02 jun, 2017 - 00:27 • Susana Madureira Martins
A questão da Base das Lajes é delicada e o presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, mal se encontrou com Marcelo Rebelo de Sousa, no Corvo, abordou o assunto na reunião de 20 minutos que tiveram.
O líder regional partilhou com o Presidente da República as preocupações em relação “à componente ambiental” da base aérea e sobre a evolução do processo, nomeadamente “a componente laboral, em que foi possível não houvesse despedimentos pura e simples e que tudo fosse feito através de mútuo acordo”.
Vasco Cordeiro reconheceu que não é a primeira vez que toca no assunto com o Presidente da República - a questão foi debatida quando se deslocou a Lisboa para apresentação de cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa.
A visita do Presidente da República à Base Aérea número 4 surge meses após Marcelo Rebelo de Sousa ter falado no assunto ao telefone com o Presidente dos Estados Unidos da América, por alturas da eleição de Donald Trump, a quem recordou o bom relacionamento histórico bilateral entre os dois países.
Depois da visita à Base Aérea das Lajes, Marcelo Rebelo de Sousa almoça com os idosos da Ilha Terceira; espera-se um banho de multidão, num almoço em que são esperados 2.500 idosos.
O mesmo se espera na manhã seguinte, quando Marcelo passear a pé pelo centro de Angra do Heroísmo, onde ainda vai discursar no XIV Congresso Insular das Misericórdias.
A visita do Presidente da República termina na terça-feira com as visitas às ilhas do Faial e de São Jorge.