Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jerónimo. "Governo minoritário do PS" e Orçamento logo se vê

04 set, 2016 - 20:56 • Paulo Ribeiro Pinto

Líder comunista encerrou este domingo a 40ª Festa do Avante onde prometeu analisar o Orçamento do Estado e deixou críticas a PSD e CDS.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP diz que há duas ameaças no ar: a oposição de PSD e CDS, que quer desestabilizar o pais a todo o custo, e as opções políticas do PS, que são um grave bloqueio para resolver os problemas do país, sobretudo quando não quer romper com as exigências externas.

O apoio do PCP ao Orçamento do Estado para o próximo ano não será um cheque em branco. A poucas semanas da apresentação do documento, Jerónimo de Sousa deixa o aviso ao Governo: "A nossa decisão será determinada pelo seu conteúdo. O nosso compromisso é examinar a proposta [de Orçamento], abertos que estamos a popor e encontrar soluções para que prossiga uma linha de reposição e devolução de direitos, de respeito pelos salários, de aumento das pensões, mas também de dar resposta aos problemas do crescimento, do emprego e do desenvolvimento".

E, mais uma vez, o discurso de encerramento do Avante, foi oportunidade para que o líder comunista lembre que este é um Governo e um programa do PS. "O actual quadro político traduziu-se não na formação de um Governo de esquerda, mas sim na formação e entrada em funções de um Governo minoritário do PS, com o seu próprio programa".

O secretário-geral comunista sublinhou ainda que o partido não depende de ninguém. "O PCP mantém total liberdade e independência políticas, agindo em função do que serve os interesses dos trabalhadores, do povo e do país".

Jerónimo de Sousa tratou também de lembrar que a solução de Governo encontrada ainda fica aquém do que o PCP deseja, mas o objectivo era afastar PSD/CDS, que agora tentam, na leitura de Jerónimo de Sousa, regressar ao poder a todo o custo. "Eles choram, dramatizam, fazem lembrar aquela senhora que vende bolas de berlim e diz: 'Chora menino, chora, que a mamã compra'. O povo português não vai comprar este regresso ao passado, o povo português não quer o regresso do Governo PSD/CDS".

