Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca. "Devemos a Mário Soares um preito, uma gratidão muito grandes"

09 jan, 2017 - 15:32 • Ângela Roque

O cardeal patriarca de Lisboa considera que o momento que vivemos dever ser "de preito, de homenagem, de recordação activa da sua vida e do seu legado”.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa disse, esta segunda-feira, numa breve declaração à Renascença a propósito da morte de Mário Soares, que o momento que vivemos dever ser "de preito, de homenagem, de recordação activa da sua vida e do seu legado”.

“Como portugueses, devemos a Mário Soares um preito, uma gratidão muito grandes pelo seu papel na consolidação da democracia, na integração europeia, e no desenvolvimento da própria construção europeia, assim como também no que diz respeito aos direitos humanos, à liberdade religiosa, ao diálogo inter-religioso", declarou D. manuel.

"Recordo, concretamente, a sua participação activa nos encontros da comunidade de Santo Egídio. Enfim, são uma seria de razões, mais que bastantes, para que estes dias sejam de preito, de homenagem, de recordação activa da sua vida e do seu legado”, rematou o patriarca de Lisboa.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos desde as 13h10 de hoje. O funeral realiza-se na terça-feira, pelas 15h30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Doris
    09 jan, 2017 21:08
    Porque depois da morte, querem fazer-se santos e salvadores quem nunca salvou; porque tanta hipocrisia, porque tanta falta de coerência?!
  • graciano
    09 jan, 2017 alemanha 17:19
    o sr podera dever lhe muito eu nao lhe devo nada nem tenho nada que lhe agradecer a nao ser a miseria em que o pais se encontra muito por culpa dele e de quem o apoiou
  • Antonio Ferreira
    09 jan, 2017 Porto 16:35
    Peço desculpa ao Sr. Cardeal Patriarca, mas tenho de dizer o que sinto. Este país continua a fazer da hora de chamada, por Deus, um autêntico espectáculo. Gratidão ! Devo-a ao meu Pai de Céu e aos meus pais na terra. É a estes e só a estes que devo gratidão a nenhum político devo coisa alguma. Como cristão, paz à alma do senhor que acaba de falecer.

Destaques V+