Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Oposição contesta “verdadeira ministra das Finanças” e pede “ordem no Governo”

19 set, 2016 - 15:19

PSD e CDS dizem que deputada bloquista Mariana Mortágua é que manda nas Finanças e temem que o detentor do cargo, Mário Centeno, deixe de ter condições para exercer funções.

A+ / A-

O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, considerou, esta segunda-feira, que é altura de o primeiro-ministro "meter ordem" no Governo, sublinhando que já se percebeu que "quem manda" é a deputada do BE Mariana Mortágua e não o ministro das Finanças.

"É altura de, nomeadamente o senhor primeiro-ministro meter um pouco de ordem nisto", afirmou Nuno Magalhães, quando questionado sobre o desafio deixado no sábado por Mariana Mortágua (BE) ao PS para que reflectisse e definisse até que ponto está disposto a chegar para se assumir como uma alternativa global ao sistema capitalista.

Sublinhando que já se percebeu que "quem manda é a senhora deputada Mariana Mortágua" e não o ministro das Finanças, Nuno Magalhães recorreu à sua experiência com o Governo de coligação PSD/CDS-PP para defender que ou Mário Centeno aparece ou deixará de ter condições para continuar como titular da pasta das Finanças.

"Creio que pela primeira vez numa coligação - e sei bem o que vou dizer, sei bem daquilo que vou dizer e sei bem porque o vou dizer - em que não é o maior partido da coligação que anuncia matérias do ponto de vista fiscal e orçamental. Quando é o BE que anuncia em nome de um Governo do PS mais impostos e mais taxas para os portugueses, eu creio que ou o senhor ministro das Finanças aparece ou facilmente será esquecido ou facilmente deixará de ter condições para se manter no cargo, porque já percebemos que não manda, quem manda é a senhora deputada Mariana Mortágua", disse.

"Reformar, não 'sirizar'"

Na mesma linha, o vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva admitiu que nunca pensou que Mariana Mortágua se convertesse na ministra das Finanças do Governo PS, sublinhando que é necessário "reformar e não 'sirizar'"

“Obviamente, isso configura um enorme retrocesso e uma preocupação para todos os portugueses. O que precisamos não é de ‘sirizar’, o que precisamos é de reformar e de ultrapassar obstáculos estruturais que estão connosco há muito tempo. Todos os sinais que vão sendo dados todos os dias por afirmações histriónicas que vão sendo realizadas afastam Portugal mais da atracção de investimento e criam-nos maiores dificuldades”, garante.