Foi a 40ª Festa do Avante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedras
    06 set, 2016 GAIA 10:47
    1. Se é possível aqui opinar, é devido a pessoas que deram a vida por vocês, (respeito é lindo). 2. Muitos dos que aqui falam, votam nos "senhores" que direcionaram o país para a dita e CRISE.... crise essa de valores e orientações, que deixaram de ser viradas para o interesse do povo português, mas dos Salgados, Berardos, Loureiros, Passos, Portas, Cristas, Socrates, Barrosos, Cavacos, Belezas, "ChampaLimons"... os maçons... Opus Day... isso é o que as pessoas daqui apoiam, não se escondam! 3. O código de trabalho que usam ou usaram enquanto trabalharam ou trabalham foi uma segurança para o rendimento de milhares de famílias, criados por homens e mulheres que pensaram no melhor para um povo.... 4. Ao contrario, Jeronimo Sousa abdicou das mais valias da Assembleia como deputado, visto que os "Lindinhos", Loureiros, Manuelas, Belezas, Cavacos, os da mesma gamela, não abdicaram como ainda pediram os acertos por terem saído. 5. Como pessoa, não tenho jeito para engolir "SAPOS", nem desejava esta condição, mas prefiro na vida a engolir sapos do que a ser "estuprado" por ideias capitalistas, irresponsáveis encobertos pelas teias de grupos financeiros fantasmas que nem se sabe para onde o nosso dinheiro vai, com perda diária de Autonomia nos mercados e refletida no povo português. 6. Não há festa como a do AVANTE, por mais que destrocem. 7. Enquanto eu existir os Ideais do Comunismo Português estarão sempre vivos. 8. Assim se vê a força do PC...
  • Miguel
    05 set, 2016 Porto 19:43
    Joao Lopes, "Foste cuspir e escarrar esta noticia: Passos Coelho disse que foi o PS que trouxe a austeridade para Portugal em 2010 e, consequentemente, o PSD teve de aplicá-la também. “Não vale a pena vir com o espantalho da austeridade. Deixemos o espantalho da austeridade que foi trazida pelos socialistas e que nós tivemos de cumprir também”, disse ainda." Mas tu pensas pela tua cabeça ou esta ao serviço de alguém?
  • Pedras
    05 set, 2016 Gaia 17:53
    Vocês deviam-se era esconder.... Senhores abastados de barriga cheia....
  • carmom
    05 set, 2016 FAMALICÃO 17:39
    Não é preciso esperar,sabemos que aprova,desde que os sindicatos continuem a mandar e que não se privatize nenhuma EP mesmo que dê prejuízos astronómicos..
  • 05 set, 2016 LISBOA 15:43
    TANTA GENTE QUE SÓ AOS 65 ANOS TEM DIREITO A 500 EUROS DE REFORMA, ESTE MANHOSO AOS 47 ANOS JÁ TINHA PEDIDO PENSÃO VITALÍCIA COMO O RESTO DA PARASITAGEM QUE MAMA DOS NOSSOS IMPOSTOS E DEPOIS VOMITAM MORAL!!!!
  • martins
    05 set, 2016 dortmund 13:04
    uma no cravo outra na ferradura sr jeronimo entao em que ficamos este governo e um governo de maioria esquerdista ou e um governo de minoria que se apoderou ilegitimamente do poder aja paciencia para aturar estes mentirosos e sedentos que nao olham a meios para atingirem os fins
  • João Lopes
    05 set, 2016 Viseu 11:09
    Foi o PS que trouxe a austeridade para Portugal em 2010 e o governo PSD/CDS teve de aplicá-la para recu-perar o País. Agora o governo social-comunista, sustentado pelo PS, PCP, BE, Verdes, está a oferecer mais austeridade e a vida dos portugueses vai piorando, docemente: quase não se nota, porque a propaganda marxista anestesia os cidadãos!
  • JrVAz
    05 set, 2016 Viseu 10:44
    Estes Tristes como nunca tiveram o mandato do povo, vieram apoiar um triste, desorientado para ser 1º m. pois bem mas o deficit aumenta, ou temos um sistema económico Europeu ou comunista, mas isso os Portugueses sempre rejeitaram, quando estivemos na miséria, vamos a novo resgate, os políticos são a grande empresa que dá lucros , qualquer safardana ganha milhões e nós pagamos até não poder mais onde já se viu um ordenado de €1000 pagar mais de metade de impostos, diretos e indiretos, é uma roubalheira, os combustíveis estão a 1/3 mas pagam-se quase ao mesmo de quando custavam usd 160,Srª Catarina e Jerónimo olhem para isto .
  • JrVAz
    05 set, 2016 Viseu 10:41
    Estes Tristes como nunca tiveram o mandato do povo, vieram apoiar um triste, desorientado para ser 1º m. pois bem mas o deficit aumenta, ou temos um sistema económico Europeu ou comunista, mas isso os Portugueses sempre rejeitaram, quando estivemos na miséria, vamos a novo resgate, os políticos são a grande empresa que dá lucros , qualquer safardana ganha milhões e nós pagamos até não poder mais onde já se viu um ordenado de €1000 pagar mais de metade de impostos, diretos e indiretos, é uma roubalheira, os combustíveis estão a 1/3 mas pagam-se quase ao mesmo de quando custavam usd 160,Srª Catarina e Jerónimo olhem para isto .
  • António Jorge Tavare
    05 set, 2016 SJMadeira 10:02
    Estavam à espera de quê? Que Jerónimo elogiasse o Trump, a Merkel e/ou o Temer?

Destaques V+