Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo insiste em investigação a fuga milionária para paraísos fiscais

22 fev, 2017 - 19:58

Presidente da República também comentou o relatório de Bruxelas que coloca Portugal entre os países com “desequilíbrios económicos excessivos”.

A+ / A-

O Presidente da República insiste que a alegada transferência de 10 mil milhões de euros para paraísos fiscais sem tratamento da autoridade tributária merece uma investigação, porque os portugueses não vão entender que alguns não se tenham sacrificado.

Questionado pelos jornalistas à margem de uma visita à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar da Póvoa de Varzim, que celebra o seu 10º aniversário, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o que se passou entre 2011 e 2014 "merece" ser investigado.

"Se for assim, o que se teria passado entre 2011 e 2014, isso merece ser investigado e merece ser apurado para se tirarem lições para o futuro, porque em tempo de sacrifícios, porque foram muito grandes e alguns continuarão a ser, os portugueses que fizeram esses sacrifícios não percebem facilmente como é que houve alguns, se for esse o caso, uma minoria, que fugiu aos sacrifícios e não contribuiu para o que era do interesse nacional", declarou o Presidente da República.

O jornal “Público” noticiou na terça-feira que quase 10 mil milhões de euros em transferências realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais não foram nesse período alvo de qualquer tratamento por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, embora tenham sido comunicadas pelos bancos à administração fiscal, como a lei obriga.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou também a análise de Bruxelas à economia nacional, que coloca Portugal entre os países com “desequilíbrios económicos excessivos”.

O Presidente da República defende que se tem de "esperar" e reavaliar dentro de alguns meses as advertências da Comissão Europeia.

"Vamos esperar, porque o que interessa é ver o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] se vai continuar como continuou em Janeiro, como parece que sim ou não (...), vai continuar neste primeiro trimestre, sim ou não. Que evolução é que tem o desemprego, que evolução é que têm as exportações. Isso conjuntamente com o valor final do défice e com a visão sobre o sistema financeiro é que vai ser julgado naquela altura", disse o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou ainda que vai receber, sexta-feira, o CDS-PP que solicitou uma reunião para falar da polémica da Caixa Geral de Depósitos e de “situações graves” no Parlamento.

Nesta visita à Póvoa de Varzim, o Presidente da República anunciou que vai atribuir a Ordem de Mérito à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, porque constitui um exemplo para uma "cultura de segurança no mar".

"O mérito da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar deve ser reconhecido pelo Estado português. As condecorações devem servir também para apontar para o futuro", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio Rodrigues-Lo
    01 mar, 2017 viseu 18:15
    É preciso Justiça! tal nunca será feito se houver juízes parciais a julgar e que já deram provas de o ser! É preciso dizer-se bem alto: a maçonaria protege os criminosos, desde que sejam dos seus, como impõe o seu código! A maçonaria é aliás um cancro para a DEMOCRACIA! Só existe porque os sistemas fechados, como qualquer ditadura, se defendem com unas e dentes, contra tudo e todos excepto os deles!
  • fanã
    23 fev, 2017 aveiro 17:29
    Até o Cavaco está lixado se se investigar a SÉRIO !
  • AoLonge vê-se melhor
    22 fev, 2017 AoLonge vê-se melhor 22:36
    Marcelo, o comentador. Também gostava que o Sr Presidente, pedisse uma investigação ao facto de o juiz Rui Rangel ir decidir o recurso dos advogados de Sócrates, para o tribunal da relação de Lisboa. O juiz Rangel foi comentador televisivo do caso Sócrates e agora é juiz do mesmo caso. O Partido Socialista, manobra na sombra para evitar que Sócrates seja julgado e responda pelos seus crimes. A imprensa tem medo ao PS e poucos denunciam este escandaloso assunto.
  • Fernando Silva
    22 fev, 2017 Porto 21:55
    Acho muito bem e doa a quem for.Agora para uma coisa não se investigue e para outra seja investigado tudo.Marcelo é assim.Mas não é só ele toda a geringonça está sintonizada com ele.E eu pessoalmente acho que este caso deve ser anslisado até à exaustão e espero que alguém seja punido pesadamente seja em que posição esteja o culpado.

Destaques V+