Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos acusa Costa de "falsear" a realidade

14 out, 2016 - 11:09

Acusação foi feita durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República.

A+ / A-

O líder do PSD acusou o primeiro-ministro de falsear a realidade, confrontando António Costa com o facto da economia portuguesa estar a crescer quase metade do que o Governo previu para 2016.

"O país não pode levar a sério nem um primeiro-ministro, nem um Governo que falseia a realidade", afirmou o presidente social-democrata, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República.

Sublinhando que basta olhar para os dados de qualquer fonte credível sobre os juros que Portugal está a pagar a 10 anos para se ver que "não estão a correr bem", ao contrário do que o primeiro-ministro diz, Passos Coelho recusou a ‘desculpa' utilizada por António Costa da herança deixada pelo anterior executivo de maioria PSD/CDS-PP.

"Desgraça é herdar um pedido de resgate do país como nós tivemos. Não vale a pena queixar-se muito da herança que recebeu porque foi o senhor que a quis agarrar", sublinhou.

Antes, António Costa tinha atribuído a evolução das taxas de juro da República ao longo de 2016 sobretudo à forma como foi gerida toda a consolidação do sistema financeiro pelo anterior Governo.

"O senhor deputado sabe bem o que quero dizer", disse, dirigindo-se a Passos Coelho.

"Quando quiser comparar situação do país e da banca entre 2011 e 2015 tenho muito prazer em fazer esse debate consigo", retorquiu o líder do PSD, que questionou António Costa sobre quando fará a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, pergunta que ficou sem resposta.

No dia da entrega da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017, tema que esteve ausente nas perguntas de Passos Coelho, a intervenção do líder do PSD ficou também marcada pelas interpelações ao primeiro-ministro sobre as "modestas perspectivas de crescimento da economia portuguesa em 2016", com Passos Coelho a pedir para António Costa explicar qual tem sido "o motor de travagem da economia".

"Já depois do último debate quinzenal, afirmou que infelizmente talvez a economia portuguesa não cresça este ano muito mais do que 1%, talvez um bocadinho mais do que 1%, mas não muito mais do que 1%, sendo que o Governo tinha uma meta de 1,8", recordou o líder do PSD, notando que até hoje, o crescimento que pode ser medido representou 0,9%.

Na resposta, António Costa argumentou que aquilo que é previsível acontecer na economia portuguesa está "perfeitamente em linha com as previsões que o Fundo Monetário Internacional fez de revisão em baixa do crescimento das economias desenvolvidas". Além disso, acrescentou, não obstante o menor crescimento, há uma redução sustentada da taxa de desemprego de níveis superiores a 12% para níveis próximos dos 10%.

"Apesar do crescimento ser menor, estamos a cumprir o principal objectivo da nossa política económica, que era emprego, emprego, emprego. Hoje temos menos desemprego e mais emprego", sustentou, aludindo ainda ao facto de, "ao contrário do que tem sido ficcionado", o investimento aumentou e Portugal conseguirá este ano cumprir as metas do défice.

Passos Coelho não se mostrou, contudo, satisfeito com a resposta, insistindo em perguntar ao primeiro-ministro sobre "o que correu mal".

"Eu respondi, o senhor não gostou foi da resposta", replicou o primeiro-ministro, acusando Passos Coelho de ter adoptado uma estratégia em que o seu sucesso depende do insucesso do país".

"O desemprego não é indicador avançado da economia", insistiu o líder do PSD, considerando que António Costa "não sabe responder ou não quer responder" à pergunta sobre os motivos de um menor crescimento da economia face às previsões do Governo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Barsanulfo
    14 out, 2016 alcains 16:21
    "O que é que correu mal?", lançou Passos Coelho! O tipo tem curta memória selectiva, avalia os portugueses por si, e imagina que também a perdemos! Muita coisa correu mal, e iria correr ainda pior se ele continuasse com a sua turma de malfeitores, nas malfeitorias que se propunha! Algumas das consequência e o Resultado de 4 anos da quadrilha PSD/CDS. Descemos 3 posições no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. 1,4 Milhões de desempregados. Défice sem baixar, na proporção dos cortes e impostos. Dívida a chegar aos 225 mil milhões, 135% do PIB. 35% dos jovens sem emprego, 15% de crianças e adolescentes na miséria, com fome. Ensino, educação num caos como não há memória. Justiça encaixotada e em estado de Citius. Adiamento do pagamento de dívida, com juros mais elevados. PIB ao nível de 2001. Em 3 anos 450 mil emigraram. Foram destruídos 450 mil postos de trabalho. 2 Milhões de pobres em 2011,em 2013, 2,7 milhões. Em 2013, 660 mil famílias não conseguiram pagar empréstimos a bancos. 500 mil pessoas com salários penhorados, famílias, sem emprego ou apoio, vêm as suas casas confiscadas e vendidas por dívidas menores ao fisco. Aumento de 23% das vendas de automóveis de luxo, e 100 novas fortunas. As taxas de juro desceram? Sim é verdade mas não é mérito do governo PSD/CDS,foi da política do BCE! Mais desemprego, menos emprego, a miséria aumenta, a indigência alastra.A dívida de 94% do PIB de Sócrates era a Bancarrota, com a dívida de 135% do PIB de Passos era a recuperação
  • Barsanulfo
    14 out, 2016 alcains 15:36
    Disse ontem o Presidente da república: " não esperem por eleições que não chegam". Este triste traste, messias relapso, pregador de catástrofes, sempre em negação, ele mesmo a negação personificada, insiste e persiste no apocalipse que tarda em chegar, não obstante as suas rezas, récitas, pedidos ao além, para que o país se afunde tanto ou mais, que o PSD que ele vem afundando alegremente. Cego, surdo, meio mudo ( um deserto de ideias), não percebeu a mensagem do PR.O que lhe sobra em previsões catastróficas diárias, falta-lhe na vergonha que evidencia não ter. Como pode alguém continuar a apostar no mal do país, a anunciar desgraças, dizer o pior de um orçamento que nem conhece, negar a evidencia do evoluir progressivo da país e a melhoria da sua economia, quando, durante 4 anos, não cumpriu uma só meta orçamental, os orçamentos seguiam-se um após outro, semeou a instabilidade politica e fiscal no país, e ainda sente alento para falar em derrotas, desgraças, irrealismo etc etc. O tipo é mesmo uma nódoa!
  • O Pombo
    14 out, 2016 lis 13:22
    desasado! Enquanto a sra Merkel lhe pôs a mão por baixo, como ao borracho, lá nos foi levando à certa!...4 anos de sofrimento e de empobrecimento!
  • martins
    14 out, 2016 dortmund 13:20
    o que eu mais admiro nestes comentarios e que a esquerda quando nao esta no poder pode dizer tudo e mais alguma coisa quando estao no poder as oposicoes teem que se calar se vao criticar ou culpar o coelho entao o que dizer do costa ja se esqueceram que ele fazia parte do governo de socrates o coelho esta a cometer um erro porque ele devia era fazer como faziam ps be e pcp quando ele era 1 ministro que todos os dias pediam a cabeca do governo coelho nao pede a cabeca do governo pelo contrario diz para segurarem a cabeca em cima dos ombros e o grande problema do povo portugues e uns serem do benfica e outros do sporting defende a cor em vez de defender os seus intereses eu tambem era assim quando estava nesse pais hoje vejo as coisas melhor e de outra maneira porque vejo o jogo sem com paixao clubista e com os meus 66 anos ja vi muita coisa nesse pais- e uma coisa a vida e a expriencia me tem mostrado que e essa realidade que quem mais defende a democracia e quem mais aplica a ditadura eu faco tu nao podes fazer eu falo tu nao podes falar eu sou santo tu es pecador
  • Jorge
    14 out, 2016 Seixal 13:18
    Agora que a previsão do défice está ao alcançe daquilo que é exigido por Bruxelas, é a economia que não cresce dentro das previsões, quando a economia crescer, será outra coisa qualquer. Mas que azia.
  • Insiste! Insiste!
    14 out, 2016 pt 12:57
    Flete! Flete!...Este falacioso tem andado pelos ginásios, ginasticando!...Entretanto vai sobrevivendo, fazendo que lidera!
  • ó joão lopes
    14 out, 2016 lis 12:52
    Continue à espera do diabo!...
  • Luis
    14 out, 2016 Lisboa 12:51
    Quando assisto a estes debates a pergunta que faço a mim mesmo é se toda aquela gentinha, mediocre e demasiada bem paga para a competência que tem, quando abre a bocarra se tem em atenção que estão a ser ouvidos e vistos por centenas de milhares de pessoas ou até milhões. Será que Passos está convencido que os Portugueses já se esqueceram da desgraça do seu governo? Será que também está convencido que os Portugueses ignoram as condicionantes externas que impedem o desenvolvimento do País? Passos continua a apostar na desgraça do País para chegar ao poder. O governo pode cair, mas como resultado disso ele chegue ao poder vai uma grande distância. Deveria dar outra atenção às sondagens e perceber as razões das mesmas. Beneficiou muitos amigos mas com os votos desses não vai lá e as muitas centenas de milhares de pessoas a quem muito prejudicou nunca mais lhe darão o seu voto aconteça o que acontecer.
  • graciano
    14 out, 2016 alemanha 12:51
    eu nao entendo estes politicos se costa diz que o desemprego baixou devia explicar quais foram as empresas que abriram para criar emprego porque criar tachos ou mais funcionarios publicos nao significa progresso para o pais pelo contrario porque para cada funcionario publico e preciso 20 no privado e dou razao ao coelho costa que nao compare a situacao do pais de 2010 para 2015 e o costa sabe bem disso porque ele tambem fazia parte do governo de socrates ninguem faz milagres enquanto nao aparecer um governo que corte as regalias dos partidos e dos politicos porque desde o 25 de abril que o povo esta cada vez mais pobre e os politicos e banqueiros mais ricos enquanto os intereses do pc chines for colocado acima dos intereses de portugal e do povo portuges enquanto nao forem responssabilizados os gestores das empresas publicas pelas gestoes ruinosas que fazem nao e com medidas eleitoralistas que o pais cresce mas sim com medidas realistas e sr tuga se o psd nao tem projecto o ps tambem nao tem o ps hoje e um pau mandado pelo be e pcp porque ou faz o que eles mandam ou la se vai o tacho nao estou a defender o psd e nao acredito em nenhum partido enquanto nao vir um partido a lutar contra a mafia partidaria que esta instalada no poder ha 40 anos
  • Este abencerragem
    14 out, 2016 lx 12:40
    Só ainda convence os seus correlegionários mais clubistas!...Vergonhoso! Discurso de retórica estafada e de redondilha! Que pobreza é a deste PSD com um líder tão medíocre!

Destaques V+