Os líderes partidários falavam aos jornalistas no final de uma conferência de imprensa conjunta no Parlamento sobre a criação do Sistema Nacional de Informação Cadastral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    25 set, 2016 Palmela 17:00
    Parece que ainda não perceberam o sentido da frase: 'O povo é quem mais ordena'! quando José Afonso o disse, cantando! não quis dizer que eram os ignorantes sem formação, que deviam governar um país!!! não, não foi! o que ele quis dizer, é que um país deve ser governado em 'concordância' (onde vários,diferentes,estão de acordo)! os que trabalham, aceitando ideias 'em conjunto'! e Mariana Mortágua, pertence a um grupo, escolhido pelo povo! O grande problema de o nosso país se perder, quando tinha oportunidade de evoluir, foi precisamente, por ser governado por um só, ou dois 'do mesmo'! Já se viu que NÃO DEU!!! querem mais??? Já CHEGA! Agora temos: um partido centrista, dois de esquerda, um Presidente que não faz parte de nenhum deles! que veio, de outro tempo, como eu também vim, mas 'não pertencemos' a esse tempo! estávamos lá, por acaso! As ideias da jovem Mariana, ajudam o Dr. Centeno! é isso que está a acontecer! por isso não queiram trocar as voltas, àqueles que se estão a esforçar, para tirar o país da 'cepa torta', que se continuasse... acabávamos por o perder! e nós, não queremos perder o nosso país! pois não? não se esqueçam que temos uma dívida para pagar! e não é com palavras, que se pagam dívidas! é com acções: com lógica e inteligência!!! Mesquinhices, não levam a nada! A Mariana, faz mais falta a pensar e a dizer o que pensa! do que na pasta das finanças! onde está sentado um Ministro, que sabe fazer contas e sabe pensar em conjunto! 'UNIDOS' como Deus manda.
  • Otário cá da quinta
    20 set, 2016 Coimbra 18:43
    Agradeço `RENASCENÇA ter publicado os meus comentários em respostas ao Senhor JORGE PEREIRA. A Este, espero que consiga resolver os seus problemas o mais rápido possível, porque os meus, já não são nenhuns. FELICIDADES.
  • graciano
    20 set, 2016 alemanha 17:10
    meu ultimo comentario a oposicao tem razao em pedir ordem no governo porque quem esta a governar o pais e o be e o pcp o ps actual nao passa de um pau mandado que tem que governar ao sabor e as ordens de catarina e mortagua e com o apoio de santo geronimo por aqui me fico estou longe desse pais mas me custa muito ver o povo do meu pais a ser sacrificado por xulos que a unica coisa que sabem e destruir o que os outros fazem e como sao bons artistas consseguem sempre iludir o povo
  • Jorge Pereira
    20 set, 2016 Lisboa 16:53
    " ....tanto mais que V.Exa. entende que hoje, no século XXI, não tenho o direito de criticar opiniões, mas no seu comentário das 11,57 h, é isso que faz! Claro que a DEMOCRACIA E A TAL SOCIAL DEMOCRACIA É SÓ PARA SI E OUTROS TAIS, os outros têm de baixar as orelhas..". Na sequência do comentário de Otário cá da quinta, posso adiantar que NUNCA me poderão acusar que defendo que qualquer pessoa "não tem o direito de criticar opiniões", mas compreendo não me conhece. Se se refere a social democracia dos chamados países nórdicos, essa é outra conversa e poderei ter aí vislumbres de concordância. NUNCA me coloque no saco da social democracia nem em qualquer outro saco partidário deste país, nem me cole à DIREITA . A dicotomia entre esquerda e direita em Portugal, para mim, é mais ou menos como o velho ditado de "Tão ladrão é o que vai à vinha, como o que fica à espreita", se olhar para os governos que se alternam. A ironia para mim é ainda o que me resta, num país onde me dispensam a meio de um mês de Agosto sem ter mais nenhum pagamento, sem indemnizações ou coisa que o valha. No entanto, como não desisti cá estou eu, a trabalhar para pagar as contas e a educação dos que dependem de mim, até alcançar algo melhor. Mas ainda assim, não posso deixar de criticar opções de políticos MAS NUNCA de quem aqui escreve, pois nunca farei opções nesta área pela minha experiência pessoal, mas sempre pela procura de quem não me engane e nisso, politicamente, há muito que deixei de acreditar.
  • Otário cá da quinta
    20 set, 2016 Coimbra 16:22
    CONTINUANDO. Mas como ia dizendo, Acho muito estranho que uma pessoa como V.Exa. referir-se ao século passado como se refere e aplaudir, pelos vistos, estes governos, mas todos,, que só têm feito mal à classe trabalhador, aos pequenos, porque quando me diz que seu pai com oitenta anos tem uma reforma miserável e a sua FALECIDA MÃE, tinha uma de 200 € e nem apoio teve na doença pela parte deste sistema de saúde, esteja tão revoltado com as medidas que este GOVERNO está a implementar! Caro Senhor: Camões, numa determinada ocasião disse: Camões a morrer, Camões a aprender. Eu, faço minhas as suas palavras. MAS CONSIGO NÃO APRENDO NADA, porque eu, EU não visto camisola de PARTIDO e nunca me deixei sugestionar, HIPNOTIZAR ! LAMENTO É QUE ALGUÉM MISERAVEL e só porque é MISERÁVEL, se coloque ao lado de quem o explora a troco de mais uns cêntimos, É MAIS DO QUE MISERAVEL - É SER JUDAS. DE QUALQUER MODO, DESEJO-LHE MUITAS FELICIDADES, embora estando do lado em que está, as venha a ter. MAS O MELHOR QUE TEM A FAZER É TRABALHAR, COMO EU FIZ E NÃO CONTAR COM OS POLITICOS PARA NADA -- SÃO TODOS IGUAISZINHOS.
  • Zecao
    20 set, 2016 Lisboa 16:06
