Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Justiça deve ser feita desligada "de um caso em concreto"

17 set, 2016 - 12:18

Primeiro-ministro defende que uma reflexão serena sobre o sistema de Justiça em Portugal.

A+ / A-

O debate sobre o sistema de Justiça em Portugal deve ser feito desligado "de um caso em concreto" e não pode ser "capturado por interesses corporativos", afirmou este sábado o primeiro-ministro à saída de uma reunião com o chanceler austríaco.

“Temos de ter um sistema de justiça que garanta o direito dos cidadãos, que contribua para o desenvolvimento da economia e que assegure um Estado de Direito e só uma justiça eficaz o pode fazer”, afirmou aos jornalistas.

“Isso é o que consta do nosso programa de Governo e que iremos naturalmente executar, mas tem de ser um debate desligado de temas concretos e não pode ser capturado por interesses corporativos – pelo contrário, é um debate que deve ser conduzido tendo em conta que a justiça é um pilar fundamental do Estado de Direito Democrático”, defendeu ainda, em Viena.

"Acho que a reflexão sobre a justiça deve ser feita serenamente e, sobretudo, não pode ser feita a propósito de um caso em concreto, qualquer que ele seja", declarou.

António Costa encontrou-se em Viena com o chanceler Christian Kern, na sequência da cimeira informal de Bratislava sobre o futuro da União Europeia.

Questionado em concreto sobre o caso do ex-primeiro-ministro José Sócrates e a polémica em torno da Operação Marquês, António Costa disse que a sua posição se aplica a "esse caso ou qualquer outro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    17 set, 2016 alemanha 14:19
    cuidado costa socrates ainda te vai dizer de ti o que disse do marcelo mas o sr esta a dar uma no cravo outra na ferradura quer uma justica justa e comete a injustica de nao ter demitido os seus secretarios de estado e ter criado esse codigo de conduta que nao passa de uma protecam a corrupcao mas as esquerdas sempre foram e seram assim assim falam bem mas agem mal dizem uma coisa e fazem outra e o sr e uma prova disso nas eleicoes nao marcou golos mas meteu mais jugadores para ganhar o jogo porque para si nao contam os golos mas sim a quantidade de jugadores

Destaques V+