09 jan, 2017 - 21:24 • Henrique Cunha
O bispo do Porto diz que Mário Soares “merece o reconhecimento de todos os portugueses e a gratidão de Portugal”.
Em declarações à Renascença, D. António Francisco dos Santos recorda “uma das personalidades politicas mais destacadas do século XX e “alguém que fez de Portugal um país europeu”, que “nos abriu o caminho da Europa”.
O bispo do Porto defende a ideia de que o ex-Presidente da República “sempre pensou mais nos outros do que nele próprio” e afirma que Mário Soares nos deixou uma grande lição: “Ajudou-nos a ver mais longe e para lá dos interesses pessoais”.
O prelado assegura que Mário Soares “sempre sonhou com um futuro melhor para Portugal” e “sacrificou a sua liberdade para construir a liberdade do país”.
D. António Francisco dos Santos recorda Mário Soares como um “homem solidário e de diálogo”, como alguém que “ajudou Portugal a reencontrar a liberdade e a consolidar a democracia”.
Para o Bispo do Porto, Soares “foi um homem que nos ensinou que o bem comum e a dignidade da pessoa humana, a liberdade e a democracia são essenciais para construirmos uma sociedade justa e solidária”.
Por fim, D. António diz que o ex-Presidente da Republica “nos ajudou a estabelecer pontes e a construir diálogo para que todos juntos possamos fazer mais e melhor por Portugal”.