Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​PS e PSD travam denúncia do contrato entre Estado e empresa SIRESP

05 jul, 2017 - 01:11

Iniciativa do Bloco de Esquerda vai ser chumbada no Parlamento.

A+ / A-

PSD e PS vão travar, esta quarta-feira, no Parlamento, uma resolução do Bloco de Esquerda para a denúncia do contrato de parceria público privada do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

Esta resolução do Bloco de Esquerda em relação ao SIRESP, sistema que deveria ser o pilar das comunicações de emergência e segurança em Portugal, sobe a plenário e poderá ser votada no final do período de debate.

Para o Bloco de Esquerda, "da análise atenta e aprofundada dos objectivos fundamentais que presidiram a constituição e a implementação do SIRESP [em 2006] resulta uma conclusão fundamental: A gestão privada revelou-se ineficaz e, nessa medida, incapaz de garantir a segurança e a protecção das populações, em claro prejuízo destas e do próprio Estado".

Na sequência do incêndios de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, em Junho passado, do qual resultaram 64 mortes, foi iniciada uma investigação ao funcionamento do SIRESP, visando-se essencialmente apurar se o sistema falhou (e por quanto tempo) durante o período crítico de combate ao fogo.

Na perspectiva do Bloco de Esquerda, após mais de uma década de funcionamento deste sistema de comunicações, impõe-se a conclusão de que só uma gestão do SIRESP orientada pelo interesse público poderá cumprir os desígnios em termos de segurança.

Por isso, o Governo deverá proceder "à denúncia do contrato com a sociedade SIRESP, SA, resgatando para o Estado o sistema em nome do interesse público e garantindo a segurança e a protecção das populações".

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da bancada do PSD Carlos Abreu Amorim classificou como "contraproducente" a iniciativa do Bloco de Esquerda.

"Se o problema do SIRESP, reconhecidamente, é o seu funcionamento, então nada se resolve com a simples mudança do sistema para a titularidade pública. Estamos perante uma obsessão ideológica do Bloco de Esquerda", referiu o dirigente da bancada social-democrata.

Carlos Abreu Amorim acentuou que aquilo que preocupa o PSD "é o funcionamento do SIRESP e não a questão da propriedade desse sistema".

"Além disso, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) é a entidade gestora. É à Secretaria Geral do MAI que cabe garantir o seu funcionamento. Ou seja, sendo privada ou pública a propriedade, é ao Estado que compete sempre garantir o seu funcionamento", disse.

Fonte da direcção do PS referiu por sua vez à agência Lusa que a resolução apresentada Bloco de Esquerda em relação ao SIRESP é "precipitada, já que decorrem neste momento investigações profundas sobre o seu funcionamento", designadamente sobre eventuais falhas do sistema durante o combate ao incêndio em Pedrógão Grande.

Por outro lado, para o PS, a iniciativa do Bloco de Esquerda é "desfocada, porque incide sobre a parceria público privada do SIRESP e não no que concerne às reais garantias técnicas que este sistema oferece".

A mesma fonte da direcção da bancada socialista adiantou que os deputados do PS deverão por isso optar pelo voto contra a resolução do Bloco de Esquerda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mas
    05 jul, 2017 Lis 09:32
    Ao acabar de imediato, como pretende o BE quais serão as consequências contratuais e alternativas imediatas? Será melhor passar a termos um vazio antes de ser concretizada uma alternativa? Há que colocar tudo isto nos pratos da balança responsabilizar e penalizar os responsáveis e então arranjar uma nova solução sem ficarmos no vazio!
  • Maomé
    05 jul, 2017 Cuba 09:28
    Aprendam povo, quem vos ensinou a serem ignorantes comungam da mesma ideologia...roubo!
  • JSilva
    05 jul, 2017 Viseu 08:57
    De outra maneira esses dois partidos ficariam muito mal na foto e de certeza absoluta que angariavam mais um punhado de inimigos poderosos! As maiores atrocidades feitas em Portugal, os contratos mais ruinosos como são o caso das PPPs têm o cunho de PS e PSD por isso quando a coisa aperta eles dão as mãos e seguem em frente!
  • Mario
    05 jul, 2017 Portugal 08:11
    Porque sera ? Deve haver muito a esconder que pode comprometer muita gente.
  • tuga
    05 jul, 2017 norte 07:45
    aqui está o bloco central de interesses!! não tendo particular simpatia pelo bloco de esquerda , ñao deixa de ser relevante esta posição conjunta destes dois partidos , que governaram o pais nas ultimas décadas. "quem tiver olhos que veja " alguem dizia
  • jacinto
    05 jul, 2017 porto 02:21
    Estas empresas são O ELDORADO de muita gente destes dois partidos, não será?

Destaques V+