Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​“Orgulho”? PSD acusa Lacerda Machado de “rombo enorme” nas contas da TAP

12 jun, 2017 - 16:50

Na Renascença, Diogo Lacerda Machado disse que sente “orgulho”, e não vergonha, pelo que fez na TAP. O PSD ataca: orgulho de quê?

A+ / A-

A polémica continua. Depois de Passos Coelho ter classificado de “pouca-vergonha” a nomeação de Diogo Lacerda Machado como administrador da TAP, o advogado defendeu, à Renascença, ter “orgulho” no que fez pela companhia aérea. O PSD volta ao ataque e acusa Lacerda Machado de ter deixado um “rombo enorme” nas contas da TAP.

Durante o fim-de-semana, Passos Coelho falou em “pouca-vergonha” na contratação de Diogo Lacerda Machado para a administração da TAP, tendo ele sido o negociador, em nome do Governo, da reversão da privatização da empresa.

Questionado pela Renascença sobre estas críticas, Diogo Lacerda Machado disse sentir orgulho em tudo o que fez na transportadora e em ter ajudado “a salvaguardar o interesse público”.

O PSD não se dá por satisfeito. “Quando o doutor Diogo Lacerda Machado se refere a que teve muito orgulho ao que fez na TAP, não sei se ele se está a referir ao papel que teve como administrador da Geocapital, no rombo enorme que deixou na TAP em meados da década passada”, afirma o deputado Luís Leite Ramos.

“Nós lembramo-nos muito bem que o contributo do doutor Diogo Lacerda Machado para a saúde financeira da TAP foi fatal e ainda hoje coloca problemas enormes”, reforçou, repetindo a expressão “pouca-vergonha”.

Diogo Lacerda Machado foi membro do conselho de administração da TAP Manutenção e Engenharia Brasil, entre 2006 e 2007, depois de a Geocapital ter constituído uma parceria com a TAP para a compra desta empresa, em 2005, que teve prejuízos elevados. O negócio foi considerado ruinoso e chegou mesmo a motivar uma investigação do Ministério Público

O PSD critica ainda o facto de Lacerda Machado “ter começado a trabalhar em nome do Estado sem nenhum vínculo contratual, apenas com o estatuto de amigo do primeiro-ministro, e ter tido acesso a informação privilegiada, ter representado o Estado em várias reuniões, de uma forma completamente abusiva num negócio que envolve a reversão de um contrato celebrado em nome do Estado”.

CDS pede parecer da CRESAP

À Renascença, Pedro Mota Soares, do CDS, prefere não "fulanizar a questão", apelando a que o Governo divulgue os documentos que sustentam a escolha dos novos administradores da TAP, "depois de toda a opacidade" em torno deste processo.

"Não nos passa pela cabeça que neste processo o Governo não peça o parecer da CRESAP [Comissão de Recrutamento e Selecção para Administração Pública] e parecia-nos que era muito relevante, face ao próprio processo, que o Governo publicitasse o que vier da CRESAP para perceber se há uma adequação do perfil destas pessoas aos cargos para os quais foram indigitados", afirma.

PCP e Bloco insatisfeitos

Também o PCP critica a escolha dos representantes do Estado para empresas públicas como a TAP, considerando que no caso da transportadora aérea nacional o nome de Diogo Lacerda Machado está ligado a “discutíveis opções de gestão”.

“Os nomes indicados para a TAP, onde se inclui Miguel Frasquilho, quadro do PSD que esteve ligado ao BES e à política de privatizações de anteriores governos, e de Lacerda Machado ligado a discutíveis opções de gestão da TAP, entre outros, merece crítica do PCP”, referem os comunistas numa nota divulgada hoje.

Também a líder do BE, Catarina Martins, se pronunciou no domingo sobre este assunto, tendo defendido que o Governo do PS tem que acabar com "velhos hábitos" na nomeação de administradores para empresas públicas e criticou as declarações de Passos Coelho, afirmando que este agiu da mesma forma quando estava a chefiar o executivo.

PS devolve críticas

Na esfera socialista, o líder parlamentar, Carlos César, retribuiu as críticas de Passos Coelho, considerando "perverso e uma pouca-vergonha" o que aconteceu durante o Governo do PSD, quando antigos membros do executivo, depois das privatizações, foram para empresas como EDP e ANA.

"A nomeação de Diogo Lacerda Machado, como representante do accionista público, é um corolário de ter sido ele, justamente, quem representou e actuou em nome do Estado no regresso do capital público à empresa. Está a representar quem antes representou, e muito bem", afirmou à agência Lusa.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse, este domingo, que Diogo Lacerda Machado "já deu provas de saber negociar vários dossiês complexos, mas sobretudo saber interpretar bem os interesses públicos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Os incompetentes
    13 jun, 2017 lx 14:34
    e incapazes que lideram actualmente as hostes do PSD querem chicana política custe o que custar! Esta pandilha de incapazes convencidos que durante 4 anos e meio, subservientes a tudo o que de fora os mandavam fazer tentaram convencer-nos que eram os salvadores do país porque não havia alternativas. Empobreceram milhares de famílias, puseram na insolvência milhares de empresas, atacaram reformas e pensões, legislaram contra a Constituição, atacaram o Tribunal Constitucional, puseram velhos contra novos, privados contra públicos, varreram para debaixo do tapete o que eram incapazes de resolver porque não lhes permitia propagandear a famigerada saída limpa que mais não foi do que uma verdadeira sujeira, vêm agora atacar tudo e todos vendo-se eles próprios ao espelho daquilo que fizeram. Afinal na zona de conforto ficaram eles durante 4 anos e chamando de piegas aos portugueses mandaram-nos emigrar. Esta seita que nada de credível tem para propor ou oferecer ao país limita-se a vasculhar e a intrigar para poderem sobreviver do desnorte que grassa naquele partido.
  • Luis
    13 jun, 2017 Lisboa 09:42
    O bando de parasitas, que fez refem o PSD, sempre demonstrou ser inutil politicamente. Todos uma cambada de inuteis, parasitas, aldrabões e famintos por tachos. Na oposição têm demonstrado ser ainda mais inuteis e ainda mais imbecis pois já se comportam apenas com um bando de arruaceiros para quem nada vale e que que desesperadamente apenas tentam prejudicar o governo e o País. Toda aquela gente é toda tão imbecil que ainda não viram que com a forma vil como estão a fazer oposição só contribuem para exarcebar ainda mais todos os ódios resultantes da sua desgraçada governação que tão marcadamente está na memória de todos os Portugueses. A constante descida nas sondagens são um reflexo disso mesmo. Será que aquela triste gente ainda não viu isso. Já que são tão crentes, peçam inspiração a Deus pois com o diabo não se safam. São o pior que alguma vez na politica apareceu.
  • Astrolabio
    12 jun, 2017 capital 19:45
    O PSD anda completamente desnorteado. Passos Coelho quer que a malta se esqueça do que fez, mas foi tão mau, que não dá para esquecer tão depressa.
  • MAMAR NA TETA ESTADO
    12 jun, 2017 Lx 19:30
    O Lacerda Machado, o melhor amigo do pantomineiro Costa...favores com favores se pagam...viva o socialismo e a ética pouco republicana dos xuxas...por alguma razão têm sido varridos na Europa...Em França já cabem num mini bus...pobres coitados onde existe socialismo e comunismo existe mise´ria para o povo...mas para a nomenclatura dos esquerdelhos nada disso...que o diga esse César dos Açores, um trauliteiro que arranjou um tacho para a sobrinha e o PCP e o Berloque de esterco nada dizem..:Estão feitos com as ilegalidades, com o compadrio e com os jobs for the boys...Tachos e tachos e os tugas que paguem os desmandos da xuxaria que gosta de mamar na teta do Estado...
  • André
    12 jun, 2017 Lisboa 19:21
    O PSD teve Eduardo Catroga que negociou a venda da EDP aos chineses, onde foi incluida uma isenção de direitos alfandegários de 20000 milhões de euros até 2022 para qualquer material que a EDP importe da China. Como é que podem falar deste, quando o Catroga recebeu uma fortuna por ser o representante máximo do estado em 2 operações de venda das partes sociais da EDP, para mal fez a última venda, vai receber 800000 euros anuais com mais meio milhão de despesas pagas. Alguém imagina que a EDP só convidou o Catroga depois da venda estar feita? Segundo o PSD terá sido no dia seguinte a assinarem o contrato de venda... apesar de as actas referirem o convite logo na primeira operação. Se já sabia que iria ganhar mais de 1 milhão de euros anuais, logo após a venda, não iria defender o estado em toda a linha... para ir para o outro lado da barricada. O PSD sempre imaginou que os eleitores não passam de um bando de parvos que precisam que lhes acenem com uma cenoura para saberem para que lado se devem virar... nada de novo desse partido. Já agora, que tal tirarem aquelas coisas que andaram a colocar nas avenidas novas que mais parecem anúncios a telenovela e a tentativa de imitação da bandeira de PORTUGAL alterado o vermelho para laranja devia ser crime.
  • António Leonel Costa
    12 jun, 2017 Belas 18:58
    Este criminoso do Passos Coelho da Mafia do PSD/CDS que pela calada da noite tentou privatizar a TAP vem com acusações infundadas ou então está a falar do seu apaniguado FRASQUILHO. Esta ressabiado e frustrado porque não pode pôr os seus homens de mão para dar cabo da TAP. Bandido é sempre bandido, o que vale é que já ninguém lhe liga nem merece um processo em Tribunal para provar as suas difamações que é o que bem precisava. Bandalho.
  • 12 jun, 2017 18:41
    Notícias destas deveriam ter bolinha vermelha no topo da página. Pornografia no seu mais exuberante esplendor.
  • António
    12 jun, 2017 Norte 18:34
    Todos bons rapazes. Os parasitas e vigaristas rimam.
  • JOBS FOR BOYS
    12 jun, 2017 Lx 17:21
    Viva o xuxalismo e o comunismo no seu melhor....Assim se vê como os kamaradas Jerónimo e Katrina Martins engoelem sapos até ficarem enfartados comprometidos que estão na governação dos xuxas...na Europa os xuxas e comunistas e quejandos foram já corridos por indecência e má figura.Mas por cá a bandalheira ainda está a dar frutos aos amigos como o Lacerda, esse grande amigo do kamarada Kosta que está em todas...Viva o xuxalismo no seu melhor...
  • Timóteo
    12 jun, 2017 Barcelos 16:58
    O PSD é uma vergonha, venha daí o Partido Liberal.

Destaques V+