17 fev, 2017 - 13:11 • Paula Caeiro Varela
PSD e CDS vão impor criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, desta vez só para esclarecer o convite a António Domingues para liderar o banco público e as negociações subsequentes.
A Renascença apurou junto de dirigentes dos dois partidos que vão usar o direito potestativo para criar mais esta comissão. É possível criar comissões de inquérito parlamentar com as assinaturas de um quinto dos deputados. Foi assim que foi criada a comissão já em curso e PSD e CDS têm assinaturas mais do que suficientes para criar mais uma.
Esta nova comissão terá, sobretudo, um objectivo político que é esclarecer as negociações entre o Governo e António Domingues e a posterior demissão deste da presidência da Caixa Geral de Depósitos, no fim de 2016.
A comissão sobre a Caixa que já existe tem por objecto esclarecer todo o processo anterior que levou à necessidade de recapitalização do banco agora liderado por Paulo Macedo. O argumento de que o objecto da comissão não inclui a nomeação de Domingues e o seu período na liderança da Caixa tem sido usado pela esquerda parlamentar para bloquear pedidos do CDS e do PSD para ter acesso e utilizar as comunicações escritas e digitais entre António Domingues e Mário Centeno.