Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marques Mendes

Governo vs Carlos Costa. “Presidente devia pôr alguma ordem na casa"

06 mar, 2017 - 06:00

Marques Mendes defende uma mediação de Marcelo Rebelo de Sousa na divergência entre Governo e governador do Banco de Portugal. O social-democrata comentou também o caso dos “offshores”, considerando que Paulo Núncio "prestou um mau serviço ao país".

A+ / A-

O social-democrata Marques Mendes considera que o Governo deve ser claro sobre se mantém a confiança no governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, depois das denúncias feitas por uma grande reportagem da SIC sobre o caso BES.

“Se o Governo quer demitir o governador do Banco de Portugal que o faça, mas que assuma com frontalidade. Mas se não quer ou acha que não pode, então deixe-o ao menos trabalhar. Das duas uma”, defendeu no domingo à noite, no seu habitual espaço de comentário na SIC.

Marques Mendes diz que “tudo isto na praça pública enfraquece as instituições”, pelo que “o Presidente da República, com a sua especialíssima autoridade, podia e devia fazer aqui alguma mediação para apelar ao bom senso, fazer pedagogia, aproximar posições e pôr alguma ordem na casa, porque esta casa está manifestamente em desordem”.

O mal-estar entre Governo e Carlos Costa surgiu depois das revelações da reportagem daquela estação de televisão, segundo a qual a instituição recebeu, meses antes da queda do banco, um relatório detalhado do BPI sobre a situação financeira do BES.

Marques Mendes defende que o governador do Banco de Portugal deve ir ao Parlamento esclarecer tudo, pois a imagem da instituição sai maltratada de todo este caso.

Sobre outra polémica, a do dinheiro transferido para “offshores” sem tratamento pelo fisco, o conselheiro de Estado considera que o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, "prestou um mau serviço ao país".

Na opinião do social-democrata, as declarações de Paulo Núncio sobre este assunto não foram credíveis.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    06 mar, 2017 Viseu 15:09
    O Presidente está muito ocupado com a sua imagem e não tem tempo para pensar o País...
  • Cidadao
    06 mar, 2017 Viseu 14:01
    Dar opinioes enxovalhando ate o aspecto fisico de cada um e de uma baixeza sem limites, vale tudo nao?
  • Rui Pereira
    06 mar, 2017 Lisboa 13:41
    Afinal não foi Sócrates que o nomeou? Porque é que costa"o mentiroso"cognome apropriado teima em dizer que foi o governo anterior psd - cds que o nomeou.Haja descoro e vergonha na cara.
  • Rosa Torres
    06 mar, 2017 Braga 11:42
    Enganei -me o homem é de Fafe.Mas pode ir la comprar o fato na mesma.
  • Vera
    06 mar, 2017 Palmela 11:41
    Marques Mendes já acordou tarde! devia de ter acordado pelo menos, há dez anos atrás... e mais não digo, porque para bom entendedor, meia palavra basta! Deixem o Sr. Presidente em paz, porque ele sabe muito bem o que deve fazer! as coisas não se fazem 'do pé, para a mão' é preciso tempo para apagar os erros, que demoraram anos a escrever! tem que ser com calma, senão a borracha rompe o papel todo...
  • Manuela Torres
    06 mar, 2017 Braga 11:38
    Como é que este personagem pode pôr ordem na casa, se ele não. consgue fazê-lo a ele próprio.Isto só da cabecinha do baixinho de Penafiel. Em vez este baixinho de vir de fato feito penso eu numa alfaiataria da capital devia vestir o fato da terra que lhe assentava perfeitamente.
  • Luis
    06 mar, 2017 Lisboa 10:05
    Marques Mendes o bruxo e vidente de Azurém conhecido comissario politico direitalhopafioso do PSD reconhecido por muitos como o maior alcoviteiro do Reino mais uma vez a tentar fazer dos Portugueses parvos. Estes quarenta e cinco kilos de matéria orgânica sabe muito bem que o governo não pode demitir o governador. Sabe também que uma coisa é deixar o governador trabalhar outra coisa é deixar o governador trabalhar a seu belo prazer. Com este governador há que ter muito cuidado, há que ter um olho no burro e outro no cigano. Com o que já se sabe do BES o governador já deveria era estar a ser investigado pois foi por inoperância conivente nas patifarias de Salgado. Não há medidas e intervenções tardias. Há apenas decisões atempadas de acordo com as responsabilidades que se tem. Se elas tivessem existido o banco não teria implodido como implodiu. Demorou anos a implodir com o governador apenas preocupado em saber se ia cair para a direita se para a esquerda. Tudo aconteceu porque o Salgado era mesmo o DDT (Dono Deles Todos). Era e continua a ser de muitos que ainda hoje não dormem com medo que ele meta a boca no trombone. O caso BDP e BES, Lda e vai dar ainda muito que falar. Mais coisas se irão saber. A direitalhopafiosa tudo faz para manter o governador para que o muito que ainda há para saber se venha a saber o mais tarde possivel. Acontece, que elas depois de feitas não podem ser apagadas.
  • Pedro Cabral
    06 mar, 2017 Portugal 09:07
    Marcelo, como PR, também está incluído no estudo que Harvard vai fazer à geringonça. Marques Mendes só pode esperar os resultados e conclusões deste estudo uma vez que a geringonça e PR e PR e geringonça é a mesma coisa, isto é , representam o pacote completo do estudo!!?!.
  • o bruxinho de Fafe
    06 mar, 2017 lis 08:46
    Só a intriga e o que ele debita não enfranquecem as instituições!...

Destaques V+