    Estes políticos da treta, nunca mais aprendem, andam nas escolas partidárias, nasceram no seio da política e não sabem o que é dar no duro para conseguir amealhar algum. Quando eles próprios e a bem do povo fizerem uma proposta em que só podem ir para deputados depois de 5 anos a vegar a mola e não em gabinetes de advogados, então sim botem faladora que o Zé acredita..
  • Otário cá da quinta
    20 set, 2016 Coimbra 15:57
    Ó JORGE PEREIRA. Quando trato alguém por tu, é sinal que esse alguém merece a minha confiança, fora disso, é que nem por tu nem por Exa... Acredito que seu pai tenha passado fome e olhe eu também, porque nem açúcar havia para o café, mas adiante. O seu rendimento vem do trabalho, mas o meu vem da pensão de reforma e olhe, enquanto pude, eu nunca tive emprego, _TIVE TRABALHO e para ter uma vida decente e dar umas licenciaturas aos meus filhos, fui ESCRAVO DE CHULO, DE PARASITA e como fui competente e trabalhador, lá fui sendo considerado bom profissional, até chegar a hora de não mais poder trabalhar. Quanto às ideologias do século passado, quanto a mim, não foram piores nem melhores do que estas que prevalecem hoje, tanto mais que V.Exa. entende que hoje, no século XXI, não tenho o direito de criticar opiniões, mas no seu comentário das 11,57 h, é isso que faz! Claro que a DEMOCRACIA E A TAL SOCIAL DEMOCRACIA É SÓ PARA SI E OUTROS TAIS, os outros têm de baixar as orelhas. Eu não me refugiu no meu estado pessoal, nunca o fiz e mesmo sem pernas, continuo a ser um HOMEM, HOMEM de BOM CARACTER, que nunca mendiguei dó, mas jamais FUI CAPAZ DE SER PARASITA, EXPLORADOR DE QUEM TRABALHA e de olhar só para o meu umbigo; não pertenço à classe daqueles que só se sentem bem rodeados de gente na miséria. CONTINUO NOUTRO COMENTÁRIO.
  • Jorge Pereira
    20 set, 2016 Lisboa 14:20
    Em resposta ao comentário de OTÁRIO CÁ DA QUINTA e pelo respeito que me merecem as pessoas de idade: estou tudo menos ACOSSADO. O meu Pai tem 80 anos, uma reforma miserável. Passou fome, porque eram 8 irmãos e porque um senhor que mandava nisto tudo entendia tornar todos iguais pela pobreza material e de conhecimento. Aprendi que as miseráveis ideologias que nos impingiram no séx. XX, viviam de nomenclaturas que esmagavam o indivíduo e a sua liberdade intrínseca. Não engulo essa de que os comunistas comiam criancinhas, assim como não engulo essa de que as ideologias de esquerda são o sol na terra.O meu único rendimento vem do trabalho! Não terei nenhum problema em lhe o provar directamente. Não pretendo é que a mim, como a outros portugueses façam de burros e com o devido respeito, para consigo, pela idade, o anonimato da internet não lhe confere o direito de criticar opiniões, julgando-me pessoalmente. Julgo que esse respeito nas pessoas mais velhas foi sempre uma mais valia daí que nunca o trataria por "tu" ainda que não soubesse a sua idade. Faça o esforço e por favor não se refugie no seu estado pessoal para dirimir opiniões. Porque o Senhor está vivo. Infelizmente não posso dizer de minha mãe, que com uma reforma de 200 e poucos euros, morreu com uma doença terminal, sem que da parte do sistema de saúde deste país houvesse o mínimo de apoio. APRENDA QUE NEM TODOS OS QUE CRITICAM ESTAS OPÇÕES são capitalistas e exploradores, sou um simples cidadão.
  • Otário cá da quinta
    20 set, 2016 Coimbra 13:08
    Este JORGE PEREIRA, deve ser do TEMPO !!!!!! em que os COMUNISTAS comiam... criancinhas ao pequeno almoço e velhinhos ao jantar. Ó JORGE, eu estou aqui porque sou um velhote a caminho dos oitenta e sentado numa cadeira de rodas porque a diabetes já me levou duas pernas, porque senão ! creio que não estava. No tempo das senhas de racionamento, elas existiram porque foi num período da 2 ª. GRANDE GUERRA e nada pelo que queres dizer. És malicioso ! Pelos vistos, estás a ser ACOSSADO ! Se aqueles que têm menos de 50 mil euros nos bancos É QUE FOSSEM ESPIOLHADOS , tu estarias caladinho, não é verdade ? JÁ FOI ASSIM QUANDO AS GRANDES REFORMAS FORAM TAXADAS suplementarmente, mas se tivessem tirado às pequenitas estavam todos caladinhos ! É PÁ ! os meus parabéns pela tua inteligência e coragem de chamares burros a uns NIVE MILHÕES DE PORTUGUESES !
  • Jorge Pereira
    20 set, 2016 Lisboa 11:57
    Toca a taxar toda a gente que se atreva a mostrar que tem alguma coisa de seu. Que saudades dos tempos de racionamento nas saudosas republicas socialistas soviéticas, aquilo sim, qualidade de vida, uma senha para a carne, outra para o pão, outra para o peixe. E quando alguém saía da linha, havia sempre um Gulag, com uma SPA maravilhosa e era um alívio para a família, menos um a ter de dividir na senha semanal. Caríssima Sr.ª Deputada do Unificador Bloco de Esquerda, vá mais longe ainda, crie um sistema de senhas, racionamento. E mande para um Gulag todos os que tenham o atrevimento de ter um carro, uma casa sua, de comprar uma roupa que não aquela que o regime deverá começar a distribuir, batas iguais, pois o combate à desigualdade começa na roupa que envergamos diariamente, a mesma roupa a todos, em filas indianas para o trabalho, em prol da Grande Mãe que zelará por todos nós, que somos uma cambada de imbecis, que temos de ter sempre a orientação superior do Grande Partido e seus Queridos lideres. Ai Alexander Issaiévich Soljenítsin, nunca soubeste apreciar o SPA no Gulag que te deram no paraíso dos trabalhadores, seu ingrato!

Destaques V+