondagens hoje dizem que estes dois podem, sozinhos e descartando o PCP, ter maioria absoluta”, sustentou.

Marques Mendes instou, por isso, o PSD a apresentar propostas mais ambiciosas do que no passado, dado que já não chega que a vida corra mal a quem está no Governo – é preciso que tudo corra absolutamente bem a quem está na oposição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 set, 2016 Viseu 13:48
    Eu proponho um aumento zero...tal e qual como os patrões querem dar aos trabalhadores.
  • universidade?
    01 set, 2016 lx 23:13
    De verão? Isto é uma ofensa a todas as universidades deste país! Tenham maneiras! Já bastou a "licenciatura" à Relvas!..
  • fanã
    01 set, 2016 aveiro 17:36
    Concordo Sim !...........................se tivéssemos bons governantes e estamos longe disso !!!!
  • Jp
    01 set, 2016 Porto 15:28
    Há por aí muito boa gente, que não justifica aquilo que ganha, quanto mais serem aumentados...Aumentem o salário daqueles que mal ganham para uma sopa. Haja paciência...
  • Mario
    01 set, 2016 Portugal 14:46
    Realmente este nem bom nome tem só mostra o oportunismo e pouca vergonha. Muitos funcionários públicos de maior importância para o País como professores por exemplo têm os ordenados congelados à anos e nem progressão ma carreira, e vem falar de melhores salários para governantes? Ainda não conheci nenhum governante que a sua competência como tal justificasse o seu salário.
  • Santa ignorância
    01 set, 2016 Tocha 12:40
    Este RATO, lá entende que os governantes já levam pouco para casa! Ainda vamos por acabar de dar tudo o que temos e não temos a estes MELROS e depois, ainda nos vão obrigar a levar... para seu belo prazer! CANALHAS. Antigamente era a mocidade portuguesa e a legião, agora... é o que se vê.
  • Eborense
    01 set, 2016 Évora 12:28
    Dr. Marques Mendes! Então e que tal melhores governantes para estes salários?
  • Eugénio Rodrigues
    01 set, 2016 Tavira 12:10
    Chamar de universidade de verão a algo que ocorre durante 5 dias está ao nível dum partido de direita neo-liberal que se diz social-democrata. Um embuste autêntico.

Destaques